O Brasil é conhecido como um dos grandes produtores de fertilizantes, mas mesmo assim, há a constante necessidade de elevar a produção para atender à crescente demanda da agricultura nacional. Neste contexto, o processo de secagem de fertilizantes apresenta grande impacto no crescimento e no custo do produto.
O objetivo primário da secagem, seja de fertilizantes, de grãos ou de sementes, é o de reduzir a umidade destes materiais. Com isso, é possível retardar a deterioração biológica ou química. Além disso, o produto seco diminui a densidade aparente, reduzindo custos de transporte.
Para conseguir esses benefícios, muitas indústrias estão investindo em equipamentos que otimizam a secagem de fertilizantes. Um exemplo é o gerador de gás quente, que melhora consideravelmente a eficiência do processo.
Saiba mais sobre o equipamento e entenda como ele contribui para otimizar a secagem de fertilizantes em indústrias.
Função do gerador de gás quente para secagem de fertilizantes
O gerador de gás quente é muito utilizado para a secagem de diversos produtos, tais como fertilizantes, grãos e sementes, assegurando a estabilidade e controle de temperatura na entrada do secador.
Assim, como a designação indica, um gerador de gás quente produz gases a altas temperaturas através da combustão de biomassa.
Por meio do secador, a umidade é retirada dos granulados por troca de calor. Nele, uma corrente de ar quente é forçada a ter contato com o granulado úmido (caso do fertilizante) dentro do secador.
O secador então gira continuamente para aumentar a superfície de contato entre o ar quente e o material úmido, dando ao equipamento o nome de secador rotativo (equipamento mais utilizado)
De acordo com estudos, a eficiência térmica dos secadores rotativos costuma variar na faixa de 60 a 80%, sendo necessário, por vezes, otimizar esse processo.
Problemas que afetam a eficiência da secagem de fertilizantes
A secagem de fertilizantes no momento da fabricação apresenta um grande impacto comercial no custo do produto. Esse processo demanda alto consumo energético e requer também significativo investimento inicial, além de gastos com manutenção.
Além disso, questões operacionais podem levar o sistema de secagem de fertilizantes a um baixo desempenho energético. A taxa mássica, umidade e granulometria do produto variam com o tempo, por consequência, o valor de carga térmica requerida para a secagem também varia.
Há em algumas plantas existentes com fornalhas a lenha, que tem variações granulométricas e de umidade que afetam a temperatura do gás quente que alimenta o secador diferente do Gerador de Gás Quente que possui tecnologia de grelha móvel suspensa que garante uma liberação térmica constante, aumentando significativamente a eficiência do sistema.
Nessas Fornalhas antigas, caso ajustes operacionais contínuos e ou substituição fornalha lenha por Gerador de Gás Quente não sejam feitos, o sistema consome mais biomassa que o necessário ou produz um material fertilizante fora da especificação de umidade, o que, do ponto de vista econômico, não é vantajoso.
Estudos relativos a novos equipamentos e otimização dos existentes são certamente muito importantes neste contexto, permitindo maior otimização da secagem de fertilizantes e garantindo um processo mais eficiente.
Neste cenário, o gerador de gás quente pode auxiliar a indústria em diversos processos, que vão desde a geração de gás quente para secagem direta até a geração de ar quente para secagem indireta, como veremos a seguir.
Equipamentos Imtab para otimizar a secagem de fertilizantes
Com o aquecimento do mercado e para atender as necessidades dos clientes a IMTAB buscou diversificar as atividades com o investimento em infraestrutura para fabricação do Gerador de Gás / Ar Quente para secagem de diversos produtos que demandam maiores temperaturas.
Assim, para otimizar a secagem de fertilizantes, a IMTAB oferece: Gerador de Ar Aquecido para Secagem Indireta e Fornalha de Gás Quente para Secagem Direta.
Entre as vantagens que otimizam a secagem, estes geradores de ar aquecido apresentam:
– A grelha móvel suspensa, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;
– O volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo e otimizando a secagem;
– Câmara de reversão inclinada, evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;
– O grelhado móvel e suspenso, com menor índice de manutenção;
– Apresenta sistema de Trocadores à seco sem necessidade de uso de água ou vapor.
Além disso, estes equipamentos são construídos sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis.
Por meio destas características, a secagem dos fertilizantes certamente será otimizada a ponto de aumentar a capacidade de controle de queima e temperaturas dos gases.
Você também quer otimizar a secagem de fertilizantes? Então confira as funcionalidades do gerador de ar aquecido com secagem indireta da IMTAB.
0 comentários