Entenda sobre o processo de secagem de fertilizantes organominerais

10 mar, 2021 | Informações, Processo de secagem | 0 Comentários

Não é novidade que a agricultura representa uma das bases mais importantes da economia brasileira e isso já vem de décadas de muito trabalho e avanços, que culminam em aumento da produtividade agrícola, que tiveram nos fertilizantes organominerais um dos atores principais.

A produção de fertilizantes organominerais se origina na mineração e na produção de derivados do petróleo e seus subprodutos. Mas, depois dessa produção, a secagem é uma das etapas mais importantes.

Assim como a grande maioria dos produtos industrializados, os fertilizantes também precisam ser submetidos a um processo de secagem para remoção do excesso de umidade, permitindo que muitos benefícios fossem conquistados.

Entenda a importância dos fertilizantes e saiba mais sobre seu processo de secagem, assim como os benefícios da secagem de fertilizantes organominerais.

 

Fertilizantes organominerais são essenciais para a produção agrícola  

Por definição, todo fertilizante é um produto mineral ou orgânico, natural ou sintético cuja função é a de fornecedor um ou mais nutrientes para as plantas. Seu uso permite melhoria e manutenção da fertilidade do solo, permitindo um aumento expressivo da produtividade das culturas e qualidade de alimentos.

Os fertilizantes organomineirais são constituídos por material orgânico enriquecido com minerais, que são nutrientes em sua forma inorgânica para serem absorvidos de forma rápida.

Essa combinação visa, de forma simultânea, o melhoramento do solo e de suas propriedades físicas, e o fornecimento de matéria-prima bruta para que a planta possa crescer de forma saudável e rápida.

Esse tipo de fertilizante age como um excelente corretivo, equilibrando o pH do solo e mantendo sua porosidade de forma ideal. Mas, para isso, há a necessidade de realização do processo de secagem, como veremos a seguir.

 

Processo de secagem de fertilizantes organominerais: Entenda como funciona

Como vimos, fertilizantes são produtos essenciais para o desenvolvimento da agricultura atual. Mas, para que possam ser utilizados no campo, os fertilizantes passam por um longo processo de fabricação, tendo no processo de secagem a etapa responsável por retirar o excesso de umidade e colocar o produto dentro dos níveis de umidade exigidos pela legislação.

Na produção de fertilizantes organominerais, o processo de secagem ocorre logo após o processo de granulação, que emprega diversos insumos como: água, amônia, ácido sulfúrico entre outros. Exatamente devido ao uso destes produtos, o fertilizante é submetido à secagem para a remoção da umidade utilizando, para isso, um equipamento conhecido como secador rotatório.

Para realizar este processo o uso da fornalha de gás quente com defagulhador faz-se fundamental, permitindo a decantação e filtragem das partículas e filtragem dos gases entregues aos secadores, bem como mistura do ar nos gases para diminuição da temperatura.

A função central deste sistema é fazer a retirada das partículas, oferecendo um gás mais limpo à secagem. Assim, o defagulhador é caracterizado como uma câmara primária de partículas responsável pela decantação dos particulados.

Além disso, os secadores rotatórios são comumente usados na secagem e processamento de materiais granulados por suportar grande volume de material, caso de fertilizantes. O equipamento mais comum é constituído de um casco cilíndrico levemente inclinado em relação à horizontal, que gira em torno do seu eixo longitudinal, equipados com suspensores, e recebe o nome de secador rotatório de contato direto em cascata.

O sólido úmido é alimentado na extremidade mais elevada do equipamento, e o percorre devido à ação da gravidade e a inclinação em relação ao solo através de movimentos rotacionais e a ação dos suspensores, sendo descarregado na outra extremidade com sua umidade já reduzida.

Os suspensores, por sua vez, são responsáveis por promover o cascateamento do sólido contido no interior do secador, coletando o sólido no fundo do tambor e transportando-o pela periferia do casco até a parte superior, lançando o produto em cascata através da corrente de gás.

A maior parte da secagem ocorre quando os sólidos caem dos suspensores (flights) e entram em contato íntimo com o gás. A ação dos suspensores também é, em parte, responsável pelo transporte das partículas ao longo do secador.

