Aquecedor de fluido térmico: Entenda a importância da manutenção

25 maio, 2022 | Aquecedor de fluido térmico, Biomassa, Informações | 0 Comentários

Em vários processos que ocorrem dentro de uma indústria, o uso de fluidos aquecidos é uma necessidade comum. Para isso, ter um aquecedor de fluido térmico é uma demanda recorrente.

Continuamente utilizado em processos industriais, o aquecedor de fluido térmico ganha cada vez mais notoriedade em muitas indústrias. Mas, para que ele funcione sempre bem, a manutenção deste equipamento é necessária.

Diante dessa necessidade, entenda a real importância da manutenção deste equipamento.

Aquecedor de fluido térmico: Por que ter esse equipamento?

No ambiente industrial, o fluido térmico é um dos insumos de maior necessidade. Ele é um composto que possui aquecimento específico que o tornam útil para variados processos industriais que envolvam a transferência de calor.

Para que este aquecimento seja estável e constante, a indústria depende de um bom aquecedor de fluido térmico, considerado o coração deste sistema na indústria.

Sua função é a de promover o aquecimento de fluidos com segurança, eficiência e produtividade. Ele recebe o fluido, aquecendo-o e encaminhando para todas as máquinas que dependem dele.

Para realizar este processo o aquecedor de fluido térmico possui diversas partes, como câmara de combustão, grelhado, válvulas, rede de distribuição e serpentinas, com cada uma destas partes tendo sua importância dentro deste processo.

Assim, qualquer falha em algumas destas partes pode fazer com que o equipamento pare, comprometendo a oferta de fluidos térmicos e o funcionamento de toda a indústria. 

Para evitar essas ocorrências nada agradáveis, a manutenção do aquecedor de fluido térmico torna-se imprescindível, como veremos a seguir.

 

Por que você deve fazer a manutenção do seu aquecedor de fluido térmico?

Como falado anteriormente, o equipamento é considerado o coração do sistema dos fluidos térmicos em todo tipo de indústria.

Assim, “se o coração para de funcionar, toda a indústria também para”. Para evitar isso, a manutenção do aquecedor de fluido térmico é uma exigência que nenhuma indústria pode deixar passar, muito menos negligenciar.

A manutenção do aquecedor deve ser encarada como grande prioridade, caso contrário, a indústria pode perder dinheiro pelo não funcionamento deste equipamento.

Uma boa manutenção também irá maximizar a vida útil do aquecedor de fluido térmico, diminuindo os custos decorrentes de falhas durante o aquecimento ou transferência de fluidos para a indústria. 

Também irá reduzir o consumo de combustíveis como óleo diesel ou biomassa por parte do aquecedor, elevando a produtividade e consequentemente a lucratividade. 

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça os equipamentos IMTAB | Baixar Catálogo | IMTAB

Como fazer a manutenção do seu aquecedor?

Para que o aequipamento mantenha a operação constante, é importante que a indústria siga uma periodicidade de manutenções preventivas.

Essa periodicidade deve ser realizada por profissionais capacitados e programada de uma forma que não atrapalhe o funcionamento de toda a indústria.

Por meio da manutenção, este profissional conseguirá avaliar seu aquecedor de fluido térmico por completo. Nele, será possível identificar e reparar, quando necessário, todas as partes danificadas.

Para uma melhor manutenção, existem algumas formas realizadas de forma periódica que devem ser considerados:

 

Manutenção Diária

Diariamente é preciso realizar a limpeza das caixas de cinzas e da casa de caldeira. Também é verificado o funcionamento dos aparelhos de monitoramento e controle, como sensores de temperatura e de fluxo.

 

Manutenção Semanal do Aquecedor de fluido térmico

Semanalmente é realizada a limpeza das telas de equipamentos com sucção e dos filtros da rede com ar comprimido. Também é feita a verificação, substituição e aperto das gaxetas de válvulas e bombas com vazamento.

 

Manutenção Quinzenal

A cada 15 dias é feito todo o engraxe de mancais e rolamentos, além da verificação do aperto de correntes e correias e do nível de óleo térmico no tanque de expansão.

