Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável?

17 out, 2023 | Biomassa, Informações | 0 Comentários

Devido aos últimos avanços tecnológicos, o uso da energia renovável é crescente em todo o mundo. Mas o “sonho” de toda empresa é usar essa forma de desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. Você acha possível?

No cenário pós-pandemia e com os recentes conflitos internacionais, a implantação de projetos de eficiência energética representa o caminho para um desenvolvimento mais sustentável, ajudando na redução da conta de energia e dos impactos ambientais.

Por isso, elaboramos este conteúdo. Nele você entenderá como sua indústria pode reduzir os custos operacionais por meio da implantação da energia renovável. 

 

Energia renovável: muitas aplicações dentro do ambiente industrial

Basicamente, a energia renovável diz respeito à obtenção de energia por meio de fontes que geram menos poluentes para o planeta quando comparado às fontes tradicionais.

No cenário brasileiro, a energia renovável é uma alternativa bastante viável. Temos sol em abundância, regiões com ventos constantes, água para energia hidrelétrica e muitas variedades de biomassa.

A premissa para o sucesso do investimento em energia renovável é: ter uma produção maior (ou pelo menos a mesma quantidade), mas usar menos energia, com gastos operacionais reduzidos. Ou seja, aumentando a eficiência energética e os lucros. 

 

Motivos para investir em energia renovável

Para qualquer empresa, o investimento em energia renovável garante uma série de vantagens. Esses incluem a ordem técnica e produtiva, assim como benefícios mais estratégicos e administrativos. 

Assim, os principais benefícios do investimento em energia renovável englobam:

 

Beneficia todo o meio ambiente

Quando proveniente de fontes renováveis, a energia tem como característica o baixo impacto sobre o meio ambiente, principalmente por não emitir gases danosos ao planeta e, consequentemente, à humanidade, caso do CO2, NO2 e hidrocarbonetos.

 

Contribui com a estabilização dos custos na produção de energia

As fontes renováveis de energia possuem custos baixos e são mais estáveis do que as energias não renováveis. No caso dos derivados de petróleo, por exemplo, o preço do barril varia constantemente. 

 

Economia no pagamento de impostos 

Empresas que usam energias renováveis, como solar, eólica ou biomassa, podem se qualificar para obter créditos fiscais oferecidos pelo governo, reduzindo a conta energética. 

Dependendo da demanda energética da empresa, isso pode representar milhares de reais de economia por ano.

 

Valorização de marca

Cada vez mais o mercado consumidor e os investidores se preocupam em investir nas marcas preocupadas com o social e ambiental. 

Portanto, ficar atento ao cenário em transformação é uma ótima estratégia para se manter competitivo e atender à demanda do mercado.

 

Facilidade para conseguir recursos

No Brasil, os recursos renováveis são abundantes e de fácil acesso. A biomassa, por exemplo, serve de combustível para fornalhas e apresenta grande disponibilidade em todas as regiões do país.

Assim, fica mais do que claro que investir em sustentabilidade não beneficia apenas o meio ambiente, mas também os setores comercial e financeiro da empresa. 

A economia de custos e os benefícios fiscais podem mais do que compensar os custos iniciais, tornando as práticas sustentáveis altamente lucrativas.

 

A energia renovável está cada vez mais competitiva

Energia renovável nas indústrias

Nos últimos anos, a energia renovável vem ganhando competitividade, contribuindo com a redução de custos operacionais das indústrias.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), as últimas crises dos preços dos combustíveis fósseis aumentaram a competitividade das energias renováveis

O relatório destacou que cerca de 86% de toda capacidade das energias renováveis, recentemente comissionada em 2022, tinha custos mais baixos do que a eletricidade produzida por combustíveis fósseis.

Além disso, a mesma agência destacou que os custos de geração de energia em 2022 (USD/kWh) foram os menores desde 2010.

Assim, com os custos em níveis baixos, a energia renovável torna-se uma alternativa cada vez mais eficiente para reduzir os custos operacionais da geração energética industrial a nível mundial. 

Além disso, oferecem uma ótima possibilidade para superar a necessidade de combustíveis fósseis em busca de uma economia zero carbono.

 

Imtab: soluções práticas, seguras e inovadoras para sua empresa

Por isso, conheça as soluções da Imtab! Somos especializados na fabricação de equipamentos para geração de calor. 

Sempre buscamos aliar agilidade com custo-benefício, sem comprometer o avanço da tecnologia em cada segmento.

Por isso, considere a possibilidade de contar com uma planta de geração de energia renovável na sua indústria. 

Assim, além de todos os ganhos internos na otimização de custos operacionais, o seu negócio contribuirá para um planeta mais sustentável!

Clique e fale com os especialistas da Imtab!

Acesse o site da Imtab, saiba tudo sobre  geração de energia e conheça nossos produtos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2 + 8 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!