Confira 6 curiosidades sobre a biomassa que você deve conhecer

18 fev, 2022 | Biomassa | 0 Comentários

A busca pela sustentabilidade energética está guiando o desenvolvimento de estratégias em muitos países. Estas nações estão substituindo os combustíveis fósseis por fontes energéticas renováveis, caso da biomassa.

Cada vez mais utilizada em caldeiras, a biomassa é considerada uma fonte renovável e barata para promover a geração energética, sendo, por isso, considerada uma alternativa viável para substituir os derivados de combustíveis fósseis.

Entretanto, essa fonte energética ainda enfrenta impasses no Brasil, principalmente quanto à sua disponibilidade, qualidade e eficiência energética, gerando muitas dúvidas dentro do setor.

Você também tem essas dúvidas? Então confira 6 curiosidades sobre tudo que envolve a biomassa como combustível para caldeiras que talvez você ainda não conheça.

1. A biomassa possui 2 conceitos diferenciados

Por definição, a biomassa é conhecida como sendo uma substância orgânica derivada de resíduos de origem animal ou vegetal produzida pelo processo de acumulação de energia solar, sendo por isso renovável e quase ilimitada.

Porém, há dois conceitos que permitem designar o que é biomassa. O primeiro conceito indica os tipos de biomassa destinados à produção de energia, abrangendo os derivados recentes de organismos vivos, utilizados como combustíveis na geração energética.

Um segundo conceito relaciona-se à biomassa dentro do ambiente ecológico. Ele é representado pela quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal, ou vegetal.

2. A qualidade da biomassa é conhecida pelo seu poder calorífico

Um aproveitamento mais racional e adequado da biomassa depende do conhecimento de suas propriedades energéticas. Neste caso, o poder calorífico configura-se como um excelente parâmetro para se avaliar a potencialidade energética dos combustíveis de biomassa.

Assim, a eficiência de um combustível pode ser medida pelo potencial de queima, calculando-se a quantidade de ar necessária para promover a queima desse biocombustível, em uma combustão completa.

Com isso, obtém-se o seu poder calorífico e analisa-se o quanto de energia é gerado em determinada quantidade de material. Isso permite prever a quantidade de biomassa que é necessária.

O interessante é que a relação entre o poder calorífico e o teor de umidade é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior o teor de umidade, menor será o poder calorífico. Por isso, considerar o teor de umidade é essencial na escolha da biomassa utilizada.

3. A biomassa é uma fonte de energia durável, renovável e sustentável

Dentro do conceito de geração energética, a energia advinda da biomassa apresenta três características que estimulam a adoção.

Inicialmente, essa é uma fonte energética considerada durável, devido às estratégias de manejo, como por exemplo a possibilidade de reflorestamento ou replantio de florestas energéticas.

É também uma fonte renovável, já que toda a energia oferecida é decorrente de processos biológicos que aproveitaram a energia solar. Se ela não for utilizada pelos humanos, acaba retornando ao ambiente através da digestão e da putrefação das plantas.

Por fim, a biomassa é um combustível sustentável. Mesmo liberando dióxido de carbono na atmosfera durante a queima, este composto foi previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, ou seja, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

4. A biomassa oferece flexibilidade e segurança ao mercado

Muitas são as fontes de biomassa que podem ser utilizadas como combustível na geração energética, tais como resíduos florestais, agrícolas e até urbanos.

Exatamente por isso, do ponto de vista comercial, este é um combustível que proporciona maior flexibilidade e segurança ao mercado de geração energética, diferente dos combustíveis fósseis, principalmente do petróleo.

No Brasil, por exemplo, muitas são as condições favoráveis para a produção de energia a partir da biomassa, como a existência de grandes áreas agricultáveis, que podem ser utilizadas para a produção de biomassa, principalmente por receberem radiação solar intensa ao longo de praticamente todo o ano. 

5. Alguns são os processos responsáveis por gerar energia a partir da biomassa

A geração de energia a partir da biomassa funciona de forma semelhante à uma usina termoelétrica, ou seja, há a conversão de calor da queima da biomassa em energia que será aproveitada de várias maneiras. 

O mais interessante é que esse tipo de energia renovável se dá pela combustão por meio de alguns processos específicos, como pirólise, gaseificação, combustão ou co-combustão, assim entendidos:

  • Pirólise: Nessa técnica, a biomassa é exposta a altas temperaturas, mas sem a presença de oxigênio. Com isso é acelerada a decomposição da mesma.
  • Gaseificação: Aqui, a biomassa é também exposta a altas temperaturas sem a presença do oxigênio, originando como produto final um gás inflamável. A diferença básica entre essas duas primeiras opções é que a gaseificação exige menor temperatura e o resultado se apresenta na forma de gás.
  • Combustão: na combustão, a queima da biomassa ocorre em altas temperaturas, sempre com a presença de oxigênio. O vapor gerado na queima é utilizado em caldeiras ou para mover turbinas.
  • Co-combustão: Este processo propõe a substituição de parte do carvão mineral, comumente utilizado em termelétricas, por biomassa. O objetivo é diminuir a emissão de poluentes.

6. Florestas energéticas são excelentes opções sustentáveis

A geração de energia a partir da biomassa costuma apresentar baixo custo e causar menor impacto ambiental, principalmente por ser gerada a partir de grande variedade de materiais. 

No entanto, um grande problema dessa produção é que ela pode comprometer a conservação de florestas e originar áreas desmatadas para a produção deste combustível. Neste caso, as florestas energéticas são soluções bastante viáveis.

As florestas energéticas são plantadas exclusivamente para produção de biomassa (lenha e carvão vegetal, essencialmente) cuja finalidade é o uso industrial, evitando assim a pressão do desmatamento sobre as florestas naturais.

Neste cenário, é importante ressaltar que o Brasil detém excelente conhecimento técnico e científico na área de silvicultura que, somados à disponibilidade de terras e às condições de solo e clima, possibilitam uma produção de biomassa florestal crescente para os próximos anos, tornando nossa matriz energética ainda mais sustentável.

 

Quer saber mais? Então leia este artigo e veja porque promover a substituição de gás natural por biomassa é uma excelente opção.

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça os equipamentos IMTAB | Baixar Catálogo | IMTAB

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável? - Imtab - […] No cenário brasileiro, a energia renovável é uma alternativa bastante viável. Temos sol em abundância, regiões com ventos constantes,…
  2. Por que fazer a substituição de gás natural por biomassa? - […] biomassa é um excelente combustível para caldeiras em processos de combustão ou co-combustão, sempre com alta eficiência energética, […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

5 + 15 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!