Substituição do gás natural por biomassa: por que é uma boa possibilidade?

8 set, 2023 | Biomassa | 0 Comentários

O protagonismo do setor energético tem se tornado cada vez maior na última década, principalmente com a necessidade de diversificação da matriz energética. Em caldeiras, a substituição do gás natural pela biomassa ganha muitos adeptos.

Uma estratégia adotada por muitas empresas, a substituição tem como proposta o aumento da eficiência na geração de energia e, ao mesmo tempo, tornar o processo mais sustentável.

Mas quais são essas razões da substituição? Por que optar pela biomassa ao invés do gás é uma ótima possibilidade? Veja uma abordagem completa sobre o tema no artigo de hoje!

 

Diversificação da matriz energética: garante segurança operacional

Desde a popularização da mecanização industrial, a energia é um dos insumos de maior importância para diferentes tipos de indústrias. Ela é usada para movimentar máquinas e aquecer fornos, além de muitas outras necessidades.

Assim, no ambiente macro, caso um tipo de fonte de energia entre em crise por algum motivo, ela deve ser suprida por outra fonte.

E, assim, a diversificação da matriz energética ganha importância. Quando a matriz de um país é diversificada, ele consegue suprir a demanda energética com outras fontes de energia.

Mas, além de suprir a demanda, a diversificação da matriz energética tem também uma importância ambiental.

Para o Brasil, por exemplo, a diversificação da matriz energética é essencial para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, ajudando o país a honrar seus compromissos com os tratados de redução de emissão de CO2.

Neste caso, a substituição do gás natural (que é poluente) por biomassa para alimentar caldeiras é uma opção extremamente válida e merece ser ponderada. Confira os motivos para a troca!

 

Por que substituir o gás natural por biomassa?

Por muito tempo, o vapor gerado a partir da queima de combustíveis fósseis era a única opção para indústrias e, aparentemente, a mais prática. 

O petróleo e derivados eram as fontes de energia mais importantes desde a segunda Revolução Industrial. O uso proporcionou inúmeros avanços tecnológicos às indústrias, contribuindo com o desenvolvimento do setor.

Mas, a elevação dos custos dos combustíveis fósseis e o aumento da pressão internacional por uma geração mais limpa, exigem a busca por uma fonte energética mais sustentável. 

Diante dessa pressão, e com o surgimento de novas tecnologias, a substituição do gás natural (um dos derivados do petróleo) pela biomassa foi uma das melhores opções para as caldeiras. 

Além de contribuir com o aumento da eficiência, o setor industrial passa a exercer seu papel para alcançar a sustentabilidade na geração energética!

A biomassa é um excelente combustível para caldeiras em processos de combustão ou co-combustão, sempre com alta eficiência energética, sustentabilidade e baixo custo.

 

Biomassa: matriz energética diversificada e renovável 

Representada pela matéria vegetal e orgânica, a biomassa é protagonista na diversificação da matriz energética brasileira

Para ter uma ideia, os novos investimentos em energia renovável chegaram a quase US$20 bilhões em 2021. 

Deste montante, o Brasil atraiu US$ 13,2 bilhões, segundo dados da BlombergNEF2

Os principais fatores que justificam o investimento são:

  • Crescimento do mercado livre;
  • Aumento da geração fotovoltaica;
  • Retorno dos leilões.

No caso da biomassa, muitas são as possibilidades, tais como:

  • Bagaço de cana-de-açúcar;
  • Cavaco de madeira;
  • Resíduos agrícolas;
  • Algas;
  • Restos de alimentos;
  • Excremento animal;
  • Pellets;
  • Madeira de demolição;
  • Serragem;
  • Cascas de pinus;
  • Casca de eucalipto;
  • Resíduo de serraria;
  • Biquete;
  • Casca de arroz;
  • Palha de arroz;
  • Casca de soja;
  • Sabugo de milho;
  • Palha de milho;
  • Casca/borra de café;
  • Caroço de algodão;
  • Caroço de açaí;
  • Fibra de palma;
  • Casca de cacau.

Diante disso tudo, a produção de energia a partir de biomassa representa a melhor substituta do gás natural, principalmente em decorrência da reduzida emissão global de CO2 no meio ambiente.

Mas há também muitas outras vantagens que se destacam, como você verá no tópico a seguir!

 

Vantagens do uso da biomassa em substituição do gás natural

Vantagens do uso da biomassa em substituição do gás natural

Quando comparada ao gás natural, a energia gerada a partir da queima da biomassa apresenta emissão reduzida de CO2 ao meio ambiente. Mas, há ainda muitas outras vantagens que estimulam a substituição. 

Dentre as vantagens mais representativas dentro deste contexto, se destacam:

  • Baixo custo para a sua aquisição;
  • Frete mais barato;
  • Não há a emissão de dióxido de enxofre;
  • Cinzas menos agressivas ao meio ambiente, quando comparadas àquelas provenientes de combustível fósseis;
  • Agridem menos os equipamentos;
  • Não contribuem para o efeito estufa;
  • Altamente fiável e a resposta às variações de procura é elevada;
  • Apresenta fácil armazenamento e transporte.

 

Caminho sem volta

Portanto, substituir o gás natural por diferentes tipos de biomassa é a melhor forma para garantir a sustentabilidade, contribuindo com a diversificação da geração energética. 

Assim, a médio e longo prazos, a exaustão de fontes não-renováveis, associada às pressões do mercado consumidor, poderão acarretar um maior aproveitamento da energia de biomassa. Esse é certamente um caminho sem volta!

Além disso, vale destacar que os avanços tecnológicos na geração de energia industrial continuam ocorrendo — e aumentando ainda mais a eficiência dos processos energéticos. 

Consequentemente, diminuem-se os impactos negativos gerados pelos gases decorrentes da queima do gás natural – que, quando substituído pela biomassa, promovem aumento da eficiência energética.

Assim, mais cedo ou mais tarde, a grande maioria das indústrias tendem a fazer uma transição de sua geração energética, substituindo o gás natural pelas fontes de biomassa. Gostou deste artigo? Então convidamos você a ler outros artigos no blog da Imtab. Boa leitura! 

Conheça as principais biomassas e descubra a ideal para você! Clique e acesse para baixar o e-book.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo - Imtab - […] essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como biocombustível, em substituição ao gás natural, permite…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

5 + 6 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Acompanhe-nos nas redes sociais!