Principais vantagens da biomassa para a geração de energia térmica

12 maio, 2023 | Biomassa | 0 Comentários

Você sabia que a biomassa é um recurso renovável, abundante e sustentável? Com essas e muitas outras características, ela se comporta como uma excelente opção de combustível para a geração de energia térmica.

Por isso, ela é frequentemente usada dentro do ambiente industrial, tanto para geração de vapor quanto em sistemas de cogeração.

No artigo de hoje convidamos você a conferir as principais vantagens do uso da biomassa na geração de energia térmica, especialmente dentro do ambiente industrial.

 

Transformando biomassa em energia

Transformando biomassa em energia

Antes de conhecer as principais vantagens da biomassa como fonte energética, você deve entender como este combustível é convertido em energia. Nesse processo, a biomassa pode passar pelos seguintes processos:

  • Pirólise — Nessa técnica, a biomassa é exposta a elevadas temperaturas sem a presença de oxigênio, responsável por acelerar a decomposição da mesma. O resultado dessa decomposição é uma mistura de gases, líquidos e sólidos.
  • Gaseificação — Da mesma forma que ocorre com a pirólise, a biomassa também é acalorada na ausência do oxigênio, tendo como produto final um gás inflamável, sendo essa a principal diferença. 
  • Combustão — Neste processo, a queima da biomassa é realizada a altas temperaturas, na presença abundante de oxigênio, resultando em um vapor de alta pressão que será adotado em caldeiras ou para mover turbinas. 
  • Co-combustão — Essa prática propõe a substituição de parte do carvão mineral utilizado em urnas termelétricas por biomassa, reduzindo a emissão de poluentes.
  • Liquefação — Este é um processo de conversão da biomassa sólida em produtos maioritariamente líquidos, subdividido em liquefação direta e indireta. 
  • Densificação — Este é um processo responsável pela compactação da biomassa (aplicação de pressão a uma determinada massa de partículas com ou sem a adição de ligantes, ou tratamento térmico). 

Por meio deste processo de conversão podem ser obtidos uma série de produtos, como pellets, briquetes ou cilindros de biomassa.

 

Vantagens da biomassa na geração de energia térmica

Vantagens da biomassa na geração de energia térmica

Muitos são os benefícios do uso da biomassa na geração de energia térmica, que estimulam o uso deste combustível em diferentes processos. 

Esses benefícios passam pelas emissões que não contribuem para o efeito estufa e representam uma menor agressividade ao meio ambiente, principalmente quando comparadas aos combustíveis fósseis.

Além disso, a biomassa é um recurso abundante. Assim como o processo de conversão em energia, também é muito menos nocivo ao meio ambiente e, em alguns casos, pode até resultar em captura de carbono.

A biomassa como fonte de energia térmica também possui outros benefícios gerais bastante importantes, tais como:

  • Baixo custo, principalmente quando a biomassa é comparada a combustíveis fósseis;
  • Excelente alternativa renovável de energia;
  • Bem monitorada e gerenciada, uma caldeira emite menos gases poluentes quando é alimentada com biomassa;
  • Possibilidade de geração de energia a partir do reaproveitamento de resíduos industriais e agrícolas;
  • Ajuda na redução da dependência de combustíveis fósseis.

Além disso, a biomassa também pode ser gerada a partir de grande variedade de materiais.

 

A biomassa também beneficia a parte econômica da indústria

Muito se fala sobre os benefícios ambientais da biomassa, mas os benefícios econômicos também merecem destaque.

A valorização de marca é um destes benefícios. Hoje em dia, cada vez mais os clientes se preocupam em consumir produtos ou serviços de marcas e empresas que demonstrem preocupações sociais e ambientais

O mesmo vale para investidores, que também olham para o tipo de produto e produção oferecidos pela empresa. 

Desta forma, utilizar a biomassa representa um ótimo ativo de valorização de marca a médio ou longo prazo, chamando a atenção do cliente e dos investidores.

Além disso, é uma excelente estratégia para que a indústria consiga captar recursos com maior facilidade, gerando economia na compra desse insumo.

Por ser um combustível renovável gerado a partir de derivados de resíduos vegetais, a biomassa é uma fonte energética praticamente ilimitada, estimulando o uso por indústrias.

Por fim, o parque fabril brasileiro tem capacidade de fabricar a maior parte de equipamentos necessários para a geração de energia a partir da biomassa, sem precisar importar equipamentos e evitando esses gastos.

 

Quer saber mais? Então aproveite para baixar o e-book sobre biomassa e saiba tudo sobre o combustível ambientalmente correto.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que fazer a substituição de gás natural por biomassa? - […] a partir da queima da biomassa apresenta emissão reduzida de CO2 ao meio ambiente. Mas, há ainda muitas outras…
  2. Principais componentes de uma caldeira flamotubular - Imtab - […] Você viu que a câmara é o local onde a queima acontece. No caso, o dispositivo responsável pode ser…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

7 + 11 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!