Substituição do gás natural por biomassa: por que é uma boa possibilidade?

10 abr, 2025 | Biomassa, Geração de gás | 0 Comentários

A transição energética para fontes mais sustentáveis é uma prioridade nas indústrias que buscam eficiência e responsabilidade ambiental. 

Assim, a substituição do gás natural por biomassa torna-se solução estratégica, alinhando-se às tendências globais de redução de carbono e diversificação de fontes. 

Durante esta leitura, entenda os motivos e os benefícios dessa mudança. E, também, descubra como realizar um processo assertivo na sua empresa.

O que é preciso saber sobre o uso do gás natural na indústria

Historicamente, o gás natural tem sido um pilar na matriz energética industrial brasileira, devido à sua disponibilidade e eficiência. 

Empresas de diversos segmentos adotaram esse combustível fóssil em processos térmicos, geração de eletricidade e outras aplicações. 

No entanto, a volatilidade dos preços e as preocupações ambientais associadas às emissões de carbono têm incentivado a busca por alternativas mais sustentáveis.​

Por que diversificar a matriz?

Essa diversificação é fundamental na mitigação dos riscos associados à dependência de uma única fonte de energia. 

Com a crescente ênfase na economia de baixo carbono, empresas são incentivadas a:

  • Adotar fontes renováveis;
  • Reduzir a pegada ambiental;
  • Atender as regulamentações rigorosas.

Além disso, promove maior segurança operacional, protegendo as indústrias contra flutuações de preços e interrupções no fornecimento.​

Então, o que pode substituir o gás natural?

Diversas alternativas estão disponíveis, incluindo energia solar, eólica e biogás. 

Contudo, a biomassa destaca-se como uma opção viável nas indústrias, especialmente devido à sua capacidade de fornecer energia térmica de forma contínua e estável.

Isso porque essa é uma característica super importante nos processos industriais que requerem fornecimento constante.​

O uso da biomassa na matriz energética

Composta por materiais orgânicos como resíduos agrícolas, florestais e urbanos; essa alternativa é a que mais tem ganhado protagonismo na matriz brasileira. 

Conforme o Balanço Energético Nacional de 2024, a participação de fontes renováveis na oferta interna de energia atingiu 49,1%.

O dado foi impulsionado pelo aumento expressivo da oferta de biomassa, além das fontes eólica e solar. O que possibilita a geração de energia sustentável no país.​

As vantagens

O que não é nenhuma curiosidade é que a adoção dela como fonte energética oferece múltiplas vantagens, entre eles:​

  • Redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Potencial de redução de custos operacionais;
  • Diminuição da dependência de combustíveis fósseis;
  • Maior estabilidade no fornecimento de energia.​

Nessa conta, podemos incluir os geradores de calor da Imtab, projetadas para maximizar a eficiência no uso de biomassa, adaptando-se a diferentes tipos de materiais.

Os tipos

Falando nos materiais como fontes de energia, eles podem ser divididos em tipos:​

  • Resíduos agrícolas: bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz, caroço de açaí;
  • Resíduos florestais: cavacos de madeira, serragem, cascas de eucalipto;
  • Resíduos urbanos: restos de alimentos, resíduos sólidos orgânicos.​

Os geradores de calor da Imtab são compatíveis com uma ampla gama de materiais, oferecendo flexibilidade operacional e aproveitamento eficiente dos recursos disponíveis.​

Temos um e-book que menciona mais detalhes sobre esses tipos, inclusive, os respectivos PCIs. Baixe gratuitamente:

A importância dos geradores de calor na transição energética

Quando falamos de caldeiras, considere que a escolha delas pode garantir os melhores resultados na sua empresa na hora de fazer substituição do gás natural por biomassa.

Afinal, esse é um processo que requer equipamentos adequados que garantam eficiência e confiabilidade. O ideal é que sejam projetadas visando uma combustão eficiente!

A Imtab se destaca nesse cenário, oferecendo soluções tecnológicas avançadas que permitem uma transição energética assertiva.

Assim, sua indústria alcança a sustentabilidade sem comprometer a produtividade.​

Na hora de substituir gás natural e outros combustíveis fósseis por biomassa, conte com a Imtab!

A transição com foco em uma matriz mais sustentável é um caminho inevitável para indústrias comprometidas com o futuro. 

A Imtab, com expertise e tecnologia de ponta, é sua parceira ideal nesse processo, oferecendo soluções em caldeiras que atendem às necessidades de cada cliente. 

Assim, sua empresa contribui para uma atmosfera mais limpa, assim como se beneficia de equipamentos eficientes e suporte técnico especializado. 

Esse futuro energético já começou! Fale com um dos consultores, solicite um orçamento personalizado e tenha a Imtab ao seu lado nessa jornada sustentável:

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo - Imtab - […] essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como biocombustível, em substituição ao gás natural, permite…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo Imtab

7 erros comuns na manutenção de equipamentos industriais

Evite falhas e custos desnecessários! Descubra quais os erros mais comuns na manutenção industrial e aprenda como resolvê-los.

O que são biocombustíveis que geram energia e qual o futuro?

A busca por biocombustíveis é cada vez mais urgente, impulsionada pela necessidade de reduzir emissões de gases de efeito estufa e minimizar a dependência de combustíveis fósseis.  Isso porque são fontes alternativas sustentáveis, derivados de fontes renováveis e com...

Grelha móvel Imtab: tenha esses diferenciais na sua caldeira

A escolha da grelha móvel Imtab para a sua caldeira é uma decisão estratégica porque permite maior eficiência e durabilidade no processo de combustão da biomassa.  Essa é uma solução diferenciada no mercado, com características exclusivas que garantem um desempenho...

Entenda a diferença entre fornalha de gás quente e fornalha pirolítica

No universo das soluções de aquecimento industrial, dois tipos de equipamentos se destacam: a fornalha de gás quente e a fornalha pirolítica. Embora gerem calor em processos industriais, existem diferenças significativas entre elas que impactam diretamente a...

Fabricante de caldeiras industriais: conheça a Imtab!

Com mais de duas décadas de experiência, a Imtab é uma das maiores fabricantes de caldeiras do Brasil, oferecendo soluções personalizadas a diversos segmentos. Nesta leitura, descubra porque essa empresa é a sua parceira estratégica na geração de vapor e calor...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Tipos de caldeiras industriais: classificação e diferenças Os vários tipos de caldeiras industriais podem atuar em diversos setores da indústria, desempenhando funções relacionadas à geração de energia térmica dos processos produtivos.  Neste conteúdo, entenda sobre...

Quais tipos de biomassa usar para gerar energia?

Aposte na sustentabilidade! Explore os diversos tipos de biomassa e veja como contribuem para gerar energia e tornar um futuro mais verde.

Secagem de grãos de milho: como otimizar?

Sua produção merece o melhor! Veja 3 técnicas para otimizar a secagem de grãos de milho e preservar a qualidade. Leia o artigo e saiba mais!

Conheça o cenário da produção de etanol no Brasil

Por suas características, o Brasil tem papel de destaque mundial na área de combustíveis sustentáveis. A produção de etanol é protagonista neste contexto. Segundo a série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram produzidos 35,61 bilhões de...

Energia sustentável: como aplicar nas empresas

A busca pela sustentabilidade é um dos grandes desafios da humanidade. Para isso, governos e indústrias investem em energia sustentável. Desse modo, visam o atendimento da demanda e o menor impacto ambiental possível. Este é um conceito que nunca esteve tão em...

Acompanhe-nos nas redes sociais!