A secagem industrial é um procedimento comum na indústria de alimentos e na indústria farmacêutica, por exemplo. Este processo usa cada vez mais tecnologia para auxiliar na conservação de diversos perecíveis nessas indústrias.
Por meio da secagem industrial, diminui-se substancialmente o volume de água presente nos alimentos, fármacos e produtos agrícolas, elevando a sua pressão osmótica e impedindo a proliferação de microrganismos que promovem a sua decomposição.
E, com o avanço da tecnologia, os secadores industriais estão cada dia mais eficientes, controlando com maior eficácia as variáveis que influenciam neste processo.
Neste artigo, entenda o que é a secagem industrial e quais são as tecnologias que ajudam neste processo, trazendo mais eficiência para todas as operações e para a entrega dos produtos finais.
Secagem industrial: entendendo a importância do processo
A secagem industrial é a operação, pela qual há a retirada da umidade contida nos diversos materiais, sendo este o objetivo principal do processo. Com isso, a deterioração biológica ou química do produto é reduzida, assim como os custos de transporte.
Os princípios de secagem industrial baseiam-se na transferência de calor do ar para o produto, e, ao mesmo tempo, por fluxo de vapor de água do produto para o ar.
Neste processo ocorre a transferência da água da superfície do produto em questão para a atmosfera e a movimentação da água do interior para a superfície dos produtos.
Mas, para aumentar a eficiência deste processo, muitas indústrias estão optando cada vez mais pelo uso da tecnologia de ponta. Elas investem em equipamentos capazes de otimizar a secagem industrial.
Secadores industriais: a melhor tecnologia de secagem
A secagem industrial é um processo muito antigo e bastante conhecido, mas mesmo assim é bastante complexo, principalmente quanto ao controle de variáveis como temperatura, umidade e pressão.
Com o avanço da tecnologia, todo o ajuste e controle dos níveis relacionados a essas variáveis são feitos por meio de equipamentos de secagem industrial.
Os secadores industriais são adotados para processar eficientemente grandes quantidades de materiais a granel que precisam de níveis reduzidos de umidade. Dependendo da quantidade e da composição do material, esses equipamentos são desenvolvidos especificamente para atender às necessidades do processo.
Além disso, na secagem de sólidos, a transferência de calor e de massa são aspectos críticos dentro da secagem industrial. Por isso, a tecnologia é desenvolvida para considerar essas características como ponto-chave.
Normalmente, estes equipamentos possuem 2 tipos de fontes de calor: direta e indireta.
Na secagem direta, o calor é fornecido pelo ar de secagem. Já na secagem indireta, fornecido por outro meio, como por exemplo, a condução, radiação, campo elétrico de alta frequência e até microondas.
Estes secadores também costumam operar de 2 modos diferentes:
- Modo Contínuo, com regime permanente e alimentação ininterrupta;
- Modo de Batelada/semi-batelada. Neste caso, a operação é intermitente ou cíclica, além de apresentar regime não permanente.
Vale ressaltar também que todo o processo de secagem passa por 3 períodos comuns:
- No primeiro período ocorre uma elevação gradual da temperatura do produto e da pressão de vapor do líquido;
- Em seguida: o processo alcança um ponto de equivalência na transferência de calor e de massa. Com isso, é gerada uma velocidade constante;
- No terceiro período a taxa de secagem começa a lentamente decrescer. É neste momento que o produto alcança o ponto de equilíbrio em relação ao ar, indicando que o processo foi finalizado.
Equipamentos Imtab para otimizar a secagem
Além da tecnologia adotada especificamente na secagem industrial de produtos diversos, há também o avanço da tecnologia de equipamentos destinados à geração de gás quente para secadores, como é o caso das Fornalhas e Geradores de Gás Quente desenvolvidos pela Imtab.
Para esses segmentos, a Imtab oferece como tecnologia:
- Gerador de Ar Aquecido para Secagem Indireta;
- Fornalha de Gás Quente para Secagem Direta.
Entre as vantagens capazes de otimizar a secagem, estes equipamentos apresentam como principais características:
- Possui grelha móvel suspensa, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade, tais como: biomassa e resíduos agrícolas oriundos da lavoura;
- Apresenta volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente a geração de material particulado;
- Possui câmara de reversão inclinada, evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;
- Por ser móvel, o grelhado apresenta reduzido índice de manutenção;
- Apresenta sistema de Trocadores à seco sem necessidade de uso de água ou vapor.
Além de toda essa tecnologia, estes equipamentos são construídos sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis.
Dessa forma, há a necessidade de fazer uma análise detalhada dos equipamentos e de seus diferenciais para encontrar aquela tecnologia que atenda às necessidades da indústria em seus processos de secagem.
Por meio destas tecnologias, a secagem industrial será otimizada, principalmente devido ao aumento da capacidade de controle de queima e da temperatura dos gases.
Continue acompanhando o blog da Imtab e saiba tudo sobre alguns equipamentos que ajudam a otimizar sua indústria.
0 comentários