Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável?

17 out, 2023 | Biomassa, Informações | 0 Comentários

Devido aos últimos avanços tecnológicos, o uso da energia renovável é crescente em todo o mundo. Mas o “sonho” de toda empresa é usar essa forma de desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. Você acha possível?

No cenário pós-pandemia e com os recentes conflitos internacionais, a implantação de projetos de eficiência energética representa o caminho para um desenvolvimento mais sustentável, ajudando na redução da conta de energia e dos impactos ambientais.

Por isso, elaboramos este conteúdo. Nele você entenderá como sua indústria pode reduzir os custos operacionais por meio da implantação da energia renovável. 

 

Energia renovável: muitas aplicações dentro do ambiente industrial

Basicamente, a energia renovável diz respeito à obtenção de energia por meio de fontes que geram menos poluentes para o planeta quando comparado às fontes tradicionais.

No cenário brasileiro, a energia renovável é uma alternativa bastante viável. Temos sol em abundância, regiões com ventos constantes, água para energia hidrelétrica e muitas variedades de biomassa.

A premissa para o sucesso do investimento em energia renovável é: ter uma produção maior (ou pelo menos a mesma quantidade), mas usar menos energia, com gastos operacionais reduzidos. Ou seja, aumentando a eficiência energética e os lucros. 

 

Motivos para investir em energia renovável

Para qualquer empresa, o investimento em energia renovável garante uma série de vantagens. Esses incluem a ordem técnica e produtiva, assim como benefícios mais estratégicos e administrativos. 

Assim, os principais benefícios do investimento em energia renovável englobam:

 

Beneficia todo o meio ambiente

Quando proveniente de fontes renováveis, a energia tem como característica o baixo impacto sobre o meio ambiente, principalmente por não emitir gases danosos ao planeta e, consequentemente, à humanidade, caso do CO2, NO2 e hidrocarbonetos.

 

Contribui com a estabilização dos custos na produção de energia

As fontes renováveis de energia possuem custos baixos e são mais estáveis do que as energias não renováveis. No caso dos derivados de petróleo, por exemplo, o preço do barril varia constantemente. 

 

Economia no pagamento de impostos 

Empresas que usam energias renováveis, como solar, eólica ou biomassa, podem se qualificar para obter créditos fiscais oferecidos pelo governo, reduzindo a conta energética. 

Dependendo da demanda energética da empresa, isso pode representar milhares de reais de economia por ano.

 

Valorização de marca

Cada vez mais o mercado consumidor e os investidores se preocupam em investir nas marcas preocupadas com o social e ambiental. 

Portanto, ficar atento ao cenário em transformação é uma ótima estratégia para se manter competitivo e atender à demanda do mercado.

 

Facilidade para conseguir recursos

No Brasil, os recursos renováveis são abundantes e de fácil acesso. A biomassa, por exemplo, serve de combustível para fornalhas e apresenta grande disponibilidade em todas as regiões do país.

Assim, fica mais do que claro que investir em sustentabilidade não beneficia apenas o meio ambiente, mas também os setores comercial e financeiro da empresa. 

A economia de custos e os benefícios fiscais podem mais do que compensar os custos iniciais, tornando as práticas sustentáveis altamente lucrativas.

 

A energia renovável está cada vez mais competitiva

Nos últimos anos, a energia renovável vem ganhando competitividade, contribuindo com a redução de custos operacionais das indústrias.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), as últimas crises dos preços dos combustíveis fósseis aumentaram a competitividade das energias renováveis

O relatório destacou que cerca de 86% de toda capacidade das energias renováveis, recentemente comissionada em 2022, tinha custos mais baixos do que a eletricidade produzida por combustíveis fósseis.

Além disso, a mesma agência destacou que os custos de geração de energia em 2022 (USD/kWh) foram os menores desde 2010.

Assim, com os custos em níveis baixos, a energia renovável torna-se uma alternativa cada vez mais eficiente para reduzir os custos operacionais da geração energética industrial a nível mundial. 

Além disso, oferecem uma ótima possibilidade para superar a necessidade de combustíveis fósseis em busca de uma economia zero carbono.

 

Imtab: soluções práticas, seguras e inovadoras para sua empresa

Por isso, conheça as soluções da Imtab! Somos especializados na fabricação de equipamentos para geração de calor. 

Sempre buscamos aliar agilidade com custo-benefício, sem comprometer o avanço da tecnologia em cada segmento.

Por isso, considere a possibilidade de contar com uma planta de geração de energia renovável na sua indústria. 

Assim, além de todos os ganhos internos na otimização de custos operacionais, o seu negócio contribuirá para um planeta mais sustentável!

Acesse o site da Imtab, saiba tudo sobre  geração de energia e conheça nossos produtos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo Imtab

Energia sustentável: como aplicar nas empresas

A busca pela sustentabilidade é um dos grandes desafios da humanidade. Para isso, governos e indústrias investem em energia sustentável. Desse modo, visam o atendimento da demanda e o menor impacto ambiental possível. Este é um conceito que nunca esteve tão em...

Indústria de base: como gerenciar os processos?

A indústria de base é um dos setores econômicos que mais gera valor para o Brasil, fornecendo insumos e materiais necessários para as demais áreas. Porém, não é sempre assim. Seu negócio sofre com baixas margens de lucro, eficiência reduzida e tem metas não batidas?...

Energia de biomassa: veja 5 vantagens

O mundo passa por uma transformação na forma com que gera e consome energia. Gradualmente, os combustíveis fósseis são trocados por fontes renováveis. Um dos protagonistas dessa transição é a energia de biomassa. E pode comemorar: o Brasil é um dos atores principais!...

Óleo térmico: como funciona a troca de calor na indústria?

Em processos industriais, o aquecedor de fluido térmico é um equipamento utilizado em muitas aplicações. Mas, você já parou para pensar em quais são os fluidos mais comuns? O óleo térmico é um deles, talvez o principal! Ele é o meio pelo qual o calor é transferido de...

Imtab recebe a certificação ASME!

Ao longo da sua história, a Imtab sempre priorizou a qualidade, tecnologia e sofisticação de seus produtos e serviços, buscando trazer a melhor solução para seus clientes.  E, uma conquista que enche a empresa de orgulho, é a certificação ASME em dois itens: selo U e...

Torrefação do café: saiba o que é e entenda a importância

Você sabia que a torrefação do café é um dos principais fatores que oferecem as características sensoriais do grão? Quando verde, eles ainda não têm o sabor e o aroma característicos desta bebida. Temperatura e tempo de exposição à torra definem essas características...

Saiba mais sobre os fertilizantes organominerais e a secagem deles

Essenciais para a correção de solos agrícolas, os fertilizantes organominerais contribuem para o desenvolvimento de lavouras e crescimento saudável das plantas.  Atualmente, com o avanço da tecnologia, a produção e o uso deste tipo de adubo é crescente no campo. Seus...

Indústria de papel: como funciona a secagem no segmento?

A atuação da indústria do papel está presente no nosso dia a dia de diversas formas, fornecendo produtos essenciais para várias áreas. Mas, para a fabricação deste material, a qualidade do processo de secagem é fundamental. Quando bem realizada, ela ajuda a reduzir...

Importância da caldeira para os processos industriais

Com o surgimento de tecnologias associadas à indústria 4.0, o setor produtivo está em constante evolução. Focados na redução de custos e ganho da qualidade, os processos industriais são continuamente aprimorados. Um fator que contribui com isso é o vapor gerado pelas...

Saiba mais sobre a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador

Para a conservação de grãos após a colheita, a secagem é uma operação essencial. Ela ocorre a partir do aquecimento do ar gerado por fornalhas e utilizado em secadores. Mas, para maior eficiência dessa operação, adotar o sistema defagulhador e redemunhador é...

Acompanhe-nos nas redes sociais!