Imtab recebe a certificação ASME!

13 set, 2024 | Caldeiras industriais, Certificação | 0 Comentários

Ao longo da sua história, a Imtab sempre priorizou a qualidade, tecnologia e sofisticação de seus produtos e serviços, buscando trazer a melhor solução para seus clientes. 

E, uma conquista que enche a empresa de orgulho, é a certificação ASME em dois itens: selo U e selo S.

Eles são fruto do compromisso com a excelência e dedicação em oferecer o melhor em cada projeto elaborado, fabricado e entregue para todo o país.

Mas você sabe o que, de fato, é a certificação ASME?

Acompanhe este artigo para entender o que é esse importante documento e comemore conosco mais essas conquistas da Imtab. 

O que é a certificação ASME?

Inúmeras empresas, com atuação em diferentes processos industriais, confiam em certificações específicas quando pesquisam soluções seguras.

No caso de caldeiras e vasos de pressão, uma certificação ASME significa que um produto é fabricado com elevados padrões de segurança e qualidade

O certificado é gerido pela ASME (American Society of Mechanical Engineers ou Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos). 

Além disso, é um reconhecimento internacional para empresas fabricantes de equipamentos que trabalham sob pressão, como:

  • Caldeiras;
  • Vasos de pressão;
  • Tubulações de alta pressão;
  • Válvulas de segurança.

Logo, as empresas têm um sistema de qualidade implantado para garantir que os equipamentos fabricados atendem a todos os requisitos para a fabricação.

Para obter os selos, é preciso ajustar os processos aos mais altos padrões de segurança e qualidade do mundo. Logo, os produtos certificados pela ASME:

  • São confiáveis e seguros;
  • Têm desempenho consistente;
  • Atendem às regulamentações governamentais;
  • São mais facilmente exportados.

Principais certificações ASME

Principais certificações ASME

A American Society of Mechanical Engineers oferece diversas certificações responsáveis por garantir a qualidade, segurança e conformidade de caldeiras e vasos de pressão. Dessa forma, contribui com um elevado padrão de excelência.

Ao obter uma certificação ASME, uma empresa demonstra que seus produtos e processos fabris apresentam elevada qualidade e eficiência.

Para isso, várias são os documentos que podem comprovar a qualidade da fabricação de caldeiras e vasos de pressão, com destaque para:

  • Selo U: autoriza a construção de novos vasos de pressão conforme os requisitos do Código ASME;
  • Selo U2: similar ao selo U, porém apresenta requisitos específicos e destinados para aplicações nucleares;
  • Selo S: indica que a caldeira foi fabricada e inspecionada segundo as normas estabelecidas, garantindo sua integridade estrutural e funcional;
  • Selo R: permite que empresas realizem reparos e alterações em caldeiras, vasos de pressão e outros componentes pressurizados;
  • Selo N: específico para fabricantes de componentes nucleares;
  • Selo PP: aplica-se a fabricantes de componentes para sistemas de tubulação, como válvulas e flanges.
  • Certificação de inspetor: destinado aos profissionais, concedendo a eles a habilitação para realizar inspeções em caldeiras e vasos de pressão.

Veja detalhes sobre as certificações obtidas pela Imtab

Desde a sua criação, a Imtab entende as necessidades do mercado e, por meio delas, destrava soluções para encontrar o próximo passo.

Para isso, nossa empresa sempre adotou exigentes práticas de qualidade na fabricação de equipamentos. 

A certificação ASME comprova que buscamos a adaptação interna para atender processos específicos e exigentes.

E, como você pode acompanhar no vídeo abaixo, a Imtab foi certificada para os selos U e S.

Mas, você sabe o que representam estes dois documentos? Veja a seguir!

Selo U

O selo U atesta a qualidade e segurança na fabricação de vasos de pressão.

Ao obter esse documento, o fabricante possui as competências e os recursos necessários para construir vasos de pressão. 

Ou seja, ele atende aos rigorosos requisitos do Código ASME para vasos de pressão.

Selo S

O selo S certifica fabricantes de caldeiras que demonstram conformidade com os padrões de construção, montagem e segurança estabelecidos pelo Código ASME.

Com ele, a empresa indica que sua caldeira foi fabricada e montada com excelentes materiais, processos de fabricação e procedimentos de controle de qualidade.

Comprova também que este equipamento passou por testes e inspeções que garantem uma operação segura e confiável, minimizando o risco de acidentes.

Assim, com essa certificação, todas as caldeiras e vasos de pressão que saírem da fábrica da Imtab na cidade de Agrolândia, Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, já terão a certificação ASME, nas categorias “U” e “S”.

Posteriormente a isto, se for uma necessidade e desejo do cliente, ainda pode ser realizada a certificação do dispositivo já comercializado.

Para isso, é realizada uma auditoria no equipamento específico e gerado um código de certificação para ele.

Trajetória sólida e em forte crescimento

A trajetória da Imtab na fabricação de caldeiras e vasos de pressão é muito sólida. Por isso, o grande foco é manter o forte crescimento!

Os mais de 500 equipamentos entregues e projetados confirmam esse compromisso!

Com as certificações obtidas, seguimos nosso caminho de desenvolvimento de soluções para a geração de energia térmica. 

A caldeira flamotubular Imtab apresenta elevado padrão construtivo e oferece uma eficiência energética inigualável.

Quer conhecer detalhes da caldeira flamotubular Imtab? Então clique no banner abaixo e realize um orçamento!

Caldeira flamotubular IMTAB: clique e faça um orçamento!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo IMTAB

Catálogo Imtab

Por dentro da tecnologia: como os equipamentos da Imtab garantem eficiência e economia?

Descubra como a Imtab combina engenharia e automação para gerar eficiência energética e economia real com caldeiras industriais sob medida.

Sua caldeira consome muito e entrega pouco? Entenda o motivo.

Seu consumo de combustível aumentou sem explicação? Quando uma caldeira industrial não atinge o rendimento esperado, é comum apontar causas como combustível de baixa qualidade ou manutenção negligente.  Embora esses fatores influenciem também, existe uma variável que...

Acesse esse guia prático e veja como calcular o retorno sobre investimento de uma caldeira industrial

Investir em uma caldeira industrial é um passo importante em qualquer setor da indústria. Entretanto, justificá-la do ponto de vista financeiro é um grande desafio. Com foco nisso, este guia explica, de forma direta e precisa, como calcular o ROI (Retorno Sobre...

Do uso da lenha ao cavaco: os benefícios reais do Conversor de Matriz Energética na sua empresa

A evolução dos sistemas térmicos é uma realidade presente na rotina das empresas que desejam reduzir custos, melhorar a eficiência e manter a conformidade ambiental. Nesse contexto, o Conversor de Matriz Energética da Imtab surge como uma solução prática e...

Saiba qual é a importância e por que contar com a Imtab na reposição de peças ao realizar a manutenção industrial

No ambiente industrial, o desempenho dos equipamentos está diretamente ligado à disponibilidade e qualidade de peças de reposição. E não é complicado entender isso na prática: um pequeno componente fora do lugar ou em baixa performance interrompe toda a cadeia...

Diferença entre aquecimento direto e indireto na geração de calor industrial

A geração de calor é uma etapa fundamental em diversos processos industriais. Ela impacta diretamente a eficiência energética, a qualidade do produto final e a continuidade operacional. Dentro desse contexto, entender a diferença entre aquecimento direto e indireto...

Transição energética: o protagonismo do milho e o papel das soluções sustentáveis da Imtab

A transição energética é um movimento global voltado à substituição de fontes fósseis por alternativas limpas.  No Brasil, o agronegócio tem papel estratégico nessa mudança, com o milho se destacando como uma das principais alternativas para geração de energia...

Caldeira industrial de alta performance no setor madeireiro: menos custos e mais produtividade!

O cenário positivo do setor madeireiro impõe uma nova exigência aos players: elevar a eficiência dos processos produtivos a fim de garantir competitividade! A projeção de crescimento é de 5,44% em 2025, representando uma forte expansão embasada no aumento das...

7 erros comuns na manutenção de equipamentos industriais

Evite falhas e custos desnecessários! Descubra quais os erros mais comuns na manutenção industrial e aprenda como resolvê-los.

Substituição do gás natural por biomassa: por que é uma boa possibilidade?

A transição energética para fontes mais sustentáveis é uma prioridade nas indústrias que buscam eficiência e responsabilidade ambiental.  Assim, a substituição do gás natural por biomassa torna-se solução estratégica, alinhando-se às tendências globais de redução de...

Acompanhe-nos nas redes sociais!