Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal

13 nov, 2020 | Fornalha | 0 Comentários

A preocupação com a sustentabilidade cresce a cada ano, e isso vem exigindo processos mais eficientes e econômicos de queima para geração energética. Neste cenário, a secagem de serragem, cavaco ou maravalha representa uma das etapas mais importantes para a produção de pellets de madeira, permitindo que estes se tornem combustíveis mais eficientes.

Ao utilizar os pellets de madeira como fonte combustível, a indústria ganha um grande aliado na produção sustentável de energia. Mas, para isso é preciso também utilizar uma fornalha eficiente que, associada aos secadores, permite uma melhor secagem da serragem.

Por isso, vale conhecer as vantagens dos pellets de madeira e entender a real importância da fornalha na secagem de serragem e produção de pellets de madeira de maior qualidade.

Pellets de madeira: grandes aliados da geração energética sustentável

O pellet de madeira é um biocombustível granulado, produzido à base de biomassa vegetal, moída e compactada em alta pressão, que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor.

Por essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como combustível permite que a indústria conquiste inúmeros benefícios, que têm grande relação com a sustentabilidade.

Em um primeiro momento, os pellets de madeira, ao contrário do gás natural e dos derivados de petróleo, são neutros em termos de emissões de gases causadores do efeito estufa, já que, ao serem queimados, eles apenas devolvem à atmosfera o carbono que a árvore tirou da mesma ao crescer.

Além disso, os pellets de madeira são, em comparação com as toras, produtos adensados com alto poder calorífico e boa resistência mecânica, fatos que permitem a geração de energia com elevada eficiência calorífica.

Já a geometria regular e o pequeno tamanho dos pellets de madeira para aquecimento possibilitam que seja realizada a alimentação contínua e extremamente calibrada das caldeiras e aquecedores de ar, que realizam a combustão desta biomassa.

Por fim, a alta densidade dos pellets de madeira para aquecimento também permite o armazenamento e o transporte comparativamente mais econômicos. Eles podem ser facilmente descarregados da cisterna de um caminhão para o local de armazenamento nas instalações do cliente.

Dessa forma, tomando como base todas as características dos pellets de madeira, é possível observar que o ganho em sustentabilidade será grande, pois oferecem benefícios ao meio ambiente, à sociedade regional, resultando em ganhos econômicos importantes.

Sempre priorize a secagem eficiente da serragem para produção de pellets de madeira

Você sabia que no processo de corte da madeira, até 30% das toras viram serragem e outros tipos de detritos, que podem ser destinados à produção de pellets de madeira?

O recolhimento destes “restos” é bastante vantajoso, porque se simplesmente forem deixados em pilhas para decomposição, como é prática comum em muitas serrarias, estes emitem gás metano, considerado mais danoso à atmosfera do que o gás carbônico.

O recolhimento também contribui para a redução do risco de incêndios, uma vez que, ao ficar na área abandonada, servirá apenas para atear e propagar os fogos florestais.

Neste sentido, em todo o mundo, há a procura por sistemas de geração energética que sejam mais limpos, eficientes e econômicos de secagem de serragem, cavaco ou maravalha para a produção dos pellets de madeira.

Porém, independentemente do sistema adotado, a grande preocupação quanto ao processo de secagem de serragem está relacionado às altas temperaturas, que podem causar degradação do produto e alteração na coloração (pellets com aspecto mais escuro).

Por essa razão, processos de secagem alinhados a alta temperatura não são recomendados para a produção dessa variedade de biocombustíveis sólidos.

Pensando nisso, surgem soluções bastante interessantes para atingir esse propósito, como é o caso da IMTAB, que desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com Defagulhador, que terá os benefícios apresentados a seguir.

Fornalha de Gás Quente com Defagulhador IMTAB: Importante instrumento para a secagem de serragem mais eficaz

Como falamos, a secagem de serragem e demais resíduos em altas temperaturas não é recomendada para a produção de pellets de madeira, principalmente por ser um dos responsáveis pela degradação do produto.

Pensando na solução deste problema, a IMTAB desenvolveu a Fornalha de Gás Quente com sistema Defagulhador.

Essa excelente fornalha tem dois objetivos centrais:

  • Fazer abatimento das partículas para não contaminar a serragem;
  • Oferecer mistura primária para baixar a temperatura antes da entrada do secador, com isso é permitida a geração de gases tratados de 90° a 550°.

Além desses objetivos, o volume adequado da fornalha de gás quente da IMTAB proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo.

Por essas qualidades, e tendo o padrão de qualidade IMTAB, essa fornalha é uma grande aliada das indústrias, podendo ser acoplada em secadores de todos os modelos disponíveis no mercado e fazendo com que a secagem de serragem, para produção de pellets de madeira, seja muito mais eficiente, produtiva e sustentável.

Aproveite e conheça os demais conteúdos no blog da IMTAB associados à secagem. Clique aqui e saiba muito mais sobre o tema.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que a secagem de areia com fornalha a biomassa é uma ótima opção?

A areia é um elemento fundamental na construção civil, usada do início ao fim da grande maioria das obras. A areia nada mais é do que a parte miúda, resultante da deterioração de rochas causada por processos naturais ou por meio de processos mecanizados. Porém, para...

Entenda como funciona um secador de erva-mate

A erva-mate é uma tradição milenar, sendo consumida por muitos povos indígenas, mesmo antes da chegada dos europeus às Américas. Mas, diferentemente dos nossos ancestrais, o setor ervateiro evoluiu muito diante da alta competitividade, principalmente com o...

Saiba tudo sobre o processo de secagem de tijolos na indústria cerâmica

Na indústria cerâmica, a secagem representa uma das etapas mais importantes para melhorar a qualidade final dos produtos. Essa medida, quando realizada de forma eficiente, assertiva e com equipamentos certos, pode se transformar em um importante diferencial...

Entenda sobre o processo de secagem de fertilizantes organominerais

Não é novidade que a agricultura representa uma das bases mais importantes da economia brasileira e isso já vem de décadas de muito trabalho e avanços, que culminam em aumento da produtividade agrícola, que tiveram nos fertilizantes organominerais um dos atores...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

O consumo de erva-mate tem uma tradição milenar. Mas, os setores produtivos dentro do setor ervateiro se desenvolveram ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva mate, evoluiu muito. O sapeco da erva-mate deve...

Veja como otimizar a secagem de fertilizantes na sua indústria

O Brasil é conhecido como um dos grandes produtores de fertilizantes, mas mesmo assim, há a constante necessidade de elevar a produção para atender à crescente demanda da agricultura nacional. Neste contexto, o processo de secagem de fertilizantes apresenta grande...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

O processo de secagem de grãos, seguido do correto armazenamento, são fatores essenciais para melhorar a produção, pois ajudam a evitar perdas após a colheita. Essa é uma preocupação constante, pois, em boa parte dos casos, os grãos são colhidos com teor de umidade...

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal

A preocupação com a sustentabilidade cresce a cada ano, e isso vem exigindo processos mais eficientes e econômicos de queima para geração energética. Neste cenário, a secagem de serragem, cavaco ou maravalha representa uma das etapas mais importantes para a produção...

Saiba mais sobre a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador

Para a conservação de muitos produtos após a colheita, a secagem é uma operação imprescindível. Ela ocorre a partir do aquecimento do ar utilizado nas operações de secagem que provém da energia térmica produzida pela queima de biomassa que ocorre em uma fornalha...

Fornalha de gás quente: vantagens para secagem de produtos agrícolas

A secagem é uma das etapas da pós-colheita e pré-processamento de produtos agrícolas mais importantes. Ela tem por finalidade retirar parte da água neles contida. No caso da secagem artificial, regularmente a agroindústria faz uso de uma fornalha de gás quente. Toda...

Acompanhe-nos nas redes sociais!