Óleo térmico: como funciona a troca de calor na indústria?

20 set, 2024 | Aquecedor de fluido térmico | 0 Comentários

Em processos industriais, o aquecedor de fluido térmico é um equipamento utilizado em muitas aplicações. Mas, você já parou para pensar em quais são os fluidos mais comuns? O óleo térmico é um deles, talvez o principal!

Ele é o meio pelo qual o calor é transferido de uma fonte geradora para máquinas industriais, proporcionando uma série de vantagens em relação a outros métodos de troca de calor.

Você quer saber mais sobre o que é e como funcionam os óleos térmicos? Então continue acompanhando o artigo!

O que é o óleo térmico?

O que é o óleo térmico?

O óleo térmico é todo e qualquer fluido que, em um determinado sistema, cumpra o papel de condutor de energia térmica da fonte geradora de calor até os pontos de consumo.

Logo, desempenha basicamente três funções: aquecer, refrigerar e permitir a manutenção de calor nos equipamentos.

Ou seja, ele é usado em processos que envolvem a transferência de calor. Mesmo em temperaturas extremas, ele não sofre alterações em seu estado físico, garantindo sua utilização em diferentes maquinários e por muito tempo. 

Características principais dos óleos térmicos

Os óleos térmicos são importantes em razão de algumas de suas características principais, com destaque para:

Eficiência na transferência de calor

O óleo térmico possui alta capacidade de absorver e transferir calor. Com isso, garante um aquecimento rápido e uniforme de maquinários.

Suporta uma ampla faixa de temperatura

Permite uma ampla faixa de temperatura, sejam elas muito baixas ou extremamente altas, atendendo às necessidades dos sistemas de fabricação.

Segundo a Rodun International BV, a variação pode ser muito grande, com produtos diferentes disponíveis para uma faixa de temperatura de −115 °C a + 400 °C.

São mais seguros

Quando comparado a outros fluidos, possuem baixa pressão de vapor e são menos voláteis. Ou seja, reduzem o risco de vazamentos e aumentam a segurança operacional.

Logo, oferecem maior segurança para funcionários em sistemas de transferência de calor industrial.

Versatilidade

Os óleos térmicos são muito versáteis. Eles podem ser utilizados em diversos processos industriais, como aquecimento de moldes e óleo vegetal para frituras, secagem, polimerização, entre outros.

Vida útil prolongada

Ao escolher o óleo térmico adequado e realizar a manutenção correta do sistema, do aquecedor e dos maquinários, a indústria garante uma longa vida útil do fluido térmico.

Segundo artigo da Cadium, um bom óleo térmico pode atuar em vários ciclos por um período de 500 horas ininterruptas, sem qualquer tipo de degradação.

Boa fluidez

Estes fluidos circulam facilmente pelos sistemas industriais, garantindo uma transferência de calor eficiente.

Como funcionam os sistemas de óleos térmicos?

Como funcionam os sistemas de óleos térmicos?

Um sistema térmico deste tipo funciona em circuito fechado. Nele, o óleo recebe energia térmica gerada por um aquecedor, tendo sua temperatura elevada.

Conforme aquece, ele é, então, bombeado para os pontos de consumo, nos quais há a troca térmica (transferência de calor). As máquinas são aquecidas e a temperatura do fluido cai.

Em seguida, o fluido retorna para o aquecedor para reiniciar o ciclo.

Dessa forma, cabe ao óleo térmico permitir a condução do calor com o mínimo de perdas até o seu destino.

Como você viu, o aquecedor de fluido térmico é imprescindível. Então, aproveite e conheça a solução da Imtab com este propósito. Solicite a ficha técnica deste equipamento.

Aquecedor de fluido térmico

Aplicações principais do óleo térmico

Os óleos térmicos são utilizados em segmentos industriais onde há a necessidade de aquecimento indireto. Além disso, demandados nas seguintes indústrias e seus respectivos processos:

  • Alimentícia: utilizado no aquecimento de fornos e de óleos vegetais para fritura;
  • Química: necessário no aquecimento de reatores;
  • Têxtil: usado no acabamento e termo-fixação das cores nos tecidos;
  • Automobilística e de Eletrodomésticos: aplicado no aquecimento de estufas de secagem de pintura;
  • Papel: empregado para aquecimento de capotas industriais que jogam ar quente sobre o rolo compactador, auxiliando na velocidade de secagem do papel;
  • Madeireira e de Móveis: amplamente utilizado no aquecimento das prensas e das resinas para fabricação de compensados e aglomerados.