 

Benefícios da secagem de fertilizantes organominerais

O processo de secagem de fertilizantes organominerais é necessário por alguns motivos de grande importância. O primeiro motivo é reduzir o empedramento ou desintegração dos grânulos no interior dos equipamentos, que certamente resultariam em menor eficiência de aplicação em lavouras.

A secagem dos fertilizantes tem também o objetivo de retardar a deterioração biológica ou química deste tipo de produto. Outro benefício é que o produto seco diminui sua densidade aparente, o que reduz custos de transporte e de armazenamento.

Por fim, a secagem possibilita que a indústria consiga atender às imposições do mercado consumidor e às leis de regulamentação para a comercialização do produto, permitindo o consumo interno e a exportação.

Porém, a secagem de fertilizantes é um processo energético que apresenta elevado impacto comercial no custo do produto final, por consumir altos volumes de energia. Por esta razão o processo secagem de fertilizantes organominerais é considerado um desafio constante para os engenheiros e cientistas.

Para saber mais, veja dicas para otimizar os processos de secagem de fertilizantes.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que a secagem de areia com fornalha a biomassa é uma ótima opção?

A areia é um elemento fundamental na construção civil, usada do início ao fim da grande maioria das obras. A areia nada mais é do que a parte miúda, resultante da deterioração de rochas causada por processos naturais ou por meio de processos mecanizados. Porém, para...

Entenda como funciona um secador de erva-mate

A erva-mate é uma tradição milenar, sendo consumida por muitos povos indígenas, mesmo antes da chegada dos europeus às Américas. Mas, diferentemente dos nossos ancestrais, o setor ervateiro evoluiu muito diante da alta competitividade, principalmente com o...

Saiba tudo sobre o processo de secagem de tijolos na indústria cerâmica

Na indústria cerâmica, a secagem representa uma das etapas mais importantes para melhorar a qualidade final dos produtos. Essa medida, quando realizada de forma eficiente, assertiva e com equipamentos certos, pode se transformar em um importante diferencial...

Entenda sobre o processo de secagem de fertilizantes organominerais

Não é novidade que a agricultura representa uma das bases mais importantes da economia brasileira e isso já vem de décadas de muito trabalho e avanços, que culminam em aumento da produtividade agrícola, que tiveram nos fertilizantes organominerais um dos atores...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

O consumo de erva-mate tem uma tradição milenar. Mas, os setores produtivos dentro do setor ervateiro se desenvolveram ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva mate, evoluiu muito. O sapeco da erva-mate deve...

Veja como otimizar a secagem de fertilizantes na sua indústria

O Brasil é conhecido como um dos grandes produtores de fertilizantes, mas mesmo assim, há a constante necessidade de elevar a produção para atender à crescente demanda da agricultura nacional. Neste contexto, o processo de secagem de fertilizantes apresenta grande...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

O processo de secagem de grãos, seguido do correto armazenamento, são fatores essenciais para melhorar a produção, pois ajudam a evitar perdas após a colheita. Essa é uma preocupação constante, pois, em boa parte dos casos, os grãos são colhidos com teor de umidade...

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal

A preocupação com a sustentabilidade cresce a cada ano, e isso vem exigindo processos mais eficientes e econômicos de queima para geração energética. Neste cenário, a secagem de serragem, cavaco ou maravalha representa uma das etapas mais importantes para a produção...

Saiba mais sobre a fornalha com sistema defagulhador e redemunhador

Para a conservação de muitos produtos após a colheita, a secagem é uma operação imprescindível. Ela ocorre a partir do aquecimento do ar utilizado nas operações de secagem que provém da energia térmica produzida pela queima de biomassa que ocorre em uma fornalha...

Fornalha de gás quente: vantagens para secagem de produtos agrícolas

A secagem é uma das etapas da pós-colheita e pré-processamento de produtos agrícolas mais importantes. Ela tem por finalidade retirar parte da água neles contida. No caso da secagem artificial, regularmente a agroindústria faz uso de uma fornalha de gás quente. Toda...

Acompanhe-nos nas redes sociais!