Você sabia que a biomassa é um recurso renovável, abundante e sustentável? Com essas e muitas outras características, ela se comporta como uma excelente opção de combustível para a geração de energia térmica.
Por isso, ela é frequentemente usada dentro do ambiente industrial, tanto para geração de vapor quanto em sistemas de cogeração.
No artigo de hoje convidamos você a conferir as principais vantagens do uso da biomassa na geração de energia térmica, especialmente dentro do ambiente industrial.
Transformando biomassa em energia
Antes de conhecer as principais vantagens da biomassa como fonte energética, você deve entender como este combustível é convertido em energia. Nesse processo, a biomassa pode passar pelos seguintes processos:
- Pirólise — Nessa técnica, a biomassa é exposta a elevadas temperaturas sem a presença de oxigênio, responsável por acelerar a decomposição da mesma. O resultado dessa decomposição é uma mistura de gases, líquidos e sólidos.
- Gaseificação — Da mesma forma que ocorre com a pirólise, a biomassa também é acalorada na ausência do oxigênio, tendo como produto final um gás inflamável, sendo essa a principal diferença.
- Combustão — Neste processo, a queima da biomassa é realizada a altas temperaturas, na presença abundante de oxigênio, resultando em um vapor de alta pressão que será adotado em caldeiras ou para mover turbinas.
- Co-combustão — Essa prática propõe a substituição de parte do carvão mineral utilizado em urnas termelétricas por biomassa, reduzindo a emissão de poluentes.
- Liquefação — Este é um processo de conversão da biomassa sólida em produtos maioritariamente líquidos, subdividido em liquefação direta e indireta.
- Densificação — Este é um processo responsável pela compactação da biomassa (aplicação de pressão a uma determinada massa de partículas com ou sem a adição de ligantes, ou tratamento térmico).
Por meio deste processo de conversão podem ser obtidos uma série de produtos, como pellets, briquetes ou cilindros de biomassa.
Vantagens da biomassa na geração de energia térmica
Muitos são os benefícios do uso da biomassa na geração de energia térmica, que estimulam o uso deste combustível em diferentes processos.
Esses benefícios passam pelas emissões que não contribuem para o efeito estufa e representam uma menor agressividade ao meio ambiente, principalmente quando comparadas aos combustíveis fósseis.
Além disso, a biomassa é um recurso abundante. Assim como o processo de conversão em energia, também é muito menos nocivo ao meio ambiente e, em alguns casos, pode até resultar em captura de carbono.
A biomassa como fonte de energia térmica também possui outros benefícios gerais bastante importantes, tais como:
- Baixo custo, principalmente quando a biomassa é comparada a combustíveis fósseis;
- Excelente alternativa renovável de energia;
- Bem monitorada e gerenciada, uma caldeira emite menos gases poluentes quando é alimentada com biomassa;
- Possibilidade de geração de energia a partir do reaproveitamento de resíduos industriais e agrícolas;
- Ajuda na redução da dependência de combustíveis fósseis.
Além disso, a biomassa também pode ser gerada a partir de grande variedade de materiais.
A biomassa também beneficia a parte econômica da indústria
Muito se fala sobre os benefícios ambientais da biomassa, mas os benefícios econômicos também merecem destaque.
A valorização de marca é um destes benefícios. Hoje em dia, cada vez mais os clientes se preocupam em consumir produtos ou serviços de marcas e empresas que demonstrem preocupações sociais e ambientais.
O mesmo vale para investidores, que também olham para o tipo de produto e produção oferecidos pela empresa.
Desta forma, utilizar a biomassa representa um ótimo ativo de valorização de marca a médio ou longo prazo, chamando a atenção do cliente e dos investidores.
Além disso, é uma excelente estratégia para que a indústria consiga captar recursos com maior facilidade, gerando economia na compra desse insumo.
Por ser um combustível renovável gerado a partir de derivados de resíduos vegetais, a biomassa é uma fonte energética praticamente ilimitada, estimulando o uso por indústrias.
Por fim, o parque fabril brasileiro tem capacidade de fabricar a maior parte de equipamentos necessários para a geração de energia a partir da biomassa, sem precisar importar equipamentos e evitando esses gastos.
Quer saber mais? Então aproveite para baixar o e-book sobre biomassa e saiba tudo sobre o combustível ambientalmente correto.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks