Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras?
As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham de forma contínua e naturalmente geram resíduos e impurezas durante a queima do combustível e formação do vapor.
Estes, quando não retirados, comprometem a eficiência das caldeiras.
Por isso, convidamos você a conferir a importância do processo de limpeza de caldeiras, assim como os procedimentos que precisam ser adotados para uma melhor performance destes equipamentos!
Limpeza de caldeiras: por que realizar de forma periódica?
Dependendo do tipo e do combustível utilizado, as caldeiras geram imensos volumes de vapor.
Porém, por muitas vezes, a água utilizada pode conter resíduos e impurezas danosos aos tubos da caldeira industrial.
Isso pode acumular incrustações no interior das caldeiras, comprometendo a transferência de calor e causando possíveis picos de superaquecimento, com subsequentes falhas nos tubos.
As corrosões também podem ser danosas e provocar problemas à operação da caldeira.
A limpeza da caldeira permite a identificação e remoção de produtos que geram corrosão, incrustações minerais, lama ou contaminantes do processo (cálcio, magnésio, cobre, ferro e sílica).
Além disso, quando realizada de forma regular, revela a verdadeira condição das partes do equipamento, possibilitando a adoção de medidas preventivas mais efetivas.
Recomendações para promover a limpeza correta de caldeiras
Como você viu, a limpeza de caldeiras é medida fundamental, pois impede o acúmulo de incrustações, sujeira e detritos no interior dos tubos e demais componentes.
No entanto, tão importante quanto realizar a limpeza, é fazer com que este procedimento seja feito da forma certa.
Para isso, a limpeza de caldeiras se divide em três etapas:
- Limpeza alcalina;
- Limpeza ácida; e
- Passivação.
Veja detalhes de cada uma dessas etapas a seguir.
Limpeza alcalina
Faz referência ao processo de higienização realizada em equipamentos novos. O objetivo dessa medida é remover possíveis resíduos de graxas, vernizes e óleos relacionados ao processo de fabricação e montagem.
Esse procedimento depende do uso de produtos químicos com alto poder diluidor, como dispersantes, soda cáustica, fosfatos e complexantes, que possuem capacidade de remover grande parte das impurezas presentes nas caldeiras novas.
Limpeza ácida
A limpeza ácida é o procedimento mais profundo a ser realizado. Ela é capaz de remover as possíveis impurezas não removidas durante o processo de limpeza alcalina.
Nesse caso, a remoção das impurezas é realizada através do uso de diferentes tipos de ácidos, que possuem alto poder de corrosão.
Assim, torna obrigatória a aplicação imediata de inibidores de corrosão nas caldeiras após o processo.
Passivação
A passivação é a última etapa do processo de limpeza das caldeiras. Durante essa etapa, aplica-se uma camada de magnetita (Fe3O4) nas superfícies de proteção no interior das tubulações.
Esta aplicação tem o objetivo de remover resíduos de óxido de ferro acumulados após a limpeza ácida.
Há ainda a necessidade de realizar a limpeza periódica dos tubos, especificamente da caldeira flamotubular. Para isso, duas são as opções:
- Limpeza manual, onde há o uso de escovas de aço apropriadas;
- Limpeza com uso de sistemas específicos, como equipamentos pneumáticos que limpam os tubos de forma mais fácil, rápida e prática;
Sempre solicite os serviços de profissionais capacitados
Para maior eficiência, não se recomenda que os trabalhadores da própria empresa realizem a limpeza das caldeiras, a menos que tenham sido devidamente treinados para tal.
Diante disso, é importante salientar que todo o processo de limpeza de caldeiras deve ser realizado apenas por profissionais habilitados e capacitados para a ação. Essa é a garantia de uma execução mais segura deste tipo de serviço.
Também é fundamental que a gestão da operação da sua caldeira seja bastante eficaz. Nessa gestão, planeje todas as paradas periódicas para limpeza e para manutenção da caldeira.
Por fim, quando sua empresa não negligencia a limpeza de caldeiras em operação, ela estará naturalmente contribuindo para o seu perfeito funcionamento e máxima performance energética!
Aproveite para ler este artigo do blog da Imtab para entender o que são caldeiras industriais e usos principais.
0 comentários