Conheça 5 vantagens da caldeira a biomassa

23 jun, 2023 | Biomassa, Caldeiras industriais | 0 Comentários

O Brasil passa por uma transição de sua matriz energética, substituindo combustíveis fósseis por energia renovável. Neste contexto, cresce também o uso da caldeira a biomassa por parte de indústrias e demais segmentos.

Cada vez mais comum em diferentes processos industriais, o uso da caldeira a biomassa garante ao usuário uma série de benefícios que certamente estimulam seu uso.

Confira as 5 principais vantagens que estimulam a sua empresa a investir em uma caldeira a biomassa.

 

Vantagens do uso da caldeira a biomassa

Vantagens da caldeira a biomassa

Cada vez mais utilizada para a produção de energia, a biomassa apresenta tendência de crescimento no Brasil, com ótimas perspectivas para os próximos anos. Isso pode ser explicado principalmente pelas muitas vantagens que este combustível oferece:

1. A biomassa é renovável e sustentável

Quando utilizada em caldeiras, a biomassa tem como principal sua capacidade de ser renovável e gerar energia limpa, principalmente por permitir o reaproveitamento de resíduos.

A grande maioria do dióxido de carbono emitido durante a queima do combustível em uma caldeira a biomassa equivale à quantidade absorvida para o desenvolvimento da própria planta. 

Dessa forma, o balanço energético da biomassa é mais favorável quando comparado aos combustíveis fósseis.

2. Maior economia na geração de energia

Uma característica comum de toda caldeira a biomassa é a maior eficiência energética. Com isso, toda indústria que usa este equipamento terá significativa redução no custo da geração de energia.

Também vale ressaltar que, quando comparada aos combustíveis fósseis, a biomassa é mais econômica. Da mesma forma, há vários tipos de biomassas disponíveis para caldeiras. Isso faz com que elas sejam facilmente encontradas e com preços mais acessíveis.

3. Custos de manutenção reduzidos

De forma geral, as caldeiras a biomassa são equipamentos bastante modernos. Por consequência requerem pouca manutenção, principalmente em razão da pouca geração de cinzas durante a combustão. 

Algumas caldeiras, inclusive, possuem dispositivos e sensores que monitoram o equipamento e facilitam as manutenções programadas.

Essa modernidade também garante um percentual elevado de eficiência durante a geração de energia, resultando em eficiência e produtividade ainda maiores.

4. Maior confiança do mercado consumidor

Ao adquirir uma caldeira a biomassa, a empresa terá ganhos econômicos importantes, mas estará também adotando condutas que ajudem a minimizar seus impactos ambientais

Tal fato eleva a confiança das partes interessadas que interagem com a empresa, principalmente consumidores e investidores, aumentando a transparência na sustentabilidade ambiental.

O simples fato de ter uma caldeira a biomassa, faz com que a imagem da empresa melhore, ou seja, empresas que se preocupam em adotar ações mais sustentáveis — como o uso de uma caldeira a biomassa — tendem abrir mercado para seus produtos.

5. Ajuda no desenvolvimento e geração de renda regional

O uso da caldeira a biomassa tem a capacidade de contribuir com o desenvolvimento regional, aumentando a renda de toda uma sociedade.

A maior parte das fontes de biomassa (briquetes, resíduos agrícolas, etc.) é produzida na zona rural. Consequentemente há fixação de mão de obra regional, com a geração de empregos e valor para essas regiões.

A caldeira a biomassa também evita ainda o deslocamento populacional para áreas urbanas, local onde as possibilidades de crescimento são relativamente reduzidas. Os trabalhadores geram biomassa e têm renda com isso.

Sem sombra de dúvidas, ter uma caldeira a biomassa é uma excelente oportunidade para que a indústria torne sua geração energética mais sustentável.

Por exemplo, a Caldeira Flamotubular da Imtab, dentre as suas vantagens, possui tecnologia que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade, grelhado móvel suspenso com menor índice de manutenção e câmara reversão inclinada que evita o acumulo de resíduo dobre o arco. Vale a pena conhecer.

Você pensa em adquirir uma caldeira a biomassa? Entre em contato com a Imtab e continue acompanhando nosso blog.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Limpeza de caldeiras: por que é importante? - […] caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham de forma contínua e naturalmente geram resíduos e impurezas durante…
  2. Qual a importância da eficiência energética em caldeiras? - Imtab - […] industriais, as caldeiras utilizam uma grande quantidade de combustíveis, com destaque para a biomassa, que exige uma parte importante…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

10 + 4 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!