Em vários processos que ocorrem dentro de uma indústria, o uso de fluidos aquecidos é uma necessidade comum. Para isso, ter um aquecedor de fluido térmico é uma demanda recorrente.
Continuamente utilizado em processos industriais, o aquecedor de fluido térmico ganha cada vez mais notoriedade em muitas indústrias. Mas, para que ele funcione sempre bem, a manutenção deste equipamento é necessária.
Diante dessa necessidade, entenda a real importância da manutenção deste equipamento.
Aquecedor de fluido térmico: Por que ter esse equipamento?
No ambiente industrial, o fluido térmico é um dos insumos de maior necessidade. Ele é um composto que possui aquecimento específico que o tornam útil para variados processos industriais que envolvam a transferência de calor.
Para que este aquecimento seja estável e constante, a indústria depende de um bom aquecedor de fluido térmico, considerado o coração deste sistema na indústria.
Sua função é a de promover o aquecimento de fluidos com segurança, eficiência e produtividade. Ele recebe o fluido, aquecendo-o e encaminhando para todas as máquinas que dependem dele.
Para realizar este processo o aquecedor de fluido térmico possui diversas partes, como câmara de combustão, grelhado, válvulas, rede de distribuição e serpentinas, com cada uma destas partes tendo sua importância dentro deste processo.
Assim, qualquer falha em algumas destas partes pode fazer com que o equipamento pare, comprometendo a oferta de fluidos térmicos e o funcionamento de toda a indústria.
Para evitar essas ocorrências nada agradáveis, a manutenção do aquecedor de fluido térmico torna-se imprescindível, como veremos a seguir.
Por que você deve fazer a manutenção do seu aquecedor de fluido térmico?
Como falado anteriormente, o equipamento é considerado o coração do sistema dos fluidos térmicos em todo tipo de indústria.
Assim, “se o coração para de funcionar, toda a indústria também para”. Para evitar isso, a manutenção do aquecedor de fluido térmico é uma exigência que nenhuma indústria pode deixar passar, muito menos negligenciar.
A manutenção do aquecedor deve ser encarada como grande prioridade, caso contrário, a indústria pode perder dinheiro pelo não funcionamento deste equipamento.
Uma boa manutenção também irá maximizar a vida útil do aquecedor de fluido térmico, diminuindo os custos decorrentes de falhas durante o aquecimento ou transferência de fluidos para a indústria.
Também irá reduzir o consumo de combustíveis como óleo diesel ou biomassa por parte do aquecedor, elevando a produtividade e consequentemente a lucratividade.
Como fazer a manutenção do seu aquecedor?
Para que o aequipamento mantenha a operação constante, é importante que a indústria siga uma periodicidade de manutenções preventivas.
Essa periodicidade deve ser realizada por profissionais capacitados e programada de uma forma que não atrapalhe o funcionamento de toda a indústria.
Por meio da manutenção, este profissional conseguirá avaliar seu aquecedor de fluido térmico por completo. Nele, será possível identificar e reparar, quando necessário, todas as partes danificadas.
Para uma melhor manutenção, existem algumas formas realizadas de forma periódica que devem ser considerados:
Manutenção Diária
Diariamente é preciso realizar a limpeza das caixas de cinzas e da casa de caldeira. Também é verificado o funcionamento dos aparelhos de monitoramento e controle, como sensores de temperatura e de fluxo.
Manutenção Semanal do Aquecedor de fluido térmico
Semanalmente é realizada a limpeza das telas de equipamentos com sucção e dos filtros da rede com ar comprimido. Também é feita a verificação, substituição e aperto das gaxetas de válvulas e bombas com vazamento.
Manutenção Quinzenal
A cada 15 dias é feito todo o engraxe de mancais e rolamentos, além da verificação do aperto de correntes e correias e do nível de óleo térmico no tanque de expansão.
Manutenção Mensal
Todo mês deve ser verificado o nível de óleo em caixas redutoras, unidades hidráulicas e compressores, além de vibrações em mancais e rolamentos, seguido pelo aperto de juntas dilatadoras.
Manutenção Semestral
A cada 6 meses é preciso verificar o estado dos filtros de fluido térmico na sucção das bombas. Ao limpá-los, é importante observar as características dos resíduos encontrados.
Também são verificadas as condições de uso do fluido. Para isso retira-se uma amostra de fluido, enviando-a ao laboratório para análise.
Manutenção Anual do Aquecedor de fluido térmico
A cada ano é preciso solicitar a visita técnica do fabricante do equipamento para verificar as condições gerais do aquecedor.
Anualmente é também preciso fazer a aferição em laboratório credenciado de instrumentos de monitoramento e controle.
Como todos estes cuidados, o aquecedor de fluido térmico estará apto para ter maior eficiência térmica, além de segurança operacional e continuidade das atividades da indústria.
Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando o blog da Imtab!
0 comentários