Veja como otimizar a secagem de fertilizantes na sua indústria

18 dez, 2020 | Secagem de fertilizantes | 0 Comentários

O Brasil é conhecido como um dos grandes produtores de fertilizantes, mas mesmo assim, há a constante necessidade de elevar a produção para atender à crescente demanda da agricultura nacional. Neste contexto, o processo de secagem de fertilizantes apresenta grande impacto no crescimento e no custo do produto.

O objetivo primário da secagem, seja de fertilizantes, de grãos ou de sementes, é o de reduzir a umidade destes materiais. Com isso, é possível retardar a deterioração biológica ou química. Além disso, o produto seco diminui a densidade aparente, reduzindo custos de transporte.

Para conseguir esses benefícios, muitas indústrias estão investindo em equipamentos que otimizam a secagem de fertilizantes. Um exemplo é o gerador de gás quente, que melhora consideravelmente a eficiência do processo.

Saiba mais sobre o equipamento e entenda como ele contribui para otimizar a secagem de fertilizantes em indústrias.

 

Função do gerador de gás quente para secagem de fertilizantes

O gerador de gás quente é muito utilizado para a secagem de diversos produtos, tais como fertilizantes, grãos e sementes, assegurando a estabilidade e controle de temperatura na entrada do secador.

Assim, como a designação indica, um gerador de gás quente produz gases a altas temperaturas através da combustão de biomassa.

Por meio do secador, a umidade é retirada dos granulados por troca de calor. Nele, uma corrente de ar quente é forçada a ter contato com o granulado úmido (caso do fertilizante) dentro do secador.

O secador então gira continuamente para aumentar a superfície de contato entre o ar quente e o material úmido, dando ao equipamento o nome de secador rotativo (equipamento mais utilizado)

De acordo com estudos, a eficiência térmica dos secadores rotativos costuma variar na faixa de 60 a 80%, sendo necessário, por vezes, otimizar esse processo.

 

Problemas que afetam a eficiência da secagem de fertilizantes

A secagem de fertilizantes no momento da fabricação apresenta um grande impacto comercial no custo do produto. Esse processo demanda alto consumo energético e requer também significativo investimento inicial, além de gastos com manutenção.

Além disso, questões operacionais podem levar o sistema de secagem de fertilizantes a um baixo desempenho energético. A taxa mássica, umidade e granulometria do produto variam com o tempo, por consequência, o valor de carga térmica requerida para a secagem também varia.

Há em algumas plantas existentes com fornalhas a lenha, que tem variações granulométricas e de umidade que afetam a temperatura do gás quente que alimenta o secador diferente do Gerador de Gás Quente que possui tecnologia de grelha móvel suspensa que garante uma liberação térmica constante, aumentando significativamente a eficiência do sistema.

Nessas Fornalhas antigas, caso ajustes operacionais contínuos e ou substituição fornalha lenha por Gerador de Gás Quente não sejam feitos, o sistema consome mais biomassa que o necessário ou produz um material fertilizante fora da especificação de umidade, o que, do ponto de vista econômico, não é vantajoso.

Estudos relativos a novos equipamentos e otimização dos existentes são certamente muito importantes neste contexto, permitindo maior otimização da secagem de fertilizantes e garantindo um processo mais eficiente.

Neste cenário, o gerador de gás quente pode auxiliar a indústria em diversos processos, que vão desde a geração de gás quente para secagem direta até a geração de ar quente para secagem indireta, como veremos a seguir.

 

Equipamentos Imtab para otimizar a secagem de fertilizantes

Com o aquecimento do mercado e para atender as necessidades dos clientes a IMTAB buscou diversificar as atividades com o investimento em infraestrutura para fabricação do Gerador de Gás / Ar Quente para secagem de diversos produtos que demandam maiores temperaturas.

Assim, para otimizar a secagem de fertilizantes, a IMTAB oferece: Gerador de Ar Aquecido para Secagem Indireta e Fornalha de Gás Quente para Secagem Direta.