Tenha geradores de calor eficientes em seu processo industrial!

Como você acompanhou, o aquecedor de fluido térmico é o coração de um sistema de transferência de calor do óleo para diferentes processos e máquinas.

Mas, antes, a fornalha de gás quente gera energia térmica com a máxima eficiência para diversos segmentos industriais.

Esse processo gera calor para o aquecedor de fluido térmico. Como já destacado, ele aquece o óleo antes de circular por um sistema.

Para fabricar essas soluções, a Imtab trabalha há mais de uma década com excelentes profissionais e seguindo as diretrizes internacionais.

Desenvolve tecnologias para vários segmentos, permitindo a máxima eficiência na geração de energia térmica para processos diversos.

Baixe o catálogo e tenha acesso aos equipamentos, especificações e vantagens de cada um de nossos modelos:

Catálogo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo IMTAB

Catálogo Imtab

Energia sustentável: como aplicar nas empresas

A busca pela sustentabilidade é um dos grandes desafios da humanidade. Para isso, governos e indústrias investem em energia sustentável. Desse modo, visam o atendimento da demanda e o menor impacto ambiental possível. Este é um conceito que nunca esteve tão em...

Indústria de base: como gerenciar os processos?

A indústria de base é um dos setores econômicos que mais gera valor para o Brasil, fornecendo insumos e materiais necessários para as demais áreas. Porém, não é sempre assim. Seu negócio sofre com baixas margens de lucro, eficiência reduzida e tem metas não batidas?...

Energia de biomassa: veja 5 vantagens

O mundo passa por uma transformação na forma com que gera e consome energia. Gradualmente, os combustíveis fósseis são trocados por fontes renováveis. Um dos protagonistas dessa transição é a energia de biomassa. E pode comemorar: o Brasil é um dos atores principais!...

Imtab recebe a certificação ASME!

Ao longo da sua história, a Imtab sempre priorizou a qualidade, tecnologia e sofisticação de seus produtos e serviços, buscando trazer a melhor solução para seus clientes.  E, uma conquista que enche a empresa de orgulho, é a certificação ASME em dois itens: selo U e...

Torrefação do café: saiba o que é e entenda a importância

Você sabia que a torrefação do café é um dos principais fatores que oferecem as características sensoriais do grão? Quando verde, eles ainda não têm o sabor e o aroma característicos desta bebida. Temperatura e tempo de exposição à torra definem essas características...

Saiba mais sobre os fertilizantes organominerais e a secagem deles

Essenciais para a correção de solos agrícolas, os fertilizantes organominerais contribuem para o desenvolvimento de lavouras e crescimento saudável das plantas.  Atualmente, com o avanço da tecnologia, a produção e o uso deste tipo de adubo é crescente no campo. Seus...

Indústria de papel: como funciona a secagem no segmento?

A atuação da indústria do papel está presente no nosso dia a dia de diversas formas, fornecendo produtos essenciais para várias áreas. Mas, para a fabricação deste material, a qualidade do processo de secagem é fundamental. Quando bem realizada, ela ajuda a reduzir...

Importância da caldeira para os processos industriais

Com o surgimento de tecnologias associadas à indústria 4.0, o setor produtivo está em constante evolução. Focados na redução de custos e ganho da qualidade, os processos industriais são continuamente aprimorados. Um fator que contribui com isso é o vapor gerado pelas...

Saiba mais sobre a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador

Para a conservação de grãos após a colheita, a secagem é uma operação essencial. Ela ocorre a partir do aquecimento do ar gerado por fornalhas e utilizado em secadores. Mas, para maior eficiência dessa operação, adotar o sistema defagulhador e redemunhador é...

Caldeira flamotubular: o que é e quais são seus principais usos?

Comuns em diferentes segmentos industriais, as caldeiras são equipamentos bastante importantes. Elas são usadas para a geração de vapor através da troca térmica entre a energia do combustível e a água. Dentre as opções, a caldeira flamotubular se destaca....

Acompanhe-nos nas redes sociais!