Entenda como funciona um secador de erva-mate

30 abr, 2021 | Informações, Processo de secagem | 0 Comentários

A erva-mate é uma tradição milenar, sendo consumida por muitos povos indígenas, mesmo antes da chegada dos europeus às Américas. Mas, diferentemente dos nossos ancestrais, o setor ervateiro evoluiu muito diante da alta competitividade, principalmente com o desenvolvimento de um equipamento conhecido como secador de erva-mate.

A secagem é uma das etapas mais importantes no beneficiamento da erva-mate, interferindo diretamente na qualidade do produto, tanto na coloração, como na composição química e, consequentemente, no sabor.

Assim, é extremamente importante que profissionais do setor entendam mais sobre o beneficiamento das folhas, tendo no secador de erva-mate uma das etapas centrais dentro de um processo produtivo neste tipo de indústria.

 

O que é a erva-mate?

A erva-mate é a matéria-prima de uma bebida conhecida como chimarrão ou mate. É largamente consumida na região Sul do Brasil e nos países do Cone Sul como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A erva-mate produz uma bebida estimulante que apresenta várias propriedades benéficas para a saúde, principalmente as substâncias antioxidantes.

Atualmente, o Brasil é o principal produtor de erva-mate do mundo, com 880 mil toneladas produzidas no ano de 2019. Estamos à frente da Argentina com 837 mil toneladas e do Paraguai, com uma produção de 171 mil toneladas.

Já o consumo brasileiro de erva-mate é crescente e com grande potencial, seja para preparar chimarrão, chás ou outros derivados. Mais de 80% do consumo é feito na forma de chimarrão, principalmente na região Sul.

Por estar entre as bebidas mais populares e consumidas na América do Sul, a erva-mate tem sido extensivamente estudada, tanto quanto aos princípios ativos e características produtivas, quanto do processo de beneficiamento.

 

Descrição do processo produtivo no beneficiamento da erva-mate

O beneficiamento da matéria-prima começa com o trabalho do agricultor. Cabe a ele colher a planta e entregar na indústria a erva-mate já previamente selecionada e classificada quanto ao meio de cultivo (sombreado ou a pleno sol). 

A matéria-prima permanece na área de armazenamento até o processamento. São observadas as condições de classificação previamente estabelecidas em campo e realizada uma seleção manual do produto, destinada à retirada da matéria-prima de qualidade inferior àquela exigida pela empresa. 

Logo após, inicia-se o processo de sapeco, que é a nomenclatura utilizada na indústria ervateira para o processo de branqueamento da matéria-prima. Este processo é realizado em um equipamento cilindro metálico giratório, através do qual a erva recebe o calor das chamas, saindo sapecada. 

Esta prática retira a umidade superficial, inativando as enzimas peroxidases e polifenoloxidase existentes na erva-mate. Esse processo fará com que a erva-mate, mesmo após secada, preserve seu aroma suave e seivado. Além disso, o sapeco também ajuda que a erva-mate preserve a coloração esverdeada.

A secagem é o processo é realizada em um secador de erva-mate com características apropriadas que permitam que as folhas fiquem encrespadas e quebradiças.

Este processo foi melhorado ao longo dos anos, acompanhando a evolução da indústria ervateira, principalmente para melhor aproveitamento do calor no secador, resultando em uma maior uniformidade e velocidade na secagem das folhas, como veremos de uma forma mais detalhada a seguir.

 

Processo de secagem de erva-mate

A secagem é uma das etapas fundamentais no processamento e beneficiamento da erva-mate, influenciando diretamente as características químicas e sensoriais do produto processado.

Em um primeiro momento, o processo de secagem da erva-mate apresenta certa similaridade ao sapeco. Contudo, em um secador de erva-mate o processo de secagem ocorre a uma temperatura bem menor (45ºC a 100ºC), com a erva ficando exposta por um maior período de tempo, que em processos industriais podem durar em torno de 6 horas.

