Aquecedor de fluido térmico: Entenda a importância da manutenção

25 maio, 2022 | Aquecedor de fluido térmico, Biomassa, Informações | 0 Comentários

Em vários processos que ocorrem dentro de uma indústria, o uso de fluidos aquecidos é uma necessidade comum. Para isso, ter um aquecedor de fluido térmico é uma demanda recorrente.

Continuamente utilizado em processos industriais, o aquecedor de fluido térmico ganha cada vez mais notoriedade em muitas indústrias. Mas, para que ele funcione sempre bem, a manutenção deste equipamento é necessária.

Diante dessa necessidade, entenda a real importância da manutenção deste equipamento.

Aquecedor de fluido térmico: Por que ter esse equipamento?

No ambiente industrial, o fluido térmico é um dos insumos de maior necessidade. Ele é um composto que possui aquecimento específico que o tornam útil para variados processos industriais que envolvam a transferência de calor.

Para que este aquecimento seja estável e constante, a indústria depende de um bom aquecedor de fluido térmico, considerado o coração deste sistema na indústria.

Sua função é a de promover o aquecimento de fluidos com segurança, eficiência e produtividade. Ele recebe o fluido, aquecendo-o e encaminhando para todas as máquinas que dependem dele.

Para realizar este processo o aquecedor de fluido térmico possui diversas partes, como câmara de combustão, grelhado, válvulas, rede de distribuição e serpentinas, com cada uma destas partes tendo sua importância dentro deste processo.

Assim, qualquer falha em algumas destas partes pode fazer com que o equipamento pare, comprometendo a oferta de fluidos térmicos e o funcionamento de toda a indústria. 

Para evitar essas ocorrências nada agradáveis, a manutenção do aquecedor de fluido térmico torna-se imprescindível, como veremos a seguir.

 

Por que você deve fazer a manutenção do seu aquecedor de fluido térmico?

Como falado anteriormente, o equipamento é considerado o coração do sistema dos fluidos térmicos em todo tipo de indústria.

Assim, “se o coração para de funcionar, toda a indústria também para”. Para evitar isso, a manutenção do aquecedor de fluido térmico é uma exigência que nenhuma indústria pode deixar passar, muito menos negligenciar.

A manutenção do aquecedor deve ser encarada como grande prioridade, caso contrário, a indústria pode perder dinheiro pelo não funcionamento deste equipamento.

Uma boa manutenção também irá maximizar a vida útil do aquecedor de fluido térmico, diminuindo os custos decorrentes de falhas durante o aquecimento ou transferência de fluidos para a indústria. 

Também irá reduzir o consumo de combustíveis como óleo diesel ou biomassa por parte do aquecedor, elevando a produtividade e consequentemente a lucratividade. 

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça os equipamentos IMTAB | Baixar Catálogo | IMTAB

Como fazer a manutenção do seu aquecedor?

Para que o aequipamento mantenha a operação constante, é importante que a indústria siga uma periodicidade de manutenções preventivas.

Essa periodicidade deve ser realizada por profissionais capacitados e programada de uma forma que não atrapalhe o funcionamento de toda a indústria.

Por meio da manutenção, este profissional conseguirá avaliar seu aquecedor de fluido térmico por completo. Nele, será possível identificar e reparar, quando necessário, todas as partes danificadas.

Para uma melhor manutenção, existem algumas formas realizadas de forma periódica que devem ser considerados:

 

Manutenção Diária

Diariamente é preciso realizar a limpeza das caixas de cinzas e da casa de caldeira. Também é verificado o funcionamento dos aparelhos de monitoramento e controle, como sensores de temperatura e de fluxo.

 

Manutenção Semanal do Aquecedor de fluido térmico

Semanalmente é realizada a limpeza das telas de equipamentos com sucção e dos filtros da rede com ar comprimido. Também é feita a verificação, substituição e aperto das gaxetas de válvulas e bombas com vazamento.

 

Manutenção Quinzenal

A cada 15 dias é feito todo o engraxe de mancais e rolamentos, além da verificação do aperto de correntes e correias e do nível de óleo térmico no tanque de expansão.

 

Manutenção Mensal

Todo mês deve ser verificado o nível de óleo em caixas redutoras, unidades hidráulicas e compressores, além de vibrações em mancais e rolamentos, seguido pelo aperto de juntas dilatadoras.

 

Manutenção Semestral

A cada 6 meses é preciso verificar o estado dos filtros de fluido térmico na sucção das bombas. Ao limpá-los, é importante observar as características dos resíduos encontrados.

Também são verificadas as condições de uso do fluido. Para isso retira-se uma amostra de fluido, enviando-a ao laboratório para análise.

 

Manutenção Anual do Aquecedor de fluido térmico

A cada ano é preciso solicitar a visita técnica do fabricante do equipamento para verificar as condições gerais do aquecedor.

Anualmente é também preciso fazer a aferição em laboratório credenciado de instrumentos de monitoramento e controle.

Como todos estes cuidados, o aquecedor de fluido térmico estará apto para ter maior eficiência térmica, além de segurança operacional e continuidade das atividades da indústria.

 

Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando o blog da Imtab!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

7 + 12 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!