Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal

13 nov, 2020 | Fornalha | 0 Comentários

A preocupação com a sustentabilidade cresce a cada ano, e isso vem exigindo processos mais eficientes e econômicos de queima para geração energética. Neste cenário, a secagem de serragem, cavaco ou maravalha representa uma das etapas mais importantes para a produção de pellets de madeira, permitindo que estes se tornem combustíveis mais eficientes.

Ao utilizar os pellets de madeira como fonte combustível, a indústria ganha um grande aliado na produção sustentável de energia. Mas, para isso é preciso também utilizar uma fornalha eficiente que, associada aos secadores, permite uma melhor secagem da serragem.

Por isso, vale conhecer as vantagens dos pellets de madeira e entender a real importância da fornalha na secagem de serragem e produção de pellets de madeira de maior qualidade.

Pellets de madeira: grandes aliados da geração energética sustentável

O pellet de madeira é um biocombustível granulado, produzido à base de biomassa vegetal, moída e compactada em alta pressão, que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor.

Por essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como combustível permite que a indústria conquiste inúmeros benefícios, que têm grande relação com a sustentabilidade.

Em um primeiro momento, os pellets de madeira, ao contrário do gás natural e dos derivados de petróleo, são neutros em termos de emissões de gases causadores do efeito estufa, já que, ao serem queimados, eles apenas devolvem à atmosfera o carbono que a árvore tirou da mesma ao crescer.

Além disso, os pellets de madeira são, em comparação com as toras, produtos adensados com alto poder calorífico e boa resistência mecânica, fatos que permitem a geração de energia com elevada eficiência calorífica.

Já a geometria regular e o pequeno tamanho dos pellets de madeira para aquecimento possibilitam que seja realizada a alimentação contínua e extremamente calibrada das caldeiras e aquecedores de ar, que realizam a combustão desta biomassa.

Por fim, a alta densidade dos pellets de madeira para aquecimento também permite o armazenamento e o transporte comparativamente mais econômicos. Eles podem ser facilmente descarregados da cisterna de um caminhão para o local de armazenamento nas instalações do cliente.

Dessa forma, tomando como base todas as características dos pellets de madeira, é possível observar que o ganho em sustentabilidade será grande, pois oferecem benefícios ao meio ambiente, à sociedade regional, resultando em ganhos econômicos importantes.

Sempre priorize a secagem eficiente da serragem para produção de pellets de madeira

Você sabia que no processo de corte da madeira, até 30% das toras viram serragem e outros tipos de detritos, que podem ser destinados à produção de pellets de madeira?

O recolhimento destes “restos” é bastante vantajoso, porque se simplesmente forem deixados em pilhas para decomposição, como é prática comum em muitas serrarias, estes emitem gás metano, considerado mais danoso à atmosfera do que o gás carbônico.

O recolhimento também contribui para a redução do risco de incêndios, uma vez que, ao ficar na área abandonada, servirá apenas para atear e propagar os fogos florestais.

Neste sentido, em todo o mundo, há a procura por sistemas de geração energética que sejam mais limpos, eficientes e econômicos de secagem de serragem, cavaco ou maravalha para a produção dos pellets de madeira.

Porém, independentemente do sistema adotado, a grande preocupação quanto ao processo de secagem de serragem está relacionado às altas temperaturas, que podem causar degradação do produto e alteração na coloração (pellets com aspecto mais escuro).

Por essa razão, processos de secagem alinhados a alta temperatura não são recomendados para a produção dessa variedade de biocombustíveis sólidos.

Pensando nisso, surgem soluções bastante interessantes para atingir esse propósito, como é o caso da IMTAB, que desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com Defagulhador, que terá os benefícios apresentados a seguir.

Fornalha de Gás Quente com Defagulhador IMTAB: Importante instrumento para a secagem de serragem mais eficaz

Como falamos, a secagem de serragem e demais resíduos em altas temperaturas não é recomendada para a produção de pellets de madeira, principalmente por ser um dos responsáveis pela degradação do produto.

Pensando na solução deste problema, a IMTAB desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com sistema Defagulhador.

Essa excelente fornalha tem dois objetivos centrais:

  • Fazer abatimento das partículas para não contaminar a serragem;
  • Oferecer mistura primária para baixar a temperatura antes da entrada do secador, com isso é permitida a geração de gases tratados de 90° a 550°.

Além desses objetivos, o volume adequado da fornalha de gás quente da IMTAB proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo.

Por essas qualidades, e tendo o padrão de qualidade IMTAB, essa fornalha é uma grande aliada das indústrias, podendo ser acoplada em secadores de todos os modelos disponíveis no mercado e fazendo com que a secagem de serragem, para produção de pellets de madeira, seja muito mais eficiente, produtiva e sustentável.

Aproveite e conheça os demais conteúdos no blog da IMTAB associados à secagem. Clique aqui e saiba muito mais sobre o tema.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

11 + 13 =

Entenda a diferença entre fornalha de gás quente e fornalha pirolítica

Em muitos processos industriais, a secagem é uma das etapas relacionadas ao pré-processamento de maior importância, tendo a finalidade de retirar excesso de umidade de produtos. No caso da secagem artificial, regularmente a indústria pode usar uma fornalha de gás...

Aquecedor de fluido térmico: A importância da manutenção deste equipamento

Queimar combustíveis (gás, óleo BPF, óleo diesel e biomassa) e gerar calor que será transferido para diversos processos na indústria: essa é a grande função de um aquecedor de fluido térmico, que ganha cada dia mais importância em variados processos industriais. Mas,...

Confira 6 curiosidades sobre a biomassa que você deve conhecer

A busca pela sustentabilidade energética está guiando o desenvolvimento de estratégias em muitos países. Estas nações estão substituindo os combustíveis fósseis por fontes energéticas renováveis, caso da biomassa. Cada vez mais utilizada em caldeiras, a biomassa é...

Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável?

Nos últimos 2 anos a crise mundial tem sido a causa de entraves em muitos setores da economia brasileira, principalmente na área industrial, que sofreu com a elevação de custos de energia elétrica. Mas você sabia que a atual crise pode ser a alavanca para otimizar...

Saiba porque é importante realizar a inspeção em tijolos refratários

Você sabe o que é ou já trabalhou com tijolos refratários? Estes tipos de tijolos têm como principal característica a resistência e a retenção de altas temperaturas, sendo por isso utilizados em muitas fornalhas utilizadas dentro do ambiente industrial. Assim, os...

Saiba mais sobre o aquecedor de fluido térmico com aquecimento direto e indireto

Fluidos térmicos são compostos utilizados em inúmeras etapas e processos dentro da indústria. Eles podem ser fabricados de diversos tipos de materiais, dependendo da finalidade de uso. Mas, para que os fluidos atinjam a temperatura desejada, o aquecedor de fluido...

Principais vantagens do aquecedor de fluido térmico que você deve conhecer

O aquecedor é apenas uma parte de um circuito fechado de um sistema de fluido térmico. Neste sistema, um fluido específico (óleo) recebe energia térmica em um aquecedor e consequentemente tem sua temperatura elevada. Esse fluido é bombeado para os pontos de...

Entenda a aplicação da fornalha na torrefação do café

O Brasil é mundialmente conhecido como o maior produtor mundial de café. A produção cafeeira no ano de 2020 foi estimada em 63,08 milhões de sacas colhidas, segundo dados da CONAB. Além disso, temos cerca de 1,5 mil empresas atuam na torrefação do café brasileiro,...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve esse equipamento

Amplamente utilizado em processos industriais que requerem alta temperatura, o aquecedor de fluido térmico é um equipamento que ganha cada vez mais notoriedade em muitas indústrias. Basicamente, este equipamento é o coração de um sistema de aquecimento de fluido...

Substituição de gás natural por biomassa: Entenda porque fazer

Muitas empresas já optaram por realizar a substituição da matriz energética, deixando o gás natural para o lado e começando a fazer uso da biomassa na sua geração energética.  Mas quais são essas razões? Por que a empresa deve optar pela biomassa em substituição ao...

Acompanhe-nos nas redes sociais!