Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

17 nov, 2023 | Caldeiras industriais | 0 Comentários

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras?

As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham de forma contínua e naturalmente geram resíduos e impurezas durante a queima do combustível e formação do vapor. 

Estes, quando não retirados, comprometem a eficiência das caldeiras.

Por isso, convidamos você a conferir a importância do processo de limpeza de caldeiras, assim como os procedimentos que precisam ser adotados para uma melhor performance destes equipamentos!

Limpeza de caldeiras: por que realizar de forma periódica?

Dependendo do tipo e do combustível utilizado, as caldeiras geram imensos volumes de vapor. 

Porém, por muitas vezes, a água utilizada pode conter resíduos e impurezas danosos aos tubos da caldeira industrial.

Isso pode acumular incrustações no interior das caldeiras, comprometendo a transferência de calor e causando possíveis picos de superaquecimento, com subsequentes falhas nos tubos.

As corrosões também podem ser danosas e provocar problemas à operação da caldeira.

A limpeza da caldeira permite a identificação e remoção de produtos que geram corrosão, incrustações minerais, lama ou contaminantes do processo (cálcio, magnésio, cobre, ferro e sílica).

Além disso, quando realizada de forma regular, revela a verdadeira condição das partes do equipamento, possibilitando a adoção de medidas preventivas mais efetivas.

Recomendações para promover a limpeza correta de caldeiras

Recomendações para promover a limpeza correta de caldeiras

Como você viu, a limpeza de caldeiras é medida fundamental, pois impede o acúmulo de incrustações, sujeira e detritos no interior dos tubos e demais componentes.

No entanto, tão importante quanto realizar a limpeza, é fazer com que este procedimento seja feito da forma certa.

Para isso, a limpeza de caldeiras se divide em três etapas: 

  • Limpeza alcalina; 
  • Limpeza ácida; e 
  • Passivação. 

Veja detalhes de cada uma dessas etapas a seguir.

Limpeza alcalina

Faz referência ao processo de higienização realizada em equipamentos novos. O objetivo dessa medida é remover possíveis resíduos de graxas, vernizes e óleos relacionados ao processo de fabricação e montagem.

Esse procedimento depende do uso de produtos químicos com alto poder diluidor, como dispersantes, soda cáustica, fosfatos e complexantes, que possuem capacidade de remover grande parte das impurezas presentes nas caldeiras novas.

Limpeza ácida

A limpeza ácida é o procedimento mais profundo a ser realizado. Ela é capaz de remover as possíveis impurezas não removidas durante o processo de limpeza alcalina.

Nesse caso, a remoção das impurezas é realizada através do uso de diferentes tipos de ácidos, que possuem alto poder de corrosão.

Assim, torna obrigatória a aplicação imediata de inibidores de corrosão nas caldeiras após o processo.

Passivação

A passivação é a última etapa do processo de limpeza das caldeiras. Durante essa etapa, aplica-se uma camada de magnetita (Fe3O4) nas superfícies de proteção no interior das tubulações. 

Esta aplicação tem o objetivo de remover resíduos de óxido de ferro acumulados após a limpeza ácida.

Há ainda a necessidade de realizar a limpeza periódica dos tubos, especificamente da caldeira flamotubular. Para isso, duas são as opções:

  • Limpeza manual, onde há o uso de escovas de aço apropriadas;
  • Limpeza com uso de sistemas específicos, como equipamentos pneumáticos que limpam os tubos de forma mais fácil, rápida e prática;

Sempre solicite os serviços de profissionais capacitados

Para maior eficiência, não se recomenda que os trabalhadores da própria empresa realizem a limpeza das caldeiras, a menos que tenham sido devidamente treinados para tal.

Diante disso, é importante salientar que todo o processo de limpeza de caldeiras deve ser realizado apenas por profissionais habilitados e capacitados para a ação. Essa é a garantia de uma execução mais segura deste tipo de serviço.

Também é fundamental que a gestão da operação da sua caldeira seja bastante eficaz. Nessa gestão, planeje todas as paradas periódicas para limpeza e para manutenção da caldeira. 

Por fim, quando sua empresa não negligencia a limpeza de caldeiras em operação, ela estará naturalmente contribuindo para o seu perfeito funcionamento e máxima performance energética!

Aproveite para ler este artigo do blog da Imtab para entender o que são caldeiras industriais e usos principais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

12 + 11 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!