Entre as vantagens que otimizam a secagem, estes geradores de ar aquecido apresentam:

 – A grelha móvel suspensa, que permite a queima de combustíveis com alto teor de umidade;

 – O volume adequado da fornalha, que proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo e otimizando a secagem;

 – Câmara de reversão inclinada, evitando o acúmulo de resíduos sobre o arco;

 – O grelhado móvel e suspenso, com menor índice de manutenção;

 – Apresenta sistema de Trocadores à seco sem necessidade de uso de água ou vapor.

Além disso, estes equipamentos são construídos sobre um chassi metálico, evitando onerosas obras civis.

Por meio destas características, a secagem dos fertilizantes certamente será otimizada a ponto de aumentar a capacidade de controle de queima e temperaturas dos gases.

Você também quer otimizar a secagem de fertilizantes? Então confira as funcionalidades do gerador de ar aquecido com secagem indireta da IMTAB.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que a secagem de areia com fornalha a biomassa é uma ótima opção?

A areia é um elemento fundamental na construção civil, usada do início ao fim da grande maioria das obras. A areia nada mais é do que a parte miúda, resultante da deterioração de rochas causada por processos naturais ou por meio de processos mecanizados. Porém, para...

Entenda como funciona um secador de erva-mate

A erva-mate é uma tradição milenar, sendo consumida por muitos povos indígenas, mesmo antes da chegada dos europeus às Américas. Mas, diferentemente dos nossos ancestrais, o setor ervateiro evoluiu muito diante da alta competitividade, principalmente com o...

Saiba tudo sobre o processo de secagem de tijolos na indústria cerâmica

Na indústria cerâmica, a secagem representa uma das etapas mais importantes para melhorar a qualidade final dos produtos. Essa medida, quando realizada de forma eficiente, assertiva e com equipamentos certos, pode se transformar em um importante diferencial...

Entenda sobre o processo de secagem de fertilizantes organominerais

Não é novidade que a agricultura representa uma das bases mais importantes da economia brasileira e isso já vem de décadas de muito trabalho e avanços, que culminam em aumento da produtividade agrícola, que tiveram nos fertilizantes organominerais um dos atores...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

O consumo de erva-mate tem uma tradição milenar. Mas, os setores produtivos dentro do setor ervateiro se desenvolveram ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva mate, evoluiu muito. O sapeco da erva-mate deve...

Veja como otimizar a secagem de fertilizantes na sua indústria

O Brasil é conhecido como um dos grandes produtores de fertilizantes, mas mesmo assim, há a constante necessidade de elevar a produção para atender à crescente demanda da agricultura nacional. Neste contexto, o processo de secagem de fertilizantes apresenta grande...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

O processo de secagem de grãos, seguido do correto armazenamento, são fatores essenciais para melhorar a produção, pois ajudam a evitar perdas após a colheita. Essa é uma preocupação constante, pois, em boa parte dos casos, os grãos são colhidos com teor de umidade...

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal

A preocupação com a sustentabilidade cresce a cada ano, e isso vem exigindo processos mais eficientes e econômicos de queima para geração energética. Neste cenário, a secagem de serragem, cavaco ou maravalha representa uma das etapas mais importantes para a produção...

Saiba mais sobre a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador

Para a conservação de muitos produtos após a colheita, a secagem é uma operação imprescindível. Ela ocorre a partir do aquecimento do ar utilizado nas operações de secagem que provém da energia térmica produzida pela queima de biomassa que ocorre em uma fornalha...

Fornalha de gás quente: vantagens para secagem de produtos agrícolas

A secagem é uma das etapas da pós-colheita e pré-processamento de produtos agrícolas mais importantes. Ela tem por finalidade retirar parte da água neles contida. No caso da secagem artificial, regularmente a agroindústria faz uso de uma fornalha de gás quente. Toda...

Acompanhe-nos nas redes sociais!