Com o surgimento de tecnologias associadas à indústria 4.0, o setor produtivo está em constante evolução. Focados na redução de custos e ganho da qualidade, os processos industriais são continuamente aprimorados.
Um fator que contribui com isso é o vapor gerado pelas caldeiras. Mais modernos, estes equipamentos ajudam o setor a aumentar sua capacidade de produção com mais praticidade, segurança e eficiência.
Você sabe o que são e os principais tipos de processos industriais? E qual a importância da caldeira neste contexto? Confira este artigo e tenha as respostas!
O que são processos industriais?
Os processos industriais são representados por uma série de operações destinadas à fabricação de algum material ou produto. Elas podem ser mecânicas, físicas ou químicas.
Segundo artigo do Sebrae, tais processos permitem que a produção seja projetada, programada e executada de uma forma mais fluida.
Ou seja, através deles, a matéria-prima parte de seu estado bruto e percorre uma série de operações. Isso garante a transformação em um produto, que será comercializado com um cliente.
De forma geral, as fases dos processos industriais são:
- Recebimento do material bruto;
- Condicionamento da matéria-prima;
- Transformação;
- Conversão em produtos.
Esse produto pode ser destinado ao consumidor final ou a um intermediário (outra empresa, por exemplo).
Quais são os principais tipos de processos industriais?
Comuns em todos os segmentos, os processos industriais costumam ter uma divisão em 4 categorias. Veja:
1. Processo industrial contínuo e descontínuo
Esse primeiro processo industrial é subdividido em 2 modelos.
No contínuo, a dinâmica de produção segue um padrão definido de etapas que acontecem de forma ininterrupta. Por isso, é mais comum em indústrias com alta demanda.
No segundo modelo, o ritmo de produção varia de acordo com o horário e turnos previamente definidos. Já os processos mudam conforme o item a ser fabricado, demandando mais ou menos tempo, como ocorre na indústria de alimentos.
2. Processo industrial em lote
Como o próprio nome indica, a produção é definida pela demanda (lote), seguindo a quantidade de pedidos de cada cliente.
Para isso, as máquinas são programadas para produzir a quantidade exata de produto. Dessa forma, permite uma maior assertividade para definir o volume de matéria-prima e de mão de obra para a produção.
A indústria farmacêutica é um dos segmentos que segue esse tipo de processo industrial.
3. Processo industrial discreto
Neste tipo de fabricação, as configurações da linha de produção não são fixas e podem passar por mudanças, visando a adaptação ao perfil de produto que será produzido.
Esse terceiro tipo de produção industrial é comum na fabricação de navios, uma vez que nenhuma embarcação será exatamente igual a outra.
4. Processo industrial por oficina de trabalho
O último dos processos industriais costuma ser aplicado na produção de itens sazonais, que apresentam lotes menores, geralmente feitos sob encomenda.
Neste caso, ao invés de uma ampla linha de montagem, há apenas uma área de produção específica para a fabricação.
Importância das caldeiras nos processos industriais
Bastante demandada em muitos processos industriais, as caldeiras são definidas pela NR-13 como “… equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes…”.
Ou seja, as caldeiras são geradoras e acumuladoras de vapor. Este, por sua vez, é utilizado na indústria de basicamente 3 formas, assim divididas:
1. Vapor destinado ao aquecimento
O vapor pode ser utilizado na troca de calor, comum no setor alimentício, químico e de esterilização.
2. Vapor destinado à movimentação
Dentro de alguns processos industriais, o vapor tem a função de força motriz. Ele será destinado à geração de energia para turbinas de vapor, com destaque para as bombas, compressores, etc.
3. Limpeza e esterilização
O terceiro uso do vapor gerado pela caldeira está associado aos procedimentos de limpeza e esterilização, já que ele atinge altas temperaturas.
Por essa característica, ele tem a capacidade de adentrar superfícies e materiais, eliminando microrganismos.
Tenha a melhor caldeira para seus processos industriais
Os usos do vapor comprovam a importância dele para os processos industriais. Mas, para que isso ocorra, a caldeira é o elemento-chave. Logo, precisa oferecer a máxima qualidade, eficiência e segurança à indústria.
A caldeira industrial é usada em diferentes segmentos industriais, auxiliando em seus processos de produção. Como é caso da:
- Indústria farmacêutica;
- Termelétricas;
- Indústrias têxteis;
- Indústria madeireira;
- Indústria alimentícia;
- Frigoríficos e laticínios;
- Indústria metalúrgicas, entre outras.
Por fim, se você busca alta eficiência energética, economia de combustíveis e redução de emissões para seu processo industrial, a caldeira flamotubular da Imtab é uma ótima opção.
Com capacidade de geração de até 35.000 kg/h e pressão de até 21 bar(g), este equipamento alia alto padrão construtivo, robustez e confiabilidade que valem o investimento.
Então, entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento personalizado, que irá atender a demanda do seu processo industrial!
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks