A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes.
Ao utilizar a serragem de madeira como fonte combustível, a indústria ganha um grande aliado na produção sustentável de energia. Assim, é preciso utilizar uma fornalha que, associada aos secadores, contribui com a melhora do processo de secagem da serragem.
Por isso, vale conhecer as vantagens dos pellets de madeira na geração energética em indústrias. Além disso, entenda a real importância da escolha da fornalha ideal na secagem da serragem.
Pellets de madeira: aliados da indústria na geração energética sustentável
Um tipo de biomassa cada vez mais utilizado em diferentes processos energéticos, o pellet de madeira é um biocombustível granulado.
Ele é produzido à base de biomassa vegetal, moída e compactada em alta pressão, que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor.
Por essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como biocombustível, em substituição ao gás natural, permite que a indústria conquiste inúmeros benefícios associados à sustentabilidade.
Os pellets de madeira são neutros em termos de emissões de gases causadores do efeito estufa, ao contrário do gás natural e dos derivados de petróleo. Ao serem queimados, eles apenas devolvem à atmosfera o carbono retirado da árvore ao crescer.
Além disso, os pellets de madeira são produtos adensados com alto poder calorífico e boa resistência mecânica, em comparação com as toras. Dessa forma, permitem a geração de energia com elevada eficiência calorífica.
A geometria regular e o pequeno tamanho dos pellets de madeira são outros benefícios, pois possibilitam uma alimentação contínua e calibrada das caldeiras e fornalhas.
Por fim, a alta densidade dos pellets de madeira também permite o armazenamento e o transporte mais econômicos. Eles podem ser facilmente descarregados da cisterna de um caminhão para o local de armazenamento nas instalações do cliente.
Portanto, os pellets de madeira beneficiam o meio ambiente e promovem a sustentabilidade, além de resultar em ganhos econômicos.
Secagem de serragem: priorize a eficiência na produção de pellets de madeira
Você sabia que no processo de corte da madeira, até 30% das toras viram serragem e outros tipos de detritos? Esses, quando tratados corretamente, podem ser destinados à produção de pellets de madeira.
Ou seja, recolher esses “restos” é bastante vantajoso. Se eles forem deixados em pilhas para decomposição, como é prática comum em muitas serrarias, vão emitir gás metano, considerado mais danoso à atmosfera do que o gás carbônico.
O recolhimento dos produtos secundários também contribui para a redução do risco de incêndios, uma vez que, ao ficar na área abandonada, servirá apenas para atear e propagar os fogos florestais.
Neste sentido, cresce a procura por sistemas de geração energética mais limpos, eficientes e econômicos de secagem de serragem, utilizados no processo de produção dos pellets de madeira.
Porém, independentemente do sistema adotado, a grande preocupação quanto ao processo de secagem de serragem está relacionada às altas temperaturas. Elas podem causar degradação do produto e alteração na coloração (pellets com aspecto mais escuro).
Dessa forma, os processos de secagem alinhados a alta temperatura não são recomendados para a produção dessa variedade de biocombustíveis sólidos.
Como escolher a fornalha ideal para secagem de serragem
Na hora de escolher a fornalha, a recomendação é sempre considerar algumas questões para garantir que o equipamento atenda às necessidades de cada empresa.
Assim, você deve escolher uma fornalha que atenda a demanda quanto ao volume de serragem.
Para isso, é preciso escolher um dispositivo desenvolvido e projetado para assegurar a queima completa do combustível de uma forma muito eficiente e, principalmente, contínua.
Também é interessante escolher uma fornalha projetada para a queima de combustíveis sólidos. Nesse caso, haverá uma grelha, a estrutura responsável por manter o combustível sólido em constante movimento e o cinzeiro, onde será depositado os resíduos dessa combustão.
Com o objetivo de contribuir com as empresas que precisam secar a serragem, muitas soluções são desenvolvidas e lançadas para o segmento.
Este é o caso da IMTAB, que desenvolveu a Fornalha de Gás Quente. Por isso, conheça os detalhes da solução!
Fornalha de Gás Quente Hércules da IMTAB: secagem de serragem
Como mencionado nesse artigo, a secagem de serragem e demais resíduos em altas temperaturas não é recomendada. Especialmente para a produção de pellets de madeira, principalmente por ser um dos responsáveis pela degradação do produto.
Nesse contexto, a IMTAB desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com sistema Defagulhador.
Basicamente, o defagulhador é acoplado na fornalha para fazer a mistura do ar atmosférico com os gases quentes, possibilitando o aumento do volume e ajuste da temperatura dos gases, conforme necessidade do processo.
O sistema conta com uma geometria e construção que possibilita atuar como quebra-chama e decantação de fagulhas, evitando o contato direto com o produto.
Este equipamento apresenta dois objetivos centrais:
- Fazer o abatimento das partículas para não contaminar a serragem;
- Oferecer mistura primária para baixar a temperatura antes da entrada do secador, com isso é permitida a geração de gases tratados de 90° a 550°.
Além de proporcionar esses objetivos, o volume adequado da fornalha de gás quente da IMTAB proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado dentro do processo.
As demais vantagens da Fornalha são:
- Possui grelha móvel, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;
- O volume adequado da fornalha proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo;
- Tem câmara de reversão inclinada, evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;
- Construído sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis;
- O grelhado é móvel e suspenso, com menor índice de manutenção;
- Garante maior estabilidade de temperatura dos gases quentes para o processo;
- Possui contenção de particulado.
Por todas essas qualidades e vantagens e com todo o padrão de qualidade IMTAB, a fornalha é uma importante aliada das indústrias.
Quando acoplada em secadores de todos os modelos disponíveis no mercado, o equipamento permite uma secagem de serragem mais eficiente, produtiva e sustentável para a produção de pellets de madeira.
Aproveite e conheça mais detalhes da Fornalha de Gás Quente da IMTAB. Clique aqui e conheça detalhes da solução.
0 comentários