Veja como otimizar a secagem de fertilizantes na sua indústria

18 dez, 2020 | Secagem de fertilizantes | 0 Comentários

O Brasil é conhecido como um dos grandes produtores de fertilizantes, mas mesmo assim, há a constante necessidade de elevar a produção para atender à crescente demanda da agricultura nacional. Neste contexto, o processo de secagem de fertilizantes apresenta grande impacto no crescimento e no custo do produto.

O objetivo primário da secagem, seja de fertilizantes, de grãos ou de sementes, é o de reduzir a umidade destes materiais. Com isso, é possível retardar a deterioração biológica ou química. Além disso, o produto seco diminui a densidade aparente, reduzindo custos de transporte.

Para conseguir esses benefícios, muitas indústrias estão investindo em equipamentos que otimizam a secagem de fertilizantes. Um exemplo é o gerador de gás quente, que melhora consideravelmente a eficiência do processo.

Saiba mais sobre o equipamento e entenda como ele contribui para otimizar a secagem de fertilizantes em indústrias.

 

Função do gerador de gás quente para secagem de fertilizantes

O gerador de gás quente é muito utilizado para a secagem de diversos produtos, tais como fertilizantes, grãos e sementes, assegurando a estabilidade e controle de temperatura na entrada do secador.

Assim, como a designação indica, um gerador de gás quente produz gases a altas temperaturas através da combustão de biomassa.

Por meio do secador, a umidade é retirada dos granulados por troca de calor. Nele, uma corrente de ar quente é forçada a ter contato com o granulado úmido (caso do fertilizante) dentro do secador.

O secador então gira continuamente para aumentar a superfície de contato entre o ar quente e o material úmido, dando ao equipamento o nome de secador rotativo (equipamento mais utilizado)

De acordo com estudos, a eficiência térmica dos secadores rotativos costuma variar na faixa de 60 a 80%, sendo necessário, por vezes, otimizar esse processo.

 

Problemas que afetam a eficiência da secagem de fertilizantes

A secagem de fertilizantes no momento da fabricação apresenta um grande impacto comercial no custo do produto. Esse processo demanda alto consumo energético e requer também significativo investimento inicial, além de gastos com manutenção.

Além disso, questões operacionais podem levar o sistema de secagem de fertilizantes a um baixo desempenho energético. A taxa mássica, umidade e granulometria do produto variam com o tempo, por consequência, o valor de carga térmica requerida para a secagem também varia.

Há em algumas plantas existentes com fornalhas a lenha, que tem variações granulométricas e de umidade que afetam a temperatura do gás quente que alimenta o secador diferente do Gerador de Gás Quente que possui tecnologia de grelha móvel suspensa que garante uma liberação térmica constante, aumentando significativamente a eficiência do sistema.

Nessas Fornalhas antigas, caso ajustes operacionais contínuos e ou substituição fornalha lenha por Gerador de Gás Quente não sejam feitos, o sistema consome mais biomassa que o necessário ou produz um material fertilizante fora da especificação de umidade, o que, do ponto de vista econômico, não é vantajoso.

Estudos relativos a novos equipamentos e otimização dos existentes são certamente muito importantes neste contexto, permitindo maior otimização da secagem de fertilizantes e garantindo um processo mais eficiente.

Neste cenário, o gerador de gás quente pode auxiliar a indústria em diversos processos, que vão desde a geração de gás quente para secagem direta até a geração de ar quente para secagem indireta, como veremos a seguir.

 

Equipamentos Imtab para otimizar a secagem de fertilizantes

Com o aquecimento do mercado e para atender as necessidades dos clientes a IMTAB buscou diversificar as atividades com o investimento em infraestrutura para fabricação do Gerador de Gás / Ar Quente para secagem de diversos produtos que demandam maiores temperaturas.

Assim, para otimizar a secagem de fertilizantes, a IMTAB oferece: Gerador de Ar Aquecido para Secagem Indireta e Fornalha de Gás Quente para Secagem Direta.

Entre as vantagens que otimizam a secagem, estes geradores de ar aquecido apresentam:

 – A grelha móvel suspensa, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;

 – O volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo e otimizando a secagem;

 – Câmara de reversão inclinada, evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;

 – O grelhado móvel e suspenso, com menor índice de manutenção;

 – Apresenta sistema de Trocadores à seco sem necessidade de uso de água ou vapor.

Além disso, estes equipamentos são construídos sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis.

Por meio destas características, a secagem dos fertilizantes certamente será otimizada a ponto de aumentar a capacidade de controle de queima e temperaturas dos gases.

Você também quer otimizar a secagem de fertilizantes? Então confira as funcionalidades do gerador de ar aquecido com secagem indireta da IMTAB.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

3 + 3 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Acompanhe-nos nas redes sociais!