Amplamente utilizado em processos industriais que requerem alta temperatura, o aquecedor de fluido térmico é um equipamento que ganha cada vez mais notoriedade em muitas indústrias.
Basicamente, este equipamento é o coração de um sistema de aquecimento de fluido térmico cuja função é aquecer fluidos a altas temperaturas, que realizarão a troca de calor em ambientes produtivos.
Saiba agora como funciona um aquecedor de fluido térmico, além das vantagens e características importantes que merecem atenção.
Aquecedores de Fluido térmico: O que são?
De forma geral, todo fluido térmico é caracterizado como um composto que possui aquecimento específico e propriedades de refrigeração que o tornam útil para variados processos industriais que envolvam a transferência de calor.
Dessa maneira, quando há o uso deste fluido, não ocorrerá a mudança de fase, ou seja, o elemento não irá ferver quando aquecido, diferentemente da água que mudará da fase quando atinge 100ºC.
Diante disso, algumas são características que todo bom fluido térmico deve apresentar:
- Baixa temperatura de solidificação;
- Boa estabilidade térmica;
- Elevada condutividade térmica;
- Ponto de fulgor mais elevado;
- Serem quimicamente inertes;
- Apresentam viscosidade mais baixa.
Dessa forma, um bom aquecedor de fluido térmico terá como função central realizar o aquecimento de diferentes fluidos, com a responsabilidade de fazer as trocas de calor em ambientes industriais com a máxima eficácia.
Modo de funcionamento de um aquecedor de fluido térmico
O aquecedor de fluido térmico é conhecido como o equipamento principal de um sistema de fluido térmico, indicando o componente responsável pela transferência de calor para o fluido.
Considerado o “coração” do sistema de aquecimento, o aquecedor de fluido térmico consiste basicamente em um grelhado, a câmara de combustão e as serpentinas. O modo de funcionamento é simples, ocorrendo em um circuito fechado:
À medida que o fluido térmico vai sendo aquecido, ele é continuamente conduzido até as máquinas e equipamentos industriais que necessitam de calor nos processos. Assim que esse calor é utilizado, vai ocorrendo a troca de calor, ou seja, à medida que o equipamento vai sendo aquecido, o fluido, por consequência, vai perdendo calor.
Com essa troca de calor realizada, o fluido retorna até a serpentina, sendo novamente aquecido e reenviado para a máquina/equipamento dentro da indústria. Com isso, o fluido circula continuamente, representando um sistema em circuito fechado.
Componentes relacionados à um aquecedor de fluido térmico
Como citamos anteriormente, um aquecedor de fluido térmico é parte central de um sistema de fluido térmico, sendo o principal responsável pelo aquecimento do fluido para diversas necessidades.
Entretanto, há também outros componentes imprescindíveis para que todo o conjunto relacionado ao aquecimento do fluido funcione da forma correta. São eles:
– Bombas centrífugas: Estas bombas têm a responsabilidade de fazer o bombeamento do fluido, mantendo-o em circulação constante dentro do sistema, possibilitando que a troca térmica seja realizada sem interrupções;
– Rede de distribuição: Representada pelas tubulações de aço carbono, por onde o fluido passa, sem que tenha perda de temperatura;
– Válvulas: responsáveis por dar direcionamento ao fluxo de fluido dentro do sistema de aquecimento. Elas têm a função de também realizar o controle do volume de fluido necessário para garantir a eficiência dos sistemas;
– Selo térmico: É representado por um tanque menor, necessário para proteger o óleo (fluido), deixando o tanque de expansão com menos de 60°C;
– Tanque de expansão: dentro do sistema de aquecimento, o tanque de expansão faz a absorção do óleo quando ele está com o volume mais dilatado.
– Consumidor de calor: Representam os equipamentos que serão aquecidos no sistema, em geral maquinários e equipamentos industriais;
Além destes componentes, o aquecedor de fluido térmico deve garantir que a temperatura se mantenha estável dentro do sistema, sem grandes perdas de calor ou fuga de temperatura. Também não deve gerar desgaste excessivo do fluido, reduzindo sua qualidade.
Aquecedor de fluido térmico VULCANO: Qualidade e eficiência na troca térmica
Todo bom aquecedor de fluido térmico possui a capacidade para trabalhar em altas temperaturas e para funcionar também com temperaturas de até 350 a 400 °C, sem que prejudique o desempenho.
Esse é o caso do aquecedor de fluido térmico Vulcano, da Imtab. Além de muitas qualidades inerentes a todo bom aquecedor, o Vulcano:
- Tem uma grelha móvel que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;
- Apresenta volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o arraste de material particulado para a atmosfera;
- A construção verticalizada aumenta o tempo de permanência dos gases na área de combustão, ampliando significativamente a eficiência da queima;
- Construído sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis.
Por fim, o grelhado é móvel e suspenso, exigindo, com isso, menor índice de manutenção.
Aproveite e conheça o aquecedor de fluido térmico da Imtab, que alia maior qualidade e eficiência aos sistemas produtivos.
0 comentários