Segurança em caldeiras flamotubulares: conheça as melhores práticas

25 ago, 2023 | Caldeiras industriais | 0 Comentários

Caldeiras flamotubulares são equipamentos que produzem e acumulam vapor sob alta pressão. Por isso, estão sujeitas a sofrer sérios problemas quando mal utilizadas. Para evitá-los, a segurança em caldeiras é essencial.

Uma série de práticas de segurança visa proteger a saúde de trabalhadores responsáveis pela operação desse maquinário, além de garantir o pleno funcionamento.

Quer saber quais são as práticas de segurança em caldeiras flamotubulares? Então confira esse artigo e saiba como evitar problemas na operação do equipamento.

 

Caldeiras flamotubulares: sujeitas a riscos quando mal operadas

Caldeiras flamotubulares estão sujeitas a riscos quando mal operadas

As caldeiras flamotubulares são equipamentos amplamente utilizados em diferentes segmentos industriais, desde a metalurgia até o setor alimentício. 

Mas, por trabalharem sob alta temperatura e pressão, estes equipamentos estão sujeitos a riscos. Entre eles, estão as explosões e os incêndios, mas não são os únicos. 

Segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), há muitos outros perigos e riscos associados às caldeiras, que merecem atenção:

  • Choques elétricos;
  • Vazamentos;
  • Queimaduras;
  • Irritação nos olhos e nas vias respiratórias, náuseas;
  • Intoxicação;
  • Colapso estrutural;
  • Quedas.

 

Principais práticas de segurança em caldeiras flamotubulares

Principais práticas de segurança em caldeiras flamotubulares

No Brasil, a norma que rege todas as práticas de segurança em caldeiras e vasos de pressão é a NR-13

Conforme a norma, o empregador é o responsável por adotar as medidas de segurança em caldeiras instaladas na empresa.

Ainda segundo a NR-13, muitas práticas podem fazer a diferença quando falamos de segurança da operação de caldeiras. Entre elas, destacam-se:

 

Instalação segura e seguindo regras

O primeiro ponto que garante a segurança em caldeiras é instalação correta  do equipamento.

Segundo a NR-13, as caldeiras flamotubulares devem ser instaladas:

  • Em ambientes abertos;
  • Com, no mínimo, 3m de distância das instalações da empresa, assim como dos depósitos de combustíveis;
  • O mais longe possível de vias públicas.

Além disso, incluir saídas amplas e desobstruídas para o caso de acidentes, e guarda-corpos para evitar quedas.

 

Promoção de inspeções 

A NR-13 também aborda as inspeções das caldeiras, responsáveis por ajudar o gestor da indústria a ficar sempre atento às possíveis falhas.

Dessa forma, o problema pode ser corrigido antes de tomar proporções maiores. As inspeções podem ser:

  • Iniciais – para caldeiras novas, antes de entrarem em funcionamento; 
  • Periódicas – relacionadas à manutenção preventiva;
  • Extraordinárias – relacionadas às manutenções corretivas. 

Ou seja, as inspeções extraordinárias ocorrem quando a caldeira é danificada por acidente ou as condições pré-determinadas pelos fabricantes são alteradas. 

A NR-13 especifica que os equipamentos sejam obrigatoriamente submetidos a essas inspeções, para priorizar a saúde física e a vida dos trabalhadores que operam caldeiras.

 

Tratamento da água constante

Dois dos principais fatores que afetam a segurança em caldeiras são, sem dúvidas, a corrosão