Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

12 jan, 2024 | Fornalha | 0 Comentários

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes.

Ao utilizar a serragem de madeira como fonte combustível, a indústria ganha um grande aliado na produção sustentável de energia. Assim, é preciso utilizar uma fornalha que, associada aos secadores, contribui com a melhora do processo de secagem da serragem.

Por isso, vale conhecer as vantagens dos pellets de madeira na geração energética em indústrias. Além disso, entenda a real importância da escolha da fornalha ideal na secagem da serragem.

Pellets de madeira: aliados da indústria na geração energética sustentável

Um tipo de biomassa cada vez mais utilizado em diferentes processos energéticos, o pellet de madeira é um biocombustível granulado

Ele é produzido à base de biomassa vegetal, moída e compactada em alta pressão, que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor.

Por essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como biocombustível, em substituição ao gás natural, permite que a indústria conquiste inúmeros benefícios associados à sustentabilidade.

Os pellets de madeira são neutros em termos de emissões de gases causadores do efeito estufa, ao contrário do gás natural e dos derivados de petróleo. Ao serem queimados, eles apenas devolvem à atmosfera o carbono retirado da árvore ao crescer.

Além disso, os pellets de madeira são produtos adensados com alto poder calorífico e boa resistência mecânica, em comparação com as toras. Dessa forma, permitem a geração de energia com elevada eficiência calorífica.

A geometria regular e o pequeno tamanho dos pellets de madeira são outros benefícios, pois possibilitam uma alimentação contínua e calibrada das caldeiras e fornalhas.

Por fim, a alta densidade dos pellets de madeira também permite o armazenamento e o transporte mais econômicos. Eles podem ser facilmente descarregados da cisterna de um caminhão para o local de armazenamento nas instalações do cliente.

Portanto, os pellets de madeira beneficiam o meio ambiente e promovem a sustentabilidade, além de resultar em ganhos econômicos.

Secagem de serragem: priorize a eficiência na produção de pellets de madeira

Você sabia que no processo de corte da madeira, até 30% das toras viram serragem e outros tipos de detritos? Esses, quando tratados corretamente, podem ser destinados à produção de pellets de madeira.

Ou seja, recolher esses “restos” é bastante vantajoso. Se eles forem deixados em pilhas para decomposição, como é prática comum em muitas serrarias, vão emitir gás metano, considerado mais danoso à atmosfera do que o gás carbônico.

O recolhimento dos produtos secundários também contribui para a redução do risco de incêndios, uma vez que, ao ficar na área abandonada, servirá apenas para atear e propagar os fogos florestais.

Neste sentido, cresce a procura por sistemas de geração energética mais limpos, eficientes e econômicos de secagem de serragem, utilizados no processo de produção dos pellets de madeira.

Porém, independentemente do sistema adotado, a grande preocupação quanto ao processo de secagem de serragem está relacionada às altas temperaturas. Elas podem causar degradação do produto e alteração na coloração (pellets com aspecto mais escuro).

Dessa forma, os processos de secagem alinhados a alta temperatura não são recomendados para a produção dessa variedade de biocombustíveis sólidos.

Como escolher a fornalha ideal para secagem de serragem

Fornalha para secagem de serragem

Na hora de escolher a fornalha, a recomendação é sempre considerar algumas questões para garantir que o equipamento atenda às necessidades de cada empresa. 

Assim, você deve escolher uma fornalha que atenda a demanda quanto ao volume de serragem. 

Para isso, é preciso escolher um dispositivo desenvolvido e projetado para assegurar a queima completa do combustível de uma forma muito eficiente e, principalmente, contínua.

Também é interessante escolher uma fornalha projetada para a queima de combustíveis sólidos. Nesse caso, haverá uma grelha, a estrutura responsável por manter o combustível sólido em constante movimento e o cinzeiro, onde será depositado os resíduos dessa combustão.

Com o objetivo de contribuir com as empresas que precisam secar a serragem, muitas soluções são desenvolvidas e lançadas para o segmento. 

Este é o caso da IMTAB, que desenvolveu a Fornalha de Gás Quente. Por isso, conheça os detalhes da solução!

Fornalha de Gás Quente Hércules da IMTAB: secagem de serragem

Como mencionado nesse artigo, a secagem de serragem e demais resíduos em altas temperaturas não é recomendada. Especialmente para a produção de pellets de madeira, principalmente por ser um dos responsáveis pela degradação do produto.

Nesse contexto, a IMTAB desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com sistema Defagulhador.

Basicamente, o defagulhador é acoplado na fornalha para fazer a mistura do ar atmosférico com os gases quentes, possibilitando o aumento do volume e ajuste da temperatura dos gases, conforme necessidade do processo.

O sistema conta com uma geometria e construção que possibilita atuar como quebra-chama e decantação de fagulhas, evitando o contato direto com o produto.

Este equipamento apresenta dois objetivos centrais:

  1. Fazer o abatimento das partículas para não contaminar a serragem;
  2. Oferecer mistura primária para baixar a temperatura antes da entrada do secador, com isso é permitida a geração de gases tratados de 90° a 550°.

Além de proporcionar esses objetivos, o volume adequado da fornalha de gás quente da IMTAB proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado dentro do processo.

As demais vantagens da Fornalha são:

  • Possui grelha móvel, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;
  • O volume adequado da fornalha proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo;
  • Tem câmara de reversão inclinada, evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;
  • Construído sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis;
  • O grelhado é móvel e suspenso, com menor índice de manutenção;
  • Garante maior estabilidade de temperatura dos gases quentes para o processo;
  • Possui contenção de particulado.

Por todas essas qualidades e vantagens e com todo o padrão de qualidade IMTAB, a fornalha é uma importante aliada das indústrias. 

Quando acoplada em secadores de todos os modelos disponíveis no mercado, o equipamento permite uma secagem de serragem mais eficiente, produtiva e sustentável para a produção de pellets de madeira.

Aproveite e conheça mais detalhes da Fornalha de Gás Quente da IMTAB. Clique aqui e conheça detalhes da solução.

Clique e fale com os especialistas da Imtab!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

11 + 11 =

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Acompanhe-nos nas redes sociais!