Iniciada a partir da segunda metade do século XVIII, a revolução industrial foi um período caracterizado por grandes avanços, permitindo a produção em larga escala. Mas isso só foi possível pelo uso das caldeiras industriais.
Um dos grandes protagonistas dessa época certamente foi o vapor, gerado pelas caldeiras e que assumiu um papel importante para o funcionamento de muitos dos processos industriais.
Assim, desde aquela época até os dias atuais, as caldeiras industriais tornaram-se equipamentos essenciais para diversos segmentos industriais, gerando vapor para muitas necessidades.
No artigo de hoje entenda o que são caldeiras industriais, conheça suas características e principais usos.
O que são caldeiras industriais?
Caldeiras industriais são recipientes metálicos adotados em diferentes tipos de indústrias, tendo como finalidade servir de recipiente para o armazenamento de líquidos.
Nestes recipientes, os líquidos são aquecidos sob alta temperatura e pressão (superior à atmosférica), gerando calor e vapor.
Esse vapor é então encaminhado para outros setores de uma indústria, e serve para alimentar e garantir o funcionamento de diversos tipos de equipamentos.
Portanto, resumidamente pode-se dizer que as caldeiras têm a função de gerar e armazenar vapor sob alta pressão e temperatura, e servem como fonte de energia para outras máquinas e equipamentos.
Principais tipos de caldeiras industriais
Utilizada em diferentes segmentos, a caldeira industrial não é um equipamento único, ou seja, existem diversos modelos disponíveis no mercado.
Por isso, é necessário avaliar qual a sua necessidade, a fim de encontrar aquela solução que melhor atende determinado segmento.
Assim, os principais modelos de caldeiras industriais são:
Caldeiras flamotubulares
Esse é um modelo de caldeira onde os gases quentes provenientes da combustão do combustível passam por tubos imersos em água. Estes tubos, por sua vez, aquecem a água, criando o vapor.
Esse tipo de caldeira possui uma construção mais simplificada em relação à distribuição de tubos, podendo classificá-los em verticais e horizontais, a depender da posição dos tubos.
Caldeiras aquatubulares
Nesse tipo de caldeira há uma inversão de papéis em comparação à caldeira flamotubular.
Ao invés da água ficar em torno dos tubos, como ocorre nas caldeiras flamotubulares, ela passará por dentro dos tubos.
Os gases quentes, referentes ao processo de combustão, por sua vez, estarão ao redor desses tubos. Esses gases quentes aquecem os tubos que armazenam a água, gerando vapor.
Essas caldeiras possuem uma capacidade produtiva maior do que as flamotubulares. Também suportam pressões e temperaturas bem mais elevadas.
Por isso, elas são utilizadas principalmente para geração de energia. Também podem suportar projetos menores, com a finalidade de uso dedicada a processos industriais.
Caldeiras mistas
Como o próprio nome indica, as caldeiras mistas mesclam características dos dois tipos de caldeira, as flamotubulares e as aquatubulares.
Para isso, misturam o processo de combustão, que ocorre nas flamotubulares, com os tubos de água, presentes nas aquatubulares.
Setores que mais dependem da operação de caldeiras industriais
As caldeiras industriais são equipamentos de larga utilização em diversos processos industriais, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins.
Mas você sabe quais são os setores que mais necessitam de caldeiras industriais para realizar seus processos produtivos? Confira alguns dos principais segmentos:
- Indústria madeireira – Neste segmento industrial, a caldeira será a responsável por fornecer vapor para as estufas de secagem.
- Frigoríficos – O vapor gerado pelas caldeiras será utilizado para o fornecimento de água quente utilizada em diversos processos. A graxaria também utiliza o vapor em seus digestores responsáveis pelo cozimento dos produtos.
- Indústria de laticínios – Em laticínios, as caldeiras são fundamentais nas etapas do processamento do leite, caso da pasteurização, da esterilização de recipientes, fabricação de creme de leite e fermentação.
- Indústria Têxtil – Este segmento utiliza o vapor gerado para aquecer a água utilizada para alvejar e tingir tecidos. Também há a necessidade de vapor para realização da secagem das peças em estufas.
Por fim, se sua empresa busca uma caldeira industrial de qualidade superior, convidamos você a conhecer a Caldeira Flamotubular, desenvolvida pela Imtab.
Com capacidade de geração de até 40.000 kg/h e pressão de até 30 bar (g), essa caldeira industrial possui grelha móvel, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade, além de ser construída sobre Chassi Metálico, evitando onerosas obras civis.
Continue acompanhando o Blog da Imtab e conheça os principais usos de caldeiras em diferentes processos.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks