Substituição do gás natural por biomassa: por que é uma boa possibilidade?

10 abr, 2025 | Biomassa, Geração de gás | 0 Comentários

A transição energética para fontes mais sustentáveis é uma prioridade nas indústrias que buscam eficiência e responsabilidade ambiental. 

Assim, a substituição do gás natural por biomassa torna-se solução estratégica, alinhando-se às tendências globais de redução de carbono e diversificação de fontes. 

Durante esta leitura, entenda os motivos e os benefícios dessa mudança. E, também, descubra como realizar um processo assertivo na sua empresa.

O que é preciso saber sobre o uso do gás natural na indústria

Historicamente, o gás natural tem sido um pilar na matriz energética industrial brasileira, devido à sua disponibilidade e eficiência. 

Empresas de diversos segmentos adotaram esse combustível fóssil em processos térmicos, geração de eletricidade e outras aplicações. 

No entanto, a volatilidade dos preços e as preocupações ambientais associadas às emissões de carbono têm incentivado a busca por alternativas mais sustentáveis.​

Por que diversificar a matriz?

Essa diversificação é fundamental na mitigação dos riscos associados à dependência de uma única fonte de energia. 

Com a crescente ênfase na economia de baixo carbono, empresas são incentivadas a:

  • Adotar fontes renováveis;
  • Reduzir a pegada ambiental;
  • Atender as regulamentações rigorosas.

Além disso, promove maior segurança operacional, protegendo as indústrias contra flutuações de preços e interrupções no fornecimento.​

Então, o que pode substituir o gás natural?

Então, o que pode substituir o gás natural?

Diversas alternativas estão disponíveis, incluindo energia solar, eólica e biogás. 

Contudo, a biomassa destaca-se como uma opção viável nas indústrias, especialmente devido à sua capacidade de fornecer energia térmica de forma contínua e estável.

Isso porque essa é uma característica super importante nos processos industriais que requerem fornecimento constante.​

O uso da biomassa na matriz energética

Composta por materiais orgânicos como resíduos agrícolas, florestais e urbanos; essa alternativa é a que mais tem ganhado protagonismo na matriz brasileira. 

Conforme o Balanço Energético Nacional de 2024, a participação de fontes renováveis na oferta interna de energia atingiu 49,1%.

O dado foi impulsionado pelo aumento expressivo da oferta de biomassa, além das fontes eólica e solar. O que possibilita a geração de energia sustentável no país.​

As vantagens

O que não é nenhuma curiosidade é que a adoção dela como fonte energética oferece múltiplas vantagens, entre eles:​

  • Redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Potencial de redução de custos operacionais;
  • Diminuição da dependência de combustíveis fósseis;
  • Maior estabilidade no fornecimento de energia.​

Nessa conta, podemos incluir os geradores de calor da Imtab, projetadas para maximizar a eficiência no uso de biomassa, adaptando-se a diferentes tipos de materiais.

Os tipos

Falando nos materiais como fontes de energia, eles podem ser divididos em tipos:​

  • Resíduos agrícolas: bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz, caroço de açaí;
  • Resíduos florestais: cavacos de madeira, serragem, cascas de eucalipto;
  • Resíduos urbanos: restos de alimentos, resíduos sólidos orgânicos.​

Os geradores de calor da Imtab são compatíveis com uma ampla gama de materiais, oferecendo flexibilidade operacional e aproveitamento eficiente dos recursos disponíveis.​

Temos um e-book que menciona mais detalhes sobre esses tipos, inclusive, os respectivos PCIs. Baixe gratuitamente:

Baxie agora o e-book Biomassa!

A importância dos geradores de calor na transição energética

Quando falamos de caldeiras, considere que a escolha delas pode garantir os melhores resultados na sua empresa na hora de fazer substituição do gás natural por biomassa.

Afinal, esse é um processo que requer equipamentos adequados que garantam eficiência e confiabilidade. O ideal é que sejam projetadas visando uma combustão eficiente!

A Imtab se destaca nesse cenário, oferecendo soluções tecnológicas avançadas que permitem uma transição energética assertiva.

Assim, sua indústria alcança a sustentabilidade sem comprometer a produtividade.​

Na hora de substituir gás natural e outros combustíveis fósseis por biomassa, conte com a Imtab!

A transição com foco em uma matriz mais sustentável é um caminho inevitável para indústrias comprometidas com o futuro. 

A Imtab, com expertise e tecnologia de ponta, é sua parceira ideal nesse processo, oferecendo soluções em caldeiras que atendem às necessidades de cada cliente. 

Assim, sua empresa contribui para uma atmosfera mais limpa, assim como se beneficia de equipamentos eficientes e suporte técnico especializado. 

Esse futuro energético já começou! Fale com um dos consultores, solicite um orçamento personalizado e tenha a Imtab ao seu lado nessa jornada sustentável:

Portfólio

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo - Imtab - […] essa e muitas outras razões, o uso de pellets de madeira como biocombustível, em substituição ao gás natural, permite…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo IMTAB

Catálogo Imtab

Por dentro da tecnologia: como os equipamentos da Imtab garantem eficiência e economia?

Descubra como a Imtab combina engenharia e automação para gerar eficiência energética e economia real com caldeiras industriais sob medida.

Sua caldeira consome muito e entrega pouco? Entenda o motivo.

Seu consumo de combustível aumentou sem explicação? Quando uma caldeira industrial não atinge o rendimento esperado, é comum apontar causas como combustível de baixa qualidade ou manutenção negligente.  Embora esses fatores influenciem também, existe uma variável que...

Acesse esse guia prático e veja como calcular o retorno sobre investimento de uma caldeira industrial

Investir em uma caldeira industrial é um passo importante em qualquer setor da indústria. Entretanto, justificá-la do ponto de vista financeiro é um grande desafio. Com foco nisso, este guia explica, de forma direta e precisa, como calcular o ROI (Retorno Sobre...

Do uso da lenha ao cavaco: os benefícios reais do Conversor de Matriz Energética na sua empresa

A evolução dos sistemas térmicos é uma realidade presente na rotina das empresas que desejam reduzir custos, melhorar a eficiência e manter a conformidade ambiental. Nesse contexto, o Conversor de Matriz Energética da Imtab surge como uma solução prática e...

Saiba qual é a importância e por que contar com a Imtab na reposição de peças ao realizar a manutenção industrial

No ambiente industrial, o desempenho dos equipamentos está diretamente ligado à disponibilidade e qualidade de peças de reposição. E não é complicado entender isso na prática: um pequeno componente fora do lugar ou em baixa performance interrompe toda a cadeia...

Diferença entre aquecimento direto e indireto na geração de calor industrial

A geração de calor é uma etapa fundamental em diversos processos industriais. Ela impacta diretamente a eficiência energética, a qualidade do produto final e a continuidade operacional. Dentro desse contexto, entender a diferença entre aquecimento direto e indireto...

Transição energética: o protagonismo do milho e o papel das soluções sustentáveis da Imtab

A transição energética é um movimento global voltado à substituição de fontes fósseis por alternativas limpas.  No Brasil, o agronegócio tem papel estratégico nessa mudança, com o milho se destacando como uma das principais alternativas para geração de energia...

Caldeira industrial de alta performance no setor madeireiro: menos custos e mais produtividade!

O cenário positivo do setor madeireiro impõe uma nova exigência aos players: elevar a eficiência dos processos produtivos a fim de garantir competitividade! A projeção de crescimento é de 5,44% em 2025, representando uma forte expansão embasada no aumento das...

7 erros comuns na manutenção de equipamentos industriais

Evite falhas e custos desnecessários! Descubra quais os erros mais comuns na manutenção industrial e aprenda como resolvê-los.

Material particulado em suspensão: o que é, emissão, consequências e como prevenir

Essas pequenas partículas invisíveis ao olho nu comprometem a qualidade do ar, causando incômodos como fuligem que suja roupas no varal e ardência nos olhos e garganta, além de colocarem em risco a saúde da comunidade ao redor da indústria. Por isso, entender como ele...

Acompanhe-nos nas redes sociais!