A secagem é uma das etapas da pós-colheita e pré-processamento de produtos agrícolas mais importantes. Ela tem por finalidade retirar parte da água neles contida. No caso da secagem artificial, regularmente a agroindústria faz uso de uma fornalha de gás quente.
Toda fornalha de gás quente deve permitir maior eficiência e rendimento térmico ao sistema de secagem. Para isso alguns parâmetros de importância da fornalha precisam ser considerados, pois são eles que garantam o bom funcionamento do equipamento de secagem.
Pensando nesses parâmetros, veja qual é a importância da fornalha no processo de secagem, veja qual são as formas de aquecimento e saiba quais são as características e vantagens de um bom equipamento com esse propósito.
Fornalha de gás quente: por que é importante na secagem de produtos agrícolas?
Fornalhas de gás quente representam uma ótima opção para agroindústrias que buscam formas mais eficientes e continuas de secagem de grãos e demais produtos, principalmente por garantir maior qualidade térmica e a correta queima de combustíveis de variados tipos.
Toda boa fornalha de gás quente destinada à secagem de produtos agrícolas costuma se basear em 3 T’s responsáveis pela combustão, que são: temperatura, turbulência e tempo. Dessa forma, para a combustão completa do combustível, uma boa fornalha deve oferecer uma mistura ar-combustível que seja homogênea, na dosagem e tempos corretos.
Mas, além das agroindústrias, a fornalha tem seu uso aplicado na oferta de calor para processos industriais, com esse processo podendo ocorrer por meio do aquecimento direto ou indireto.
Aquecimento direto e indireto das fornalhas de gás quente
A utilização de uma fornalha de gás quente com opção para aquecimento direto e/ou indireto do ar de secagem, que atenda aos tipos e à finalidade do produto e que possibilite obter a qualidade final desejada contribuirá para o uso racional da energia na secagem de produtos agrícolas.
Mas você sabe como funcionam as fornalhas de gás quente direto e indireto?
Nas fornalhas com aquecimento direto, os gases resultantes da combustão são misturados com o ar ambiente e, por meio de um ventilador, são injetados diretamente na massa de grãos.
Com o aproveitamento direto da energia térmica dos gases da combustão, as fornalhas de fogo direto, quando sob combustão completa, apresentam maior rendimento quanto às comparadas à fornalha de fogo indireto.
Entretanto, estas fornalhas precisam de um decantador tangencial ou ciclone para que as partículas incandescentes, formadas principalmente de carbono, entrem em movimento espiral e sejam separadas do fluxo gasoso pela ação da força centrífuga.
Já nas fornalhas com sistema de aquecimento indireto, os gases provenientes da combustão são introduzidos num trocador de calor que, em contato com o ar, o aquecerá. Neste tipo de fornalha há perdas de energia térmica pela chaminé e no trocador de calor, resultando em uma menor eficiência quando comparada com a fornalha de aquecimento direto.
Por essas características, as fornalhas com aquecimento indireto destinam-se a produtos agrícolas que requerem temperatura controlada e não muito alta durante a secagem.
Principais vantagens
Quando associada a um bom secador de grãos, a fornalha de gás quente é um dispositivo que permite que a agroindústria obtenha benefícios operacionais, econômicos e de sustentabilidade.
Do ponto de vista operacional, as principais vantagens deste equipamento são:
- Dimensões relativamente compactas, com fácil instalação junto aos secadores;
- Facilidade na realização dos processos operacionais e de manutenção;
- Ampla capacidade de geração de gás quente;
- Alta eficiência, aliando alta potência na geração de energia com baixo consumo de combustível.
Além dessas vantagens, uma boa fornalha de gás quente permite que a agroindústria tenha ganhos econômicos e em sustentabilidade pois:
- Permite o uso de combustíveis “limpos” e economicamente sustentáveis, tais como as diversas formas de biomassa atualmente conhecidas;
- Menor custo para o processo de combustão da biomassa, principalmente quando comparada a outros combustíveis, especialmente fósseis.
Fornalha de gás quente Hércules: solução sustentável na transformação de biomassa em energia térmica
A IMTAB Geradores de Calor é uma das empresas do mercado nacional que produz uma das melhores fornalhas de gás quente, conhecida como Hércules.
Além das qualidades e vantagens já mencionadas, a Fornalha de gás quente Hércules apresenta outros benefícios bastante importantes, tais como:
- Grelha móvel, que permite a queima de combustíveis mesmo que eles tenham altos teores de umidade;
- Volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado;
- Câmara de reversão inclinada. Evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;
- Construída sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis;
- Grelhado móvel e suspenso. Proporcionando menor índice de manutenção.
Por fim, a fornalha de gás quente Hércules é uma das soluções mais sustentáveis para a transformação da biomassa em energia térmica, sendo aplicada para a secagem de fertilizantes, serragem (pellets), grãos e erva-mate com excelente eficácia.
Quer saber mais sobre os produtos e equipamentos Imtab? Entre em contato conosco. Estaremos à disposição.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks