Principais componentes de uma caldeira flamotubular

18 dez, 2023 | Caldeiras industriais, Indústria | 0 Comentários

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar.

Com capacidade de gerar vapor em grande quantidade e altas temperaturas e pressões, a caldeira é projetada para assegurar a retenção da alta temperatura interna e, também, a segurança de toda a operação e das pessoas.

Mas você sabe quais são as principais partes e componentes de uma caldeira flamotubular? Neste artigo, entenda as características e funções de cada componente do modelo mais comum em indústrias.

 

O que é uma caldeira flamotubular?

Uma caldeira flamotubular nada mais é do que um equipamento utilizado pela indústria para produzir água quente ou vapor para diversas finalidades, dependendo do tipo de operação.

Para isso, esse equipamento utiliza do princípio da transformação de energia química (reação entre o combustível e o comburente) em energia térmica.

Assim, geralmente, a caldeira realiza a queima do combustível, em um local interno e apropriado. Desse modo, ocorre a troca de calor indireta entre o calor produzido pela queima do combustível e a água, que será transformada em vapor.

Além disso, para que a troca combustível/água ocorra, a caldeira possui vários componentes cuidadosamente projetados, com cada um deles tendo uma função específica.

 

Componentes mais importantes da caldeira

Componentes mais importantes da caldeira

As caldeiras, especialmente do tipo flamotubular, são constituídas de uma associação de diferentes componentes, permitindo tanto o controle quanto o aproveitamento energético do combustível utilizado. 

Confira abaixo alguns desses componentes de uma caldeira:

 

Tubos

Na caldeira flamotubular, os tubos são fundamentais. Dentro deles passam os gases resultados da queima, circundados pela água. 

Estes tubos variam de tamanho no decorrer da passagem de fluido pela caldeira. Eles são utilizados para garantir uma maior troca de calor entre a parte quente e a parte a ser aquecida.

 

Soprador de fuligem

Esse dispositivo remove os resíduos sólidos provenientes da queima, impedindo a formação de incrustações nas paredes da câmara ou na parte externa dos tubos, que podem comprometer a eficiência energética.

 

Câmara de combustão

Neste local, acontece a queima do combustível, gerando calor para a produção de vapor pela caldeira.

A câmara pode ser horizontal ou vertical, dependendo do tipo da caldeira. É importante salientar também que esse é o local, e não o dispositivo, responsável pela queima.

 

Queimador ou Fornalha

Você viu que a câmara é o local onde a queima acontece. No caso, o dispositivo responsável pode ser o queimador (para combustível líquido e gasoso) ou a grelha (para combustível sólido, caso da biomassa).

 

Tambor de vapor

Na caldeira, este é o local onde o vapor é gerado, acumulado e distribuído para as linhas de distribuição.

A circulação do fluido, nesse componente, se dá por convecção natural ou forçada.

 

Economizador

Os economizadores são nada mais do que trocadores de calor, que fazem uso dos gases da combustão para pré-aquecimento da água de alimentação da caldeira, resultando em economia de combustível.

 

Válvulas de segurança

Por trabalhar sob alta pressão, toda caldeira possui obrigatoriamente vários dispositivos de segurança, caso das válvulas.

Como o próprio nome indica, a função delas é assegurar que não ocorra explosões ou outros problemas, devido a uma situação que fuja do funcionamento padrão da caldeira.

A instalação da válvula de segurança é prevista pela ASME I e pela NR13, que considera um risco grave e iminente a inexistência dela ou sua calibração acima da PMTA.

 

Sistema de controle

Este equipamento possui parâmetros que são configurados. Também permite ligar e desligar válvulas, controlar as etapas dos processos, entre outros.

Por isso, além de controlar, este sistema também monitora o desempenho da caldeira.

 

Caldeira flamotubular da Imtab: diferenciais que estimulam o investimento

Como você viu, toda caldeira flamotubular possui muitos componentes para garantir uma operação eficiente e mais segura. Mas, além destes componentes, um equipamento eficiente possui alguns diferenciais, elevando a qualidade.

A caldeira flamotubular da Imtab, por exemplo, possui:

  • Grelha móvel, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;
  • Volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo;
  • Chassis Metálico, evitando onerosas obras civis;
  • Câmara de Reversão Inclinada, evitando acúmulo de resíduo sobre o arco;
  • Grelhado Móvel suspenso, que exige menor índice de manutenção.

Portanto, a caldeira flamotubular da Imtab se comporta como uma das melhores opções do mercado caldeireiro, estimulando o investimento no equipamento.

Veja detalhes da caldeira flamotubular e conheça suas aplicações principais que vão elevar a produtividade da sua indústria.

Caldeira flamotubular IMTAB: clique e faça um orçamento!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel - […] a caldeira é um gerador de vapor essencial em diversos processos industriais. Ela possui vários componentes, cada um com…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2 + 15 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Acompanhe-nos nas redes sociais!