Para a conservação de muitos produtos agrícolas logo após a colheita, a secagem de grãos se configura como uma operação imprescindível, pois permite a garantia de maior preservação do produto final.
Para essa secagem de grãos, algumas estratégias podem ser adotadas. Essas estratégias podem ser naturais e artificiais. A secagem artificial tem como representante principal a fornalha de gás quente.
A fornalha de gás quente é um dispositivo projetado para assegurar a queima completa do combustível, de uma forma mais eficiente e contínua, em condições que permitam o aproveitamento da energia térmica liberada da combustão, obtendo-se o maior rendimento térmico possível.
Mas você sabe o que é e como funciona uma fornalha de gás quente? E quais são suas características principais? Continue acompanhando nosso texto e descubra.
O que é uma fornalha de gás quente?
Também conhecidos como gerador de gás quente ou queimador de cavaco, a fornalha de gás quente é um dispositivo acessório de caldeiras e secadores de grãos responsável por assegurar a pulverização e a mistura do combustível com o ar.
Pode-se dizer que a fornalha de gás quente é um equipamento utilizado para a produção de gases à altas temperaturas que se dá por meio da combustão de variados tipos de combustíveis, tendo nas diferentes formas de biomassa seus representantes principais.
As fornalhas representam uma ótima opção para as agroindústrias que precisam realizar a secagem de grãos, mas que querem também priorizar a máxima eficiência energética neste processo.
Há dois tipos de fornalhas:
Fornalha com aquecimento direto: neste tipo de fornalha, a energia térmica proveniente dos gases resultantes da combustão e misturada com o ar ambiente é utilizada diretamente na secagem de grãos.
Fornalha com aquecimento indireto: nestas fornalhas, a energia térmica dos gases provenientes da combustão é encaminhada a um trocador de calor, que tem a finalidade de aquecer, indiretamente, o ar de secagem.
Princípio de funcionamento das fornalhas de gás quente
O conhecimento do princípio de funcionamento de fornalhas de gás quente e a correta operação delas são condições imprescindíveis para o uso racional da energia na secagem de grãos em geral.
O projeto de uma eficiente fornalha deve se basear nos 3 T’s da combustão, que são: temperatura, turbulência e tempo.
Assim, para que ocorra a combustão completa do combustível, deve-se buscar uma mistura ar-combustível que seja homogênea, na dosagem ideal e no tempo correto. Com isso, obtém-se aquecimento do combustível até a sua ignição autossustentável.
Comumente, as fornalhas destinadas à queima de combustíveis sólidos não pulverizados, como a lenha ou cavaco, possuem os itens descritos a seguir:
- Depósito de combustível;
- Câmara de combustão – Espaço destinado ao processo de combustão propriamente dito, onde todos os compostos combustíveis devem ser oxidados, liberando energia térmica;
- Grelha – Estrutura que mantém o combustível sólido em movimento durante o processo de combustão, enquanto o ar comburente circula por sua superfície;
- Cinzeiro – Depósito localizado abaixo da grelha e destinado ao armazenamento dos resíduos da combustão;
- Entradas de ar – entradas reguláveis que são responsáveis pela passagem do ar comburente para o interior da fornalha;
- Saídas dos gases – são aberturas destinadas à saída dos gases resultantes da combustão e do excesso de ar comburente e que podem ser utilizados como fonte de energia térmica para diversas finalidades, como a secagem de grãos.
Fornalha de gás quente para secagem de grãos Hércules: qualidade e eficiência
A Imtab – Indústrias de geradores de calor oferece aos seus clientes uma das fornalhas de gás quente mais eficiente e com excelente qualidade construtiva do mercado, conhecida como Fornalha de Gás Quente Hércules.
Essa fornalha permite a secagem de grãos com bastante eficiência, sendo por isso ideal para a agroindústria.
Entre as vantagens deste equipamento temos:
- Sua grelha móvel permite a queima de combustíveis com boa eficiência, mesmo que eles tenham alto teor de umidade;
- O volume adequado da fornalha proporciona baixa velocidade dos gases, diminuindo significativamente o material particulado para o processo;
- Apresenta câmara de reversão inclinada. Isso evita o acúmulo de resíduos sobre o arco;
- Construída sobre chassis metálico, evitando obras civis mais onerosas;
- Grelhado móvel suspenso com menor índice de manutenção.
Além dessas vantagens, a fornalha de gás quente para secagem de grãos da Imtab apresenta capacidade de geração de vapor de 300.000 kcal/h a 30.000.000 kcal/h em uma temperatura que pode variar de 50°C a 450°C.
Dessa forma, uma boa fornalha de gás quente será de grande valia para agroindústrias que precisam realizar a secagem de grãos, pois garantem a eficiência e economia de combustível desejados.
Quer saber mais? Então acesse nosso site conheça a fornalha de gás quente Hércules, que tem a garantia de qualidade Imtab.
0 comentários