Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

5 mar, 2024 | Caldeiras industriais | 0 Comentários

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética.

Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa forma, evita que ela atinja o limite de produção.

Para isso, uma das soluções é converter a grelha fixa da caldeira pela grelha móvel. Essa conversão pode fazer com que a geração de vapor da caldeira cresça em até 15%. E o consumo de biomassa pode chegar a uma redução próxima de 20%.

Mas o ganho de produtividade é apenas um dos muitos benefícios dessa conversão. Leia este artigo para entender a importância da grelha em caldeiras, além dos principais benefícios de usar a caldeira com grelha móvel.

Grelhas: componentes essenciais para maior eficiência da caldeira

Grelhas: componentes essenciais para maior eficiência da caldeira

Como destacado, a caldeira é um gerador de vapor essencial em diversos processos industriais. Ela possui vários componentes, cada um com sua função para promover o melhor desempenho. 

Nesse sentido, a grelha é um dos principais auxiliares da combustão, sendo parte integrante da fornalha (queimador industrial). 

Fabricada com elementos fundidos, ela contribui com a eficiência da liberação de calor para a rápida secagem do combustível escolhido. Além disso, retém, momentaneamente, cinzas e resíduos gerados durante a queima.

Em caldeiras, a grelha fixa e a grelha móvel são as mais comuns, com algumas diferenças:

Grelha fixa

Com um sistema de combustão inclinado, pode ser aplicada para a queima de cavaco, toletes ou lenha em toras.

Neste componente, a alimentação do combustível ocorre por meio da colocação sobre a grelha. Portanto, a força da gravidade promove o deslocamento do material, enquanto a combustão acontece.

Grelha Móvel 

Como o próprio nome destaca, ela realiza um movimento de avanço e recuo. Por isso, o combustível tomba à medida que avança sobre ela. 

A inclinação deste modelo proporciona um escoamento do combustível muito mais uniforme. Desse modo, gera uma queima mais uniforme, além de uma economia significativa.

Como você pode constatar nessas definições, a caldeira grelha móvel tende a ser muito mais eficiente no quesito de produtividade e economia.

Contudo, se a indústria tem uma caldeira grelha fixa, você não precisa trocar todo o equipamento para ter uma caldeira grelha móvel (e todos seus benefícios)! Basta realizar a conversão do grelhado, sem a necessidade de trocar a caldeira.

Benefícios da conversão para grelha móvel

Para aumentar a eficiência de caldeiras que estão no limite da produção, converter o grelhado fixo pela opção de grelha móvel é, como vimos, uma das melhores opções, principalmente devido às suas muitas vantagens.

Inicialmente, a conversão para a grelha móvel com o acoplamento ao queimador industrial pode resultar em um aumento de até 15% na geração de vapor.

Além da maior produção de vapor, a conversão do sistema de queima leito fixo para a grelha móvel resultará também nas seguintes vantagens abaixo:

  • Maior estabilidade na pressão;
  • O grelhado móvel é suspenso, resultando em menor índice de manutenção;
  • Capacidade de produção de vapor constante sem arrastes de condensado;
  • Ganho na produtividade em até 8%, essencialmente por receber um vapor com melhor título;
  • Proporciona um melhor e mais uniforme escoamento do combustível;
  • Redução da queima de biomassa em até 17%, além de aceitar combustíveis sólidos com maiores graus de umidade;
  • Eliminação total de fumaça e de particulados na saída da chaminé, tornando a produção de energia mais sustentável.
  • Gera apenas cinzas residuais, que serão retiradas posteriormente.

A caldeira grelha móvel foi desenvolvida também para contribuir com as correções de emissões de gases e particulados para ocasiões em que o cliente foi intimado pelo órgão fiscalizador federal (Conama) e locais (IMA-SC, Cetesb-SP, Fepam-RS etc). 

Para, assim, adequar as emissões conforme legislação ambiental vigente.

Diante disso, a conversão da caldeira grelha fixa para a grelha móvel tem tudo para representar uma excelente opção para sua indústria.

Caso opte por essa conversão, converse com nossos especialistas e técnicos para entender como a Imtab pode ajudar a sua indústria.

Convidamos você a conhecer a Caldeira Flamotubular Zeus, da Imtab e todas as suas aplicações.  

Clique e fale com os especialistas da Imtab!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

4 + 1 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Acompanhe-nos nas redes sociais!