Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

1 mar, 2024 | Fornalha, Processo de secagem, Secagem de grãos | 0 Comentários

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível.

Atividade versátil e eficiente, a secagem é realizada através do uso de secadores rotativos e fornalhas que geram calor. Eles retiram a umidade da areia e aumentam a eficiência dessa etapa crucial dentro da mineração.

Neste artigo convidamos você a entender a importância da secagem de areia para uso na construção civil, assim como o padrão de funcionamento do processo.

Secagem da areia com secadores rotativos: entenda o processo

Na construção civil, a areia é usada nas mais diferentes granulometrias. Além disso, ela é aplicada desde a fundação até a cobertura da grande maioria das obras.

A areia nada mais é do que a parte miúda, resultante da deterioração de rochas causada por processos naturais ou por meio de processos mecanizados. 

Nesse contexto, a secagem da areia está relacionada à redução da umidade até porcentagens recomendadas e mais seguras, através de um secador rotativo industrial.

Neste equipamento, o produto é transportado por meio de superfícies que dissipam o calor, conhecidas como aletas. Elas podem ser contra ou a favor da corrente de ar presente no cilindro.

A fornalha oferece calor ao secador rotativo. Nesse contexto, a fornalha a biomassa substitui o gás natural ou GLP e oferece maior economia ao processo de secagem da areia.

Por que secar a areia usada na construção civil?

Secagem de areia na construção civil

A areia é um dos agregados utilizados mais utilizados na construção civil, representando os insumos minerais mais consumidos no mundo.

O concreto, por exemplo, utiliza em média por metro cúbico, 42% de agregado graúdo (brita), 40% da areia, 10% de cimento, 7% de água e 1% de aditivos químicos, segundo o geólogo Fernando Mendes Valverde.

Por representar quase metade da composição do concreto, a areia deve apresentar grande qualidade, assegurando a durabilidade e o desempenho das estruturas construídas, como relatado neste amplo estudo sobre o uso da areia na construção civil.

Porém, por serem produtos de baixo valor unitário, o custo do transporte encarece o preço para o consumidor final. E, muitas vezes, a escolha pelo menor preço pode significar a compra de um material extraído com qualidade duvidosa.

Para evitar maiores problemas, preste atenção na granulometria e umidade da areia.

O excesso de umidade pode levar à perda de resistência do concreto e prejudicar a permeabilidade do material, como destacado neste artigo. Assim, implicando em diversas patologias e em casos mais sérios podendo colocar em risco a resistência da estrutura.

A melhor estratégia para evitar tais problemas é fazer com que a areia passe por um processo de secagem específico, responsável pela redução da umidade da areia até níveis aceitáveis.

Assim, o uso de um secador rotativo industrial é, novamente, uma ótima opção.

Secagem uniforme e muito mais eficaz da areia

Utilizado na pré-secagem e secagem dos mais diferentes produtos e segmentos, com a areia sendo um deles, o secador rotativo industrial funciona mediante um tambor rotativo do tipo com eixo horizontal. 

Dentro dele são montados vários tipos de pás; de rebatimento, de avanço e de alto rendimento. Elas favorecem a troca térmica entre os gases quentes e o material a ser submetido à secagem, caso da areia.

Dessa forma, fornalhas e queimadores especiais geram gases quentes, que convertem o combustível em energia (calor). 

Portanto, esses secadores trabalham em “contracorrente”. Ou seja, o fluxo dos gases quentes é contrário à direção de avanço do material. Tal fato aumenta o rendimento térmico do processo.

No caso da secagem da areia, o material entra em contato com os gases quentes no interior do equipamento sendo rebatido continuamente, o que favorece a secagem. Nesse contexto, as pás especiais se encarregam de fazer o material avançar até a boca de descarga, enquanto o material leve é transportado pelo fluxo dos gases.

Por essas características, esse é um equipamento extremamente confiável, eficiente e que geralmente exige baixo índice de manutenção.

Além disso, a confiabilidade do processo de secagem depende também da fornalha, responsável por reduzir o consumo de energia.

Opte pelas fornalhas a biomassa e melhores os resultados da secagem

Como você viu até aqui, a secagem de areia é um processo imprescindível. Afinal, o objetivo de muitas indústrias é construir sistemas energeticamente mais racionais na secagem da areia. Desse modo, contribuem para a economia de combustível e redução dos custos de secagem.

Adicionado a isso, temos vivenciado uma elevação no preço de diversas fontes de energia, caso do GLP e do gás natural, um motivo de preocupação dentro do setor.

Com isso, o segmento opta pela substituição da fornalha a GLP ou gás natural, que apresenta elevado consumo e custo, pela fornalha a biomassa.

Afinal, é uma excelente opção para substituir a matriz energética da fornalha, principalmente pela capacidade de regular o aquecimento direto e indireto do ar.

Quando comparado com outros combustíveis, a biomassa apresenta uma relação de custo e benefício bastante positiva.

Portanto, a secagem de areia com o melhor custo-benefício será realizada por um secador rotativo alimentado por uma fornalha a biomassa.

Com estes equipamentos, o setor terá resultados mais satisfatórios na secagem de areia tanto do ponto de vista produtivo quanto do ponto de vista econômico e de sustentabilidade.

A Imtab fabrica uma das melhores fornalhas a gás quente do mercado. Clique aqui e conheça todas as suas vantagens.

Clique e fale com os especialistas da Imtab!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

10 + 4 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável?

Devido aos últimos avanços tecnológicos, o uso da energia renovável é crescente em todo o mundo. Mas o “sonho” de toda empresa é usar essa forma de desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. Você acha possível? No cenário pós-pandemia...

Acompanhe-nos nas redes sociais!