Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

11 dez, 2023 | Secagem de grãos | 0 Comentários

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos.

A secagem é uma operação recorrente nas agroindústrias. De forma geral, os grãos são colhidos com teor de umidade superior ao recomendado para o armazenamento e estocagem, exigindo a retirada de parte da sua umidade.

Assim, logo após a colheita, usa-se um secador de grãos, responsável por gerar calor e retirar umidade da massa de grãos. Este equipamento pode ser alimentado com cavaco, um combustível que apresenta algumas vantagens e facilidades.

Neste artigo, convidamos você a entender como funciona a secagem de grãos, além das vantagens do uso do cavaco como combustível para as fornalhas.

Secagem de grãos: maior qualidade do produto

Na agricultura, a colheita dos grãos costuma ser realizada assim que a planta atinge o ponto de maturidade fisiológica. Porém, nesse ponto, a umidade costuma ser alta. Consequentemente, as ocorrências de deterioração são maiores e podem afetar a qualidade do grão.

Para evitar esse problema, é utilizada a secagem de grãos. Esse é o primeiro processo pós-colheita e visa garantir a máxima qualidade da massa de grãos. Também aumenta o tempo de armazenamento sem maiores problemas.

Basicamente, a secagem promove o aumento da temperatura do ar, que retira a umidade presente nos grãos. Nesse processo, o teor de umidade dos grãos acompanha a diminuição de umidade do ar, tendendo ao equilíbrio higroscópico.

Dessa forma, a umidade do grão sempre entra em equilíbrio com a umidade relativa e a temperatura do ar que o envolve. 

Vale destacar também que os secadores de grãos utilizam diferentes fontes de biomassa como combustível. Nos últimos anos, por exemplo, a agroindústria vem adotando o cavaco, em substituição das toras de madeira.

Uso da biomassa na secagem de grãos

Uso da biomassa na secagem de grãos

Nos processos de secagem de grãos, a madeira sempre foi a fonte de combustível mais comum no Brasil. Com alta disponibilidade, ela é representada pela lenha de eucalipto, considerada uma boa escolha para o aquecimento de secadores.

Porém, mesmo que seja relativamente barata e tenha boa disponibilidade, as toras de madeira fazem com que o secador de grãos apresente variações de temperatura, impossibilitando o equilíbrio ideal.

Com isso, há uma alta liberação de HPAs (hidrocarboneto policíclico aromático) ocasionado pela má combustão, devido a alimentação não continuada. 

A perda de energia térmica também é maior, por conta da dificuldade em eliminar a umidade interna. Até que a água presente na lenha se transforme em vapor, existe um consumo considerável de energia térmica. 

Outro problema é a dificuldade de mão-de-obra para a disposição das toras de madeira na fornalha. Tudo isso resulta no desperdício de energia, além de custos mais elevados, além de riscos para a saúde.

A solução que muitas agroindústrias adotam é reduzir a granulometria da biomassa da madeira, caso do cavaco. Isso promove o aumento da superfície de queima, elevando a eficiência energética deste combustível.

Com o uso do cavaco, o processo de secagem de grãos tende a se tornar mais eficiente e econômico, garantindo a obtenção da umidade desejada de toda a massa de grãos.

O pré-processamento de produtos agrícolas tem grande importância na qualidade do produto. O processo mais crítico, é a secagem dos grãos, no qual é demandada energia térmica. Como a queima da biomassa produz hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), que podem estar associados à carcinogênese.” 

Veja o estudo acima na íntegra, que utilizou um queimador de cavaco da IMTAB para avaliar a presença de HPAs. Clique aqui e leia!

Benefícios do cavaco como combustível

A utilização do cavaco de madeira em fornalhas, para a secagem de grãos, possui uma série de benefícios. Inicialmente, esse combustível tem uma queima gradual, controlada e automatizada

Além de ser mais econômico, é um combustível que possui menor variação de temperatura durante o processo de secagem.

Com isso, aumenta-se a qualidade e a uniformidade da secagem dos grãos, deixando-os na umidade ideal para o armazenamento e transporte. 

Além disso, outros benefícios do cavaco como combustível são:

  • Economia financeira: o cavaco possui valor bruto menor do que outros tipos de combustíveis;
  • Fácil armazenamento: o material pode ser facilmente armazenado em silos ou em pilhas ao ar livre;
  • Ambiente de trabalho limpo e organizado: quando comparado ao sistema tradicional de queima a lenha, o cavaco é muito mais limpo e fácil de ser organizado;
  • Menos fumaça: por se tratar de um sistema que mantém a temperatura estável com variações menores, o uso do cavaco reduz a geração de fumaça;
  • Menor perda energética: o cavaco facilita a saída de água e gera energia mais rapidamente.

Importante ressaltar também que, devido ao alto poder calorífico, o cavaco é utilizado como combustível nas fornalhas dos secadores de grãos com grande eficiência e com baixo custo operacional.

Biomassa encontrada em larga escala

O cavaco é um tipo de biomassa cultivado em larga escala no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste. Consequentemente, ele reduz a necessidade do desmatamento de florestas nativas. 

Consequentemente, há a diminuição dos impactos ambientais, já que os cavacos de madeira são recursos renováveis e que apresentam carbono neutro. 

Ou seja, a emissão do gás carbônico gerado pela queima é equivalente à quantidade de gás carbônico que o produto, enquanto árvore, já retirou da atmosfera.

Diante de todos os benefícios apresentados, o cavaco de madeira se configura como uma das fontes energéticas mais eficientes e baratas no momento para o processo de secagem de grãos.

Quer saber mais sobre o processo de secagem de grãos? Então confira nosso artigo exclusivo sobre o tema no blog da Imtab.

Conheça as principais biomassas e descubra a ideal para você! Clique e acesse para baixar o e-book.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

10 + 6 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Como reduzir custos operacionais utilizando energia renovável?

Devido aos últimos avanços tecnológicos, o uso da energia renovável é crescente em todo o mundo. Mas o “sonho” de toda empresa é usar essa forma de desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. Você acha possível? No cenário pós-pandemia...

Acompanhe-nos nas redes sociais!