O aquecedor é apenas uma parte de um circuito fechado de um sistema de fluido térmico. Neste sistema, um fluido específico (óleo) recebe energia térmica em um aquecedor e consequentemente tem sua temperatura elevada.
Esse fluido é bombeado para os pontos de consumidores de energia dentro da indústria. Nessas regiões haverá a troca térmica, aquecendo processos e máquinas, e consequentemente baixando a temperatura do fluido. Após a alteração, o fluido retorna ao aquecedor e o ciclo se reinicia.
Dessa forma, por ser eficiente e bastante prático, o aquecedor de fluido térmico está disponível em diversos modelos, que variam conforme a capacidade, tipo de combustível e empresa em que são demandados.
Baseado nisso, entenda o que é um aquecedor de fluido térmico e as características do fluido térmico nele utilizado. Veja também as vantagens principais que estimulam o uso deste equipamento nos mais diversos processos industriais.
Fluido térmico: Entendendo o que é
O fluido térmico é um composto que possui aquecimento específico e propriedades de refrigeração que o tornam útil para processos industriais que envolvam a transferência de calor. Este composto pode ser fabricado de vários tipos de materiais, dependendo da finalidade de uso.
Assim, dependendo do fluxo, podem ser usados para aquecimento ou resfriamento de equipamentos. Também não se presencia a mudança de fase, ou seja, esse fluido não irá ferver quando aquecido, diferentemente da água que mudará da fase líquida para a gasosa.
Porém, para que seja aquecido a altas temperaturas, as características de todo bom fluido térmico estão baseadas em:
- Baixa temperatura de solidificação;
- Boa estabilidade térmica;
- Condutividade térmica elevada;
- Ponto de fulgor elevado;
- São quimicamente inertes;
- Viscosidade baixa.
Dessa forma, para que o aquecimento dos fluidos térmicos ocorra de forma eficiente e segura é necessário o uso do que chamamos de aquecedor de fluido térmico.
Estes equipamentos representam a parte mais importante de um sistema de fluido térmico, projetados para trabalhar com a máxima eficiência, sempre de acordo com o tipo de combustível utilizado.
Principais vantagens de um bom aquecedor de fluido térmico
Um bom aquecedor de fluido térmico tem o uso exigido nos mais diversos processos produtivos, em que há a necessidade de aquecimento indireto. Por isso, esse equipamento será necessário em diversas aplicações e indústrias conforme abaixo:
- Indústria Automobilística e de Eletrodomésticos, com o fluido sendo utilizado no aquecimento de estufas de secagem de pintura;
- Indústria Alimentícia: utilizado no aquecimento de fornos, de óleos para fritura e na desodorização de óleos vegetais.
- Indústria Madeireira e de Móveis: amplamente utilizado no aquecimento das prensas e das resinas para fabricação de compensados e aglomerados.
Mas, além destas possibilidades, um bom aquecedor de fluido térmico possui muitas outras vantagens que valem o investimento. O Aquecedor de Fluido Térmico Vulcano, da Imtab, por exemplo, é o melhor exemplo disso.
Este aquecedor possui uma capacidade de geração de até 10.000.000 Kcal/h com uma geração de gás quente que pode chegar a até 310 °C. Além disso, as vantagens principais do equipamento estão baseadas em:
- Grelha móvel: a grelha móvel permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade. Além disso, por ser suspenso, o grelhado móvel possui menor índice de manutenção.
- Construção verticalizada: essa característica aumenta o tempo de permanência dos gases na área de combustão, aumentando significativamente a eficiência da queima.
- Menor arraste de material particulado: o volume adequado da fornalha proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o arraste de material particulado para a atmosfera.
Por fim, o Aquecedor de Fluido Térmico VULCANO é construído sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis.
Aproveite e solicite um orçamento agora mesmo do seu futuro aquecedor de fluido térmico VULCANO.
0 comentários