 

Manutenção Mensal

Todo mês deve ser verificado o nível de óleo em caixas redutoras, unidades hidráulicas e compressores, além de vibrações em mancais e rolamentos, seguido pelo aperto de juntas dilatadoras.

 

Manutenção Semestral

A cada 6 meses é preciso verificar o estado dos filtros de fluido térmico na sucção das bombas. Ao limpá-los, é importante observar as características dos resíduos encontrados.

Também são verificadas as condições de uso do fluido. Para isso retira-se uma amostra de fluido, enviando-a ao laboratório para análise.

 

Manutenção Anual do Aquecedor de fluido térmico

A cada ano é preciso solicitar a visita técnica do fabricante do equipamento para verificar as condições gerais do aquecedor.

Anualmente é também preciso fazer a aferição em laboratório credenciado de instrumentos de monitoramento e controle.

Como todos estes cuidados, o aquecedor de fluido térmico estará apto para ter maior eficiência térmica, além de segurança operacional e continuidade das atividades da indústria.

 

Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando o blog da Imtab!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

14 + 2 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda a importância da manutenção

Em vários processos que ocorrem dentro de uma indústria, o uso de fluidos aquecidos é uma necessidade comum. Para isso, ter um aquecedor de fluido térmico é uma demanda recorrente. Continuamente utilizado em processos industriais, o aquecedor de fluido térmico ganha...

Entenda a diferença entre fornalha de gás quente e fornalha pirolítica

Em muitos processos industriais, a secagem é uma das etapas relacionadas ao pré-processamento de maior importância, tendo a finalidade de retirar excesso de umidade de produtos. No caso da secagem artificial, regularmente a indústria pode usar uma fornalha de gás...

Confira 6 curiosidades sobre a biomassa que você deve conhecer

A busca pela sustentabilidade energética está guiando o desenvolvimento de estratégias em muitos países. Estas nações estão substituindo os combustíveis fósseis por fontes energéticas renováveis, caso da biomassa. Cada vez mais utilizada em caldeiras, a biomassa é...

Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável?

Nos últimos 2 anos a crise mundial tem sido a causa de entraves em muitos setores da economia brasileira, principalmente na área industrial, que sofreu com a elevação de custos de energia elétrica. Mas você sabia que a atual crise pode ser a alavanca para otimizar...

Saiba porque é importante realizar a inspeção em tijolos refratários

Você sabe o que é ou já trabalhou com tijolos refratários? Estes tipos de tijolos têm como principal característica a resistência e a retenção de altas temperaturas, sendo por isso utilizados em muitas fornalhas utilizadas dentro do ambiente industrial. Assim, os...

Saiba mais sobre o aquecedor de fluido térmico com aquecimento direto e indireto

Fluidos térmicos são compostos utilizados em inúmeras etapas e processos dentro da indústria. Eles podem ser fabricados de diversos tipos de materiais, dependendo da finalidade de uso. Mas, para que os fluidos atinjam a temperatura desejada, o aquecedor de fluido...

Principais vantagens do aquecedor de fluido térmico que você deve conhecer

O aquecedor é apenas uma parte de um circuito fechado de um sistema de fluido térmico. Neste sistema, um fluido específico (óleo) recebe energia térmica em um aquecedor e consequentemente tem sua temperatura elevada. Esse fluido é bombeado para os pontos de...

Entenda a aplicação da fornalha na torrefação do café

O Brasil é mundialmente conhecido como o maior produtor mundial de café. A produção cafeeira no ano de 2020 foi estimada em 63,08 milhões de sacas colhidas, segundo dados da CONAB. Além disso, temos cerca de 1,5 mil empresas atuam na torrefação do café brasileiro,...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve esse equipamento

Amplamente utilizado em processos industriais que requerem alta temperatura, o aquecedor de fluido térmico é um equipamento que ganha cada vez mais notoriedade em muitas indústrias. Basicamente, este equipamento é o coração de um sistema de aquecimento de fluido...

Substituição de gás natural por biomassa: Entenda porque fazer

Muitas empresas já optaram por realizar a substituição da matriz energética, deixando o gás natural para o lado e começando a fazer uso da biomassa na sua geração energética.  Mas quais são essas razões? Por que a empresa deve optar pela biomassa em substituição ao...

Acompanhe-nos nas redes sociais!