A preocupação com a sustentabilidade cresce a cada ano, e isso vem exigindo processos mais eficientes e econômicos de queima para geração energética. Neste cenário, a secagem de serragem, cavaco ou maravalha representa uma das etapas mais importantes para a produção de pellets de madeira, permitindo que estes se tornem combustíveis mais eficientes.
Ao utilizar os pellets de madeira como fonte combustível, a indústria ganha um grande aliado na produção sustentável de energia. Mas, para isso é preciso também utilizar uma fornalha eficiente que, associada aos secadores, permite uma melhor secagem da serragem.
Por isso, vale conhecer as vantagens dos pellets de madeira e entender a real importância da fornalha na secagem de serragem e produção de pellets de madeira de maior qualidade.
Pellets de madeira: grandes aliados da geração energética sustentável
O pellet de madeira é um biocombustível granulado, produzido à base de biomassa vegetal, moída e compactada em alta pressão, que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor.
Por essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como combustível permite que a indústria conquiste inúmeros benefícios, que têm grande relação com a sustentabilidade.
Em um primeiro momento, os pellets de madeira, ao contrário do gás natural e dos derivados de petróleo, são neutros em termos de emissões de gases causadores do efeito estufa, já que, ao serem queimados, eles apenas devolvem à atmosfera o carbono que a árvore tirou da mesma ao crescer.
Além disso, os pellets de madeira são, em comparação com as toras, produtos adensados com alto poder calorífico e boa resistência mecânica, fatos que permitem a geração de energia com elevada eficiência calorífica.
Já a geometria regular e o pequeno tamanho dos pellets de madeira para aquecimento possibilitam que seja realizada a alimentação contínua e extremamente calibrada das caldeiras e aquecedores de ar, que realizam a combustão desta biomassa.
Por fim, a alta densidade dos pellets de madeira para aquecimento também permite o armazenamento e o transporte comparativamente mais econômicos. Eles podem ser facilmente descarregados da cisterna de um caminhão para o local de armazenamento nas instalações do cliente.
Dessa forma, tomando como base todas as características dos pellets de madeira, é possível observar que o ganho em sustentabilidade será grande, pois oferecem benefícios ao meio ambiente, à sociedade regional, resultando em ganhos econômicos importantes.
Sempre priorize a secagem eficiente da serragem para produção de pellets de madeira
Você sabia que no processo de corte da madeira, até 30% das toras viram serragem e outros tipos de detritos, que podem ser destinados à produção de pellets de madeira?
O recolhimento destes “restos” é bastante vantajoso, porque se simplesmente forem deixados em pilhas para decomposição, como é prática comum em muitas serrarias, estes emitem gás metano, considerado mais danoso à atmosfera do que o gás carbônico.
O recolhimento também contribui para a redução do risco de incêndios, uma vez que, ao ficar na área abandonada, servirá apenas para atear e propagar os fogos florestais.
Neste sentido, em todo o mundo, há a procura por sistemas de geração energética que sejam mais limpos, eficientes e econômicos de secagem de serragem, cavaco ou maravalha para a produção dos pellets de madeira.
Porém, independentemente do sistema adotado, a grande preocupação quanto ao processo de secagem de serragem está relacionado às altas temperaturas, que podem causar degradação do produto e alteração na coloração (pellets com aspecto mais escuro).
Por essa razão, processos de secagem alinhados a alta temperatura não são recomendados para a produção dessa variedade de biocombustíveis sólidos.
Pensando nisso, surgem soluções bastante interessantes para atingir esse propósito, como é o caso da IMTAB, que desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com Defagulhador, que terá os benefícios apresentados a seguir.
Fornalha de Gás Quente com Defagulhador IMTAB: Importante instrumento para a secagem de serragem mais eficaz
Como falamos, a secagem de serragem e demais resíduos em altas temperaturas não é recomendada para a produção de pellets de madeira, principalmente por ser um dos responsáveis pela degradação do produto.
Pensando na solução deste problema, a IMTAB desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com sistema Defagulhador.
Essa excelente fornalha tem dois objetivos centrais:
- Fazer abatimento das partículas para não contaminar a serragem;
- Oferecer mistura primária para baixar a temperatura antes da entrada do secador, com isso é permitida a geração de gases tratados de 90° a 550°.
Além desses objetivos, o volume adequado da fornalha de gás quente da IMTAB proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo.
Por essas qualidades, e tendo o padrão de qualidade IMTAB, essa fornalha é uma grande aliada das indústrias, podendo ser acoplada em secadores de todos os modelos disponíveis no mercado e fazendo com que a secagem de serragem, para produção de pellets de madeira, seja muito mais eficiente, produtiva e sustentável.
Aproveite e conheça os demais conteúdos no blog da IMTAB associados à secagem. Clique aqui e saiba muito mais sobre o tema.
0 comentários