Na produção de grãos, os processos de secagem são os maiores responsáveis por manter a qualidade fisiológica dos grãos durante o armazenamento. Neste sentido, a secagem indireta de grãos é uma das melhores estratégias para garantir a máxima qualidade do produto.
Caracterizado como sendo um processo artificial que retira a umidade do produto, a secagem indireta de grãos se torna ainda mais essencial para secar grandes quantidades, como é o caso da produção brasileira de soja.
Mas, os processos de secagem indireta de grãos têm uma importância ainda maior na qualidade destes grãos, fato esse que induz sua adoção por muitos agricultores. Para conhecer esses benefícios, conheça nosso artigo de hoje.
Por que secar grãos por meio de métodos artificiais?
Logo após a colheita, a umidade de sementes e grãos normalmente é elevada. A manutenção dessa umidade mais alta por muito tempo contribui para acelerar o processo de deterioração em função das atividades metabólicas, do consumo de reservas, liberação de energia e, por conseguinte, diminuição da sanidade e da qualidade das mesmas.
Para solucionar isso, agricultores optam pela secagem de grãos, caracterizada como uma operação que visa reduzir o teor de umidade do produto, até que ele atinja um nível adequado para a sua estocagem sem perder a qualidade.
Para realizar essa secagem, podem ser adotados métodos naturais ou artificiais. Porém, para grandes massas de grãos o uso de equipamentos sacadores (secagem artificial) é a forma mais eficaz de secagem.
Estes secadores serão responsáveis por aumentar a velocidade do processo de secagem, proporcionando um fluxo de ar aquecido num ambiente fechado, cuja umidade e velocidade do ar são controlados constantemente.
Princípios da secagem indireta de grãos
A secagem de grãos um processo que ocorre de acordo com as propriedades higroscópicas. Nessas propriedades o fluxo de vapor de água ocorre no sentido da maior para a menor pressão parcial de vapor.
Dessa forma, o aquecimento do ar realizado pela secagem artificial determina a redução da umidade relativa e o consequente aumento do potencial de retenção de água. A secagem de sementes, mediante convecção forçada do ar aquecido, estabelece dois processos que ocorrem simultaneamente:
- Transferência da água superficial das sementes para o ar; e
- Movimento de água do interior para a superfície das sementes, decorrente do gradiente hídrico entre essas duas regiões
Neste contexto, investir em secagem representa um processo bastante importante para acelerar o processo e garantir a manutenção da qualidade dos grãos, refletindo diretamente na alta rentabilidade.
Importância da secagem indireta de grãos
A secagem indireta de grãos é, no atual momento, um dos grandes aliados para agricultores.
Para essa secagem são adotados o que chamamos de secadores, neles a energia térmica dos gases provenientes da combustão será encaminhada a um trocador de calor, que tem a finalidade de aquecer, indiretamente, o ar de secagem ou uma segunda substância, como, por exemplo, uma caldeira geradora de vapor.
Estes secadores com aquecimento indireto destinam-se a produtos agrícolas que requerem temperatura mais controlada – porém que não seja muito alta durante a secagem – Esse é o caso da secagem de sementes e café cereja descascado.
Esse processo apresenta ainda algumas vantagens importantes, tais como:
- Permite uma secagem muito mais limpa (sem gás contaminante);
- Resulta em economia de combustível (+/- 20%);
- Melhor eficiência no controle da temperatura;
- Possibilita melhor eficiência na combustão;
- O risco de incêndio será eliminado.
Benefícios da secagem indireta de grãos no quesito qualidade
Como já foi salientado, a secagem indireta de grãos é um processo tecnológico de grande importância para a produção de sementes e grãos de alta qualidade, pois permite, dentre outros fatores;
- Redução do teor de umidade (água) em níveis mais adequados para o armazenamento;
- Preserva as sementes de alterações físicas e químicas, impedindo que o excesso de umidade induza essas alterações;
- Torna possível a manutenção da qualidade inicial durante o armazenamento, possibilitando colheitas mais próximas da maturidade fisiológica.
Por fim, quando realizada corretamente, a secagem indireta de grãos trará efeitos bastante benéficos para todo o armazenamento dos grãos, permitindo que esse processo seja realizado com muito mais eficiência, economia e segurança.
Esse processo também contribui com a menor ocorrência de pragas, além da redução do risco de problemas qualitativos e quantitativos.
Gostou? Então aproveite e conheça a linha de produtos da Imtab.
Gostei,
Material interessante e muito bom.