Na indústria cerâmica, a secagem de tijolos cerâmicos é uma das etapas mais importantes. O grande objetivo deste processo é o de melhorar a qualidade do produto e otimizar o sistema de produção.
Quando a etapa de secagem é realizada de uma forma eficiente e quando todas as variáveis são acompanhadas continuamente, a indústria cerâmica terá um diferencial competitivo bastante importante, devido aos diversos benefícios proporcionados.
Por isso, é essencial que toda indústria cerâmica adote estratégias e tecnologias que vão otimizar a secagem de tijolos e aumentar a produtividade.
Secagem de tijolos: como funciona este processo?
No Brasil, a indústria cerâmica é um setor de extrema relevância, principalmente por ser uma grande fornecedora de tijolos para a construção civil. Assim, quando realizada de forma eficiente e otimizada, a secagem de tijolos gera uma série de benefícios.
Quando ceramistas conseguem otimizar a secagem de tijolos cerâmicos, eles terão uma produtividade até 30% maior, resultando em aumento do faturamento mensal.
O processo de secagem inicia-se logo após a moldagem e corte do tijolo. Este processo é responsável por reduzir a umidade do material e conferir as propriedades finais ao produto.
Mas o processo de secagem não pode ocorrer de qualquer maneira. É preciso prestar atenção para a homogeneidade da secagem, evitando rachaduras, quebras ou deformações na peça.
A secagem de uma peça deve ocorrer de fora para dentro, ou seja, a água contida nas extremidades evapora primeiro.
Métodos de secagem de tijolos
A secagem do tijolo pode ser feita de duas maneiras: secagem natural ou secagem artificial?
A secagem natural é realizada quando as peças cerâmicas são expostas à temperatura ambiente, por meio da movimentação natural do ar.
Por ser um método mais lento, exigir excessivos manuseios das peças e estar totalmente sujeito às condições climáticas (umidade do ar, calor, vento), esse tipo de secagem é pouco eficiente.
Em contrapartida, a secagem artificial é um método de secagem bastante rápido e altamente recomendado para grandes produções.
Nele as peças são colocadas em estufas ou secadores. Elas recuperam gases quentes de fornalhas ou queimadores, ou utilizam fonte própria de calor, garantindo maior homogeneidade das peças.
No método artificial o tempo de permanência dos tijolos nas estufas é bem mais curto, variando entre algumas poucas horas até dois dias. Também garante maior uniformização de secagem das peças, que terão o mesmo padrão de qualidade.
Tecnologia: Essencial para otimizar o processo de secagem
Como vimos, a secagem de tijolos, quando realizada pelo método artificial, ajuda a otimizar processos dentro da indústria cerâmica. Mas, para maior eficiência, há a exigência de que os parâmetros de umidade e temperatura sejam controlados continuamente.
Tal fato é essencial, visto que durante a secagem de tijolos, fatores como temperatura e velocidade do ar podem aumentar ou diminuir de acordo com o tipo de matéria-prima e sua composição granulométrica, entre outras condições.
Dessa forma, a otimização da secagem depende cada vez mais do uso de equipamentos e tecnologias que garantam total controle e ajuste dos parâmetros essenciais para a secagem.
O uso de fornalhas de gás quente, por exemplo, representa uma ótima opção para toda indústria cerâmica que precisa otimizar a secagem de tijolos, garantindo total qualidade térmica e a correta queima de variados tipos de combustíveis.
Quando associadas aos secadores específicos para o segmento, essas fornalhas oferecem calor suficiente para secar tijolos com eficiência.
Neste cenário, a Fornalha de gás quente Hércules, da IMTAB, é uma das melhores soluções para a transformação de biomassa em energia térmica, auxiliando a indústria cerâmica nessa etapa tão importante.
Para a indústria cerâmica, a Fornalha de Gás Quente Hércules apresenta os seguintes benefícios:
- Garante alta eficiência à secagem, aliando alta potência na geração de energia com baixo consumo de combustível;
- Ampla capacidade de geração de gás quente, ajudando em uma secagem mais homogênea e eficiente;
- Volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado;
- Grelhado móvel e suspenso, proporcionando menor índice de manutenção.
Diante destes benefícios, a fornalha de gás quente Hércules é uma das soluções mais eficientes para transformar a biomassa em energia térmica, auxiliando na secagem de tijolos dentro da indústria cerâmica.
Aproveite para acessar nosso blog e conhecer mais sobre processos de secagem.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks