O Brasil passa por uma transição de sua matriz energética, substituindo combustíveis fósseis por energia renovável. Neste contexto, cresce também o uso da caldeira a biomassa por parte de indústrias e demais segmentos.
Cada vez mais comum em diferentes processos industriais, o uso da caldeira a biomassa garante ao usuário uma série de benefícios que certamente estimulam seu uso.
Confira as 5 principais vantagens que estimulam a sua empresa a investir em uma caldeira a biomassa.
Vantagens do uso da caldeira a biomassa
Cada vez mais utilizada para a produção de energia, a biomassa apresenta tendência de crescimento no Brasil, com ótimas perspectivas para os próximos anos. Isso pode ser explicado principalmente pelas muitas vantagens que este combustível oferece:
1. A biomassa é renovável e sustentável
Quando utilizada em caldeiras, a biomassa tem como principal sua capacidade de ser renovável e gerar energia limpa, principalmente por permitir o reaproveitamento de resíduos.
A grande maioria do dióxido de carbono emitido durante a queima do combustível em uma caldeira a biomassa equivale à quantidade absorvida para o desenvolvimento da própria planta.
Dessa forma, o balanço energético da biomassa é mais favorável quando comparado aos combustíveis fósseis.
2. Maior economia na geração de energia
Uma característica comum de toda caldeira a biomassa é a maior eficiência energética. Com isso, toda indústria que usa este equipamento terá significativa redução no custo da geração de energia.
Também vale ressaltar que, quando comparada aos combustíveis fósseis, a biomassa é mais econômica. Da mesma forma, há vários tipos de biomassas disponíveis para caldeiras. Isso faz com que elas sejam facilmente encontradas e com preços mais acessíveis.
3. Custos de manutenção reduzidos
De forma geral, as caldeiras a biomassa são equipamentos bastante modernos. Por consequência requerem pouca manutenção, principalmente em razão da pouca geração de cinzas durante a combustão.
Algumas caldeiras, inclusive, possuem dispositivos e sensores que monitoram o equipamento e facilitam as manutenções programadas.
Essa modernidade também garante um percentual elevado de eficiência durante a geração de energia, resultando em eficiência e produtividade ainda maiores.
4. Maior confiança do mercado consumidor
Ao adquirir uma caldeira a biomassa, a empresa terá ganhos econômicos importantes, mas estará também adotando condutas que ajudem a minimizar seus impactos ambientais.
Tal fato eleva a confiança das partes interessadas que interagem com a empresa, principalmente consumidores e investidores, aumentando a transparência na sustentabilidade ambiental.
O simples fato de ter uma caldeira a biomassa, faz com que a imagem da empresa melhore, ou seja, empresas que se preocupam em adotar ações mais sustentáveis — como o uso de uma caldeira a biomassa — tendem abrir mercado para seus produtos.
5. Ajuda no desenvolvimento e geração de renda regional
O uso da caldeira a biomassa tem a capacidade de contribuir com o desenvolvimento regional, aumentando a renda de toda uma sociedade.
A maior parte das fontes de biomassa (briquetes, resíduos agrícolas, etc.) é produzida na zona rural. Consequentemente há fixação de mão de obra regional, com a geração de empregos e valor para essas regiões.
A caldeira a biomassa também evita ainda o deslocamento populacional para áreas urbanas, local onde as possibilidades de crescimento são relativamente reduzidas. Os trabalhadores geram biomassa e têm renda com isso.
Sem sombra de dúvidas, ter uma caldeira a biomassa é uma excelente oportunidade para que a indústria torne sua geração energética mais sustentável.
Por exemplo, a Caldeira Flamotubular da Imtab, dentre as suas vantagens, possui tecnologia que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade, grelhado móvel suspenso com menor índice de manutenção e câmara reversão inclinada que evita o acumulo de resíduo dobre o arco. Vale a pena conhecer.
Você pensa em adquirir uma caldeira a biomassa? Entre em contato com a Imtab e continue acompanhando nosso blog.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks