Entenda sobre o processo de secagem de fertilizantes organominerais

10 mar, 2021 | Informações, Processo de secagem | 0 Comentários

Não é novidade que a agricultura representa uma das bases mais importantes da economia brasileira e isso já vem de décadas de muito trabalho e avanços, que culminam em aumento da produtividade agrícola, que tiveram nos fertilizantes organominerais um dos atores principais.

A produção de fertilizantes organominerais se origina na mineração e na produção de derivados do petróleo e seus subprodutos. Mas, depois dessa produção, a secagem é uma das etapas mais importantes.

Assim como a grande maioria dos produtos industrializados, os fertilizantes também precisam ser submetidos a um processo de secagem para remoção do excesso de umidade, permitindo que muitos benefícios fossem conquistados.

Entenda a importância dos fertilizantes e saiba mais sobre seu processo de secagem, assim como os benefícios da secagem de fertilizantes organominerais.

 

Fertilizantes organominerais são essenciais para a produção agrícola  

Por definição, todo fertilizante é um produto mineral ou orgânico, natural ou sintético cuja função é a de fornecedor um ou mais nutrientes para as plantas. Seu uso permite melhoria e manutenção da fertilidade do solo, permitindo um aumento expressivo da produtividade das culturas e qualidade de alimentos.

Os fertilizantes organomineirais são constituídos por material orgânico enriquecido com minerais, que são nutrientes em sua forma inorgânica para serem absorvidos de forma rápida.

Essa combinação visa, de forma simultânea, o melhoramento do solo e de suas propriedades físicas, e o fornecimento de matéria-prima bruta para que a planta possa crescer de forma saudável e rápida.

Esse tipo de fertilizante age como um excelente corretivo, equilibrando o pH do solo e mantendo sua porosidade de forma ideal. Mas, para isso, há a necessidade de realização do processo de secagem, como veremos a seguir.

 

Processo de secagem de fertilizantes organominerais: Entenda como funciona

Como vimos, fertilizantes são produtos essenciais para o desenvolvimento da agricultura atual. Mas, para que possam ser utilizados no campo, os fertilizantes passam por um longo processo de fabricação, tendo no processo de secagem a etapa responsável por retirar o excesso de umidade e colocar o produto dentro dos níveis de umidade exigidos pela legislação.

Na produção de fertilizantes organominerais, o processo de secagem ocorre logo após o processo de granulação, que emprega diversos insumos como: água, amônia, ácido sulfúrico entre outros. Exatamente devido ao uso destes produtos, o fertilizante é submetido à secagem para a remoção da umidade utilizando, para isso, um equipamento conhecido como secador rotatório.

Para realizar este processo o uso da fornalha de gás quente com defagulhador faz-se fundamental, permitindo a decantação e filtragem das partículas e filtragem dos gases entregues aos secadores, bem como mistura do ar nos gases para diminuição da temperatura.

A função central deste sistema é fazer a retirada das partículas, oferecendo um gás mais limpo à secagem. Assim, o defagulhador é caracterizado como uma câmara primária de partículas responsável pela decantação dos particulados.

Além disso, os secadores rotatórios são comumente usados na secagem e processamento de materiais granulados por suportar grande volume de material, caso de fertilizantes. O equipamento mais comum é constituído de um casco cilíndrico levemente inclinado em relação à horizontal, que gira em torno do seu eixo longitudinal, equipados com suspensores, e recebe o nome de secador rotatório de contato direto em cascata.

O sólido úmido é alimentado na extremidade mais elevada do equipamento, e o percorre devido à ação da gravidade e a inclinação em relação ao solo através de movimentos rotacionais e a ação dos suspensores, sendo descarregado na outra extremidade com sua umidade já reduzida.

Os suspensores, por sua vez, são responsáveis por promover o cascateamento do sólido contido no interior do secador, coletando o sólido no fundo do tambor e transportando-o pela periferia do casco até a parte superior, lançando o produto em cascata através da corrente de gás.

A maior parte da secagem ocorre quando os sólidos caem dos suspensores (flights) e entram em contato íntimo com o gás. A ação dos suspensores também é, em parte, responsável pelo transporte das partículas ao longo do secador.

 

Benefícios da secagem de fertilizantes organominerais

O processo de secagem de fertilizantes organominerais é necessário por alguns motivos de grande importância. O primeiro motivo é reduzir o empedramento ou desintegração dos grânulos no interior dos equipamentos, que certamente resultariam em menor eficiência de aplicação em lavouras.

A secagem dos fertilizantes tem também o objetivo de retardar a deterioração biológica ou química deste tipo de produto. Outro benefício é que o produto seco diminui sua densidade aparente, o que reduz custos de transporte e de armazenamento.

Por fim, a secagem possibilita que a indústria consiga atender às imposições do mercado consumidor e às leis de regulamentação para a comercialização do produto, permitindo o consumo interno e a exportação.

Porém, a secagem de fertilizantes é um processo energético que apresenta elevado impacto comercial no custo do produto final, por consumir altos volumes de energia. Por esta razão o processo secagem de fertilizantes organominerais é considerado um desafio constante para os engenheiros e cientistas.

Para saber mais, veja dicas para otimizar os processos de secagem de fertilizantes.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

6 + 5 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Acompanhe-nos nas redes sociais!