Esse processo ocorre por fogo indireto, em que se retira o restante da umidade do produto, obtendo-se a erva-mate triturada e seca que é denominada de erva-mate cancheada. Durante esse procedimento, a erva-mate folha sofre uma desidratação que ocasiona uma perda de peso da ordem de 60%.

 

A secagem de erva-mate exige o uso de ar aquecido 

Com os avanços da tecnologia, atualmente existem indústrias com sistemas de secagem bem mais modernos, principalmente para evitar o contato da erva-mate com a fumaça dos gases de combustão.

Assim, como o processo de secagem da erva-mate ocorre com temperaturas mais baixas, não há a recomendação dos gases de combustão e sim do chamado de ar limpo, caracterizado como um ar aquecido totalmente isento de fumaças.

Para isso, há o uso de uma fornalha que realiza a queima de resíduos de biomassa. Ela é acoplada em um trocador de calor (ar/gás) que será responsável pela troca de combustão com o ar externo (ambiental). Este ar será preaquecido e direcionado ao secador, que irá receber um ar totalmente limpo.

Gases de combustão abaixo de 150ºC sobre condensação com consequente formação de hidrocarbonetos policíclicos (HPAs) podem ser contaminantes do produto, através do benzopireno (que é cancerígeno).

Assim, nessa faixa de temperatura para secagem da erva-mate há a necessidade de se trabalhar com ar aquecido, em detrimento do gás de combustão.

 

Secagem indireta Imtab: confiabilidade e eficácia para melhores resultados

Os secadores Imtab representam o que há de mais moderno na secagem de erva-mate no Brasil. Para isso é utilizado um sistema integrado extremamente eficiente que combina simplicidade de projeto com facilidade de manutenção, além de uma qualidade de construção bastante robusta. 

Os secadores de piso móveis da Imtab, transportam material úmido/saturado de uma tremonha ao longo de um piso de secagem móvel alimentado com um fluxo variável de ar controlado por temperatura, fornecendo otimamente material seco pronto para uso ou armazenamento.

Com controles computadorizados de tela sensível ao toque e fáceis de usar, os secadores são gerenciados por um único operador e oferecem a opção de fornecer calor de secagem de uma ampla variedade de fontes, incluindo caldeiras de biomassa e queimadores de biomassa. Trabalhando assim com grandes volumes de ar e baixa temperaturas para secagem, sem perder as propriedades do produto seco.

Com isso, estão disponíveis uma variedade de pisos de secagem intercambiáveis, zona de resfriamento opcional e extensões de tremonhas e, com uma saída térmica de até 2000kW. 

São também capazes de processar uma ampla gama de materiais saturados, incluindo cavaco de madeira, serragem, lodo industrial e a tão desejada erva-mate, representando uma solução ideal para aqueles que exigem um suprimento garantido de alta qualidade, com ótimo controle de teor de umidade, tudo isso para garantir um produto com umidade padronizada.

 

Quer saber mais sobre o beneficiamento de erva-mate? Então te convidamos a ver como funciona o processo de sapeco de erva-mate.

[Catálogo] Baixe nosso catálogo e conheça os equipamentos IMTAB | Baixar Catálogo | IMTAB

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

15 + 2 =

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Conheça os principais tipos de caldeiras

Você sabia que no mercado especializado existem diversos tipos de caldeiras? Cada uma possui características distintas e oferece resultados distintos. Assim, cada tipo se adequa melhor às diferentes necessidades.  Baseado nisso, conheça os principais tipos de...

Limpeza de caldeiras: por que é importante e não deve ser negligenciada?

Você tem uma caldeira industrial na sua empresa e recentemente identificou que ela está perdendo desempenho? Sabia que essa perda de potência pode estar associada a falta de limpeza de caldeiras? As caldeiras, caso dos modelos movidos a biomassa, geralmente trabalham...

Secagem de grãos: como funciona esse processo?

Quem produz grãos sabe que o processo produtivo não termina na colheita. A operação pós-colheita é também essencial e garante a preservação do produto final. Assim, a secagem de grãos se destaca pela sua importância. Após a colheita, a maioria dos grãos apresenta...

Acompanhe-nos nas redes sociais!