O desenvolvimento da indústria é cada vez mais dependente da energia. A secagem de produtos agrícolas e o aquecimento de máquinas e ambientes, por exemplo, dependem da produção de energia térmica. Para isso, o uso de uma fornalha de gás quente é fundamental.
Esse equipamento permite maior eficiência e rendimento térmico aos diferentes sistemas. Além disso, assegura a queima completa do combustível, convertendo energia química em energia térmica.
Vale destacar também que a instalação de uma fornalha de gás quente, especificamente em indústrias e agroindústrias, garante retornos benéficos à indústria. Para conhecê-los, acompanhe o artigo!
O que é uma fornalha de gás quente?
A fornalha de gás quente é um dispositivo projetado para garantir a queima completa de combustíveis, de modo eficiente e contínuo, visando o aproveitamento da energia térmica liberada na combustão.
Por essa característica, a fornalha é um equipamento ideal para um processo de secagem de grãos com eficiência energética.
Há, basicamente, dois tipos de fornalhas:
Fornalha com aquecimento direto
Esse modelo de fornalha tem sua energia térmica proveniente dos gases resultantes da combustão, a energia é utilizada diretamente na secagem dos produtos.
Fornalha com aquecimento indireto
Nesse modelo, a energia térmica dos gases provenientes da combustão é encaminhada a um trocador de calor, que aquece indiretamente o ar de secagem.
Com esse equipamento, a energia térmica passa a ser totalmente isenta de impurezas para produtos com maior rigor de qualidade. Assim, beneficia as agroindústrias e industrias que dependem da secagem sem contaminantes.
3 benefícios ao ter uma fornalha de gás quente
Conheça 3 benefícios de utilizar uma fornalha de gás quente nos processos industriais, como a secagem:
1. Usa biomassa com grande eficiência
A fornalha de gás quente oferece a possibilidade de gerar energia térmica através de fontes alternativas, caso da biomassa, contribuindo com a redução no uso de combustíveis fósseis.
Entre os combustíveis renováveis, destacam-se:
- Serragem;
- Casca de pinus, eucalipto, arroz, soja e cacau;
- Cavaco de madeira;
- Resíduos de serraria;
- Pellets;
- Sabugo e palha de milho;
- Caroço de algodão e açaí;
- Fibra de palma;
- Bagaço da cana, entre outros.
2. Possuem facilidade de operação
A fornalha oferece benefícios operacionais, com destaque para:
- Dimensões compactas;
- Fácil instalação junto aos secadores e caldeiras;
- Condução eficiente dos processos operacionais e de manutenção;
- Ampla capacidade de geração de gás quente, atendendo a demanda da indústria e da agroindústria;
Além disso, uma boa fornalha consegue alcançar alta eficiência, aliando maior potência na geração energética com baixo consumo de combustível.
3. Gera gás quente de forma mais econômica e sustentável
Por usar combustíveis “limpos” e economicamente corretos, caso das diversas formas de biomassa, esse tipo de fornalha garante economia à indústria, além de ser economicamente sustentável.
Além disso, possibilita um menor custo para o processo de combustão da biomassa, principalmente em comparação com outros combustíveis.
Fornalha de gás quente Hércules: otimiza processos e aumenta a eficiência
Você viu que a fornalha é essencial em muitos processos industriais.
Assim, para atender o mercado específico, a Imtab fabrica a melhor fornalha de gás quente do mercado, levando eficiência e otimizando processos: a Fornalha Hércules.
Além dos benefícios já apresentados, a fornalha Hércules possui uma série de vantagens:
- Grelha móvel;
- Volume adequado da fornalha;
- Câmara de reversão inclinada;
- Chassis metálicos.
Conheça as principais características da Fornalha de Gás Quente Hércules e veja porque essa é a melhor solução para a sua indústria.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks