Importância de uma caldeira para os processos industriais

13 mar, 2023 | Indústria | 0 Comentários

A revolução industrial foi um período de grandes avanços para nossa sociedade. Com ela, o mundo adquiriu a capacidade de produzir em larga escala. E um dos representantes deste avanço foi o vapor gerado por uma caldeira em diferentes processos industriais.

Desde então, as caldeiras foram se modernizando gradativamente, garantindo que diversos processos industriais conseguissem aumentar suas capacidades com praticidade e eficiência.

Por isso, é crucial que você entenda a importância do vapor em processos industriais, assim como a função de uma caldeira na produção deste insumo em grandes volumes.

 

Vapor: essencial para variados processos industriais

Amplamente necessária em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos geradores de elevados volumes de vapor que, por sua vez, são utilizados em muitas necessidades. Por ter essa finalidade, elas são extremamente importantes para diferentes segmentos de indústrias.

No ambiente industrial, o vapor gerado por uma caldeira apresenta três grandes usos, assim divididos:

  • Vapor destinado ao aquecimento: gerado pela caldeira, o vapor é utilizado para promover a troca de calor, principalmente dentro do setor alimentício, químico e de esterilização;
  • Vapor destinado à movimentação: há processos em que o vapor é adotado como força motriz, ou seja, geração de energia para turbinas de vapor, como bombas, compressores, etc.;
  • Limpeza e esterilização: toda caldeira faz com que o vapor atinja altas temperaturas. Com essa característica, o vapor é usado para penetrar em superfícies e materiais, com o objetivo de eliminar microrganismos. 

Dessa forma, o vapor é essencial em variados processos industriais, tendo na caldeira o elemento-chave para isso.

 

Caldeira: importância significativa na geração de vapor

Como vimos, o vapor é um insumo necessário em praticamente todos os processos industriais. Consequentemente, a caldeira adquire grande importância.

Dentro de um sistema industrial, a caldeira é o equipamento responsável pela combustão do combustível com consequente produção de vapor

Assim, cabe à caldeira promover a queima de diferentes combustíveis (sólidos, líquidos e gasosos) que liberam energia (calor) para promover o aquecimento da água, liberando vapor sob alta pressão.

Diante disso, toda caldeira industrial é essencial para diversos segmentos industriais, que aplicam em seus processos de produção, como é caso de:

  • Indústria farmacêutica;
  • Termelétricas;
  • Indústrias têxteis;
  • Indústria madeireira;
  • Indústria alimentícia;
  • Frigoríficos e laticínios;
  • Indústria metalúrgicas, entre outras.

 

Tipos de caldeira utilizados nos processos industriais

Tipos de caldeira utilizados nos processos industriais

Em processos industriais, as caldeiras são, como já vimos, imprescindíveis. Mas, há uma certa variedade deste equipamento que se enquadra mais a um ou outro segmento.

Ou seja, por conta da diversidade de aplicação, há o uso de diferentes tipos de caldeiras, a depender da finalidade de aplicação.

Essa finalidade vai depender da capacidade produtiva desejada, e o espaço disponível da indústria.

Com base nestes pontos a indústria pode escolher o tipo de caldeira que melhor se adeque às necessidades produtivas.

Nesse sentido, os tipos de caldeiras a serem escolhidas são:

 

Caldeiras flamotubulares

As caldeiras flamotubulares são mais recomendadas para a grande maioria de processos industriais, principalmente por serem mais simples e compactas, além de apresentarem boa capacidade de produção

Neste tipo de caldeira, os gases quentes, referentes à queima de combustível, passarão por dentro de tubos que, por sua vez, estarão submersos em água.

A caldeira flamotubular pode ser construída de forma vertical ou horizontal.

 

Caldeiras aquatubulares

Com dimensões muito maiores e elevada capacidade de produção, a caldeira aquatubular apresenta uma inversão de papéis quando comparada à caldeira flamotubular. 

Ou seja, ao invés da água ficar em torno dos tubos, como ocorre nas caldeiras flamotubulares, ela passará por dentro dos tubos.

Os gases quentes, referentes ao processo de combustão, por sua vez, estarão ao redor desses tubos. Os tubos que armazenam água serão aquecidos e vão gerar vapor através desse processo.

Por essas características, uma caldeira aquatubular é utilizada especificamente na geração de energia, principalmente nas termelétricas. Também suportam altíssimas pressões e temperaturas.

 

Caldeiras mistas

Uma terceira variedade são as caldeiras mistas, que mesclam características dos dois tipos de caldeira citados anteriormente.

Para isso, misturam o processo de combustão, que ocorre nas flamotubulares, com os tubos de água, presentes nas aquatubulares.

Uma caldeira mista é um equipamento menor, cuja capacidade de produção de vapor é também inferior. Além disso, são caldeiras que funcionam a partir de combustíveis sólidos.

Assim, independentemente do tipo de caldeira, este é um equipamento essencial para diversos processos industriais, ofertando vapor na quantidade e qualidade desejados. Cabe à indústria escolher o melhor fabricante para adquirir sua caldeira. 

 

Aproveite para conhecer todas as características do nosso Queimador Industrial Hércules. Clique aqui e saiba mais.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que fazer a substituição de gás natural por biomassa? - […] na última década, principalmente com a necessidade de diversificação da matriz energética. Em caldeiras, a substituição do gás natural…
  2. Vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel - […] destacado, a caldeira é um gerador de vapor essencial em diversos processos industriais. Ela possui vários componentes, cada um…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

12 + 10 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!