Conheça as melhores práticas de secagem de grãos com as fornalhas Imtab

9 jun, 2023 | Fornalha, Secagem de grãos | 0 Comentários

Para uma correta conservação de produtos agrícolas recém-colhidos, a secagem de grãos é imprescindível, garantindo a preservação e agregando valor aos produtos. Mas, para maior eficiência, adotar as melhores práticas é essencial.

Todas essas práticas dependem, cada vez mais, do uso de secadores de qualidade. Também é necessário ter à disposição as melhores fornalhas do mercado, caso da fornalha Imtab.

Convidamos você a entender quais são as melhores práticas de secagem de grãos, além da importância da fornalha de gás quente da Imtab neste processo.

 

Importância da secagem de grãos após a colheita

Importância da secagem de grãos após a colheita

Assim que a colheita de uma lavoura é realizada, os grãos são conduzidos até silos para que possam ser armazenados. Mas, para que este armazenamento seja mais seguro e permita a manutenção da qualidade do produto, a secagem destes grãos é necessária.

Basicamente, o processo de secagem de grãos é adotado para reduzir o teor de umidade deste produto a um nível adequado. Isso permite que os grãos sejam estocados por um período mais prolongado, sem a perda de qualidade.

Quando ocorre uma boa secagem de grãos, tanto as perdas quantitativas quanto qualitativas são minimizadas.

A secagem de grãos é também uma estratégia que facilita a colheita de grãos com umidade mais elevada. Com isso, o produtor consegue conquistar uma série de vantagens, dentre as quais merecem destaque:

  • Melhor planejamento da colheita, permitindo que ela ocorra de forma planejada e com antecedência;
  • Possibilidade de realizar a colheita por mais horas por dia e mais dias por safra, sem preocupação com a umidade;
  • Menor perda de sementes por deiscência/degrane natural.

 

Práticas mais comuns de secagem de grãos

Práticas mais comuns de secagem de grãos

Na secagem, a massa de grãos passa por um processo responsável por reduzir a umidade até um determinado nível que permita um armazenamento mais seguro e por muito mais tempo.

Para isso, os princípios de secagem se baseiam na transferência de calor do ar para o grão, e, ao mesmo tempo, por fluxo de vapor de água do grão para o ar, secando-o.

Assim, para que a secagem de grãos ocorra, o produtor rural tem a possibilidade de adotar basicamente três processos:

Secagem artificial estacionária – consiste em se forçar o ar através de uma massa de grãos que não se movimentam. Esse método requer precauções especiais relacionadas ao fluxo de ar, umidade relativa e temperatura do ar de secagem.

Secagem artificial contínua – Neste processo, o produto entra úmido no secador e sai seco e relativamente frio, passando apenas uma vez pelo secador. Estes secadores apenas conseguem operar em contínuo quando a umidade de entrada do produto não ultrapassa a 18% (BU – base úmida).

Secagem artificial intermitente – Usada para teores de umidades de entradas excedentes a 18%. Neste processo é necessário que o produto passe por diversas vezes pelo secador antes de completar a secagem.

A intermitência permite que ocorra o transporte de água do interior para a superfície do grão durante o período de equalização, diminuindo a sua concentração dentro do produto.

 

Com a fornalha Imtab, a prática de secagem de grãos será mais eficiente

Para que o processo de secagem de grãos atinja os resultados esperados pelo produtor, é necessário que ele considere uma série de parâmetros de importância, como:

  • Velocidade e tempo de secagem
  • Umidade relativa dentro do secador durante a secagem
  • Temperatura de secagem

É importante salientar que, durante a secagem de grãos, estes parâmetros estão interligados. Ou seja, atuam de forma conjunta e influenciam na eficiência da secagem. O tempo de secagem, por exemplo, tende a diminuir com o aumento da umidade final dos grãos e a temperatura do ar de secagem.

Mas, para que estes parâmetros sejam conquistados durante a secagem é fundamental utilizar a melhor fornalha do mercado: a Fornalha Hércules, da Imtab.

Fabricada pela Imtab, essa é uma fornalha de gás quente que garante a oferta de calor aos secadores com alto grau de eficiência, além de possuir excelente qualidade construtiva.

Recomendada para aumentar a eficiência da secagem de grãos, a fornalha de gás quente Imtab consegue gerar calor de até 30.000.000 kcal/h com uma temperatura de até 1300°C.

Garantidora de uma série de vantagens, a Fornalha de Gás Quente Hércules é essencial para as agroindústrias que realizam a secagem de grãos e precisam aumentar a eficiência e a economia no uso de combustíveis.

Aproveite para conhecer todas as características da nossa Fornalha de Gás Quente Hércules. Clique aqui e saiba mais.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Secagem de grãos: como funciona esse processo? - Imtab - […] secagem de grãos é baseada em um processo simultâneo de transferência de calor do ar para o grão. E…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

11 + 8 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!