Saiba mais sobre a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador

30 out, 2020 | Fornalha | 0 Comentários

Para a conservação de muitos produtos após a colheita, a secagem é uma operação imprescindível. Ela ocorre a partir do aquecimento do ar utilizado nas operações de secagem que provém da energia térmica produzida pela queima de biomassa que ocorre em uma fornalha grelha móvel.

Porém, a queima da biomassa pela fornalha costuma gerar algumas partículas que, quando não filtradas corretamente, podem ocorrer contaminação no produto ou até incêndio no sistema de secagem, elevando custos.

Para evitar essas perdas, faz-se uso de dois equipamentos acessórios bastante utilizados em fornalhas: defagulhador e o redemunhador. Esse sistema é colocado exatamente após a fornalha, sendo responsável pela decantação e filtragem das partículas e filtragem dos gases entregues aos secadores, bem como mistura do ar nos gases para diminuição da temperatura.

Saiba como funciona a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador e veja a importância desse sistema acessório na obtenção de uma produção de gases de melhor qualidade.

 

O que é um defagulhador e um redemunhador associados à fornalha?

Defagulhador e Redemunhadores são equipamentos complementares da fornalha, instalados exatamente após a parte destinada à queima da biomassa para formação dos gases quentes.

A função central deles é fazer a retirada das partículas, oferecendo um gás mais limpo à secagem. O defagulhador é caracterizado como uma câmara primária de partículas responsável pela decantação dos particulados.

Por definição, o defagulhador, é câmara revestida com manta e massa alta temperatura, onde ocorre a decantação primária das partículas maiores e serve para fazer a mistura de ar inicial. 

Já o sistema de filtragem redemunhadores são filtros ciclônicos axiais em que os gases fluem no sentido da tubulação, com o material sólido sendo separado pelos ciclones num movimento tangencial e as fagulhas caem pela tremonha de descarga, ou seja, é o responsável por realizar a filtragem propriamente dita, tendo a função de entregar os gases quentes de melhor qualidade dentro do secador.

 

Partes acessórias excepcionais de uma fornalha

Para que o calor seja gerado para posterior secagem de grãos e outros produtos, o sistema associado às fornalhas é composto basicamente por três partes.

A primeira parte é aquela destinada à alimentação de cavacos (ou qualquer outra forma de biomassa), ou seja, é uma câmara que recebe a matéria-prima a ser queimada. A parte 2 é a fornalha em si, responsável pela combustão e que gera gases à 900 a 950 °C.

Em seguida, há uma terceira parte, que é uma espécie de câmara de decantação primária das partículas, essa conhecida como defagulhador/misturador. Além de decantar as partículas, ela ajuda a baixar a temperatura destas.

Associado à terceira parte, há ainda o sistema de filtragem redemunhador do particulado. Esse sistema é responsável por entregar os gases quentes na entrada do secador com o mínimo de impurezas e sem partículas ou fagulhas acesas, evitando que possam causar incêndios.

 

Sistemas de filtragem redemunhador: aplicações e facilidades

Como já dissemos anteriormente, quando comparado ao defagulhador, o sistema de filtragem redemunhador tem maior importância, pois é o verdadeiro responsável pela filtragem dos gases quentes. Ele apresenta basicamente duas aplicações bastante importantes.

A primeira e mais comum aplicação é seu uso na secagem de grãos ou produtos onde não possa haver qualquer contaminação por partículas, oferecendo um gás mais limpo e livre de impurezas. Uma segunda aplicação é para produtos alimentícios que não podem ter nenhum tipo de contaminação por material particulado.

Além disso, esse sistema de filtragem vem sendo amplamente adotado na indústria, pois substitui totalmente aquelas construções de alvenaria, por ser um equipamento totalmente metálico.

Entre as principais vantagens, esse sistema redemunhador apresenta:

  • Tem baixo investimento em bases civis;
  • Requer menos manutenção, pois é construído de forma metálica;
  • Auxilia na proteção contra faíscas, evitando ocorrências de incêndios;
  • Mais eficiente que os tradicionais realizados em alvenaria.

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça o blog da Imtab.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

12 + 6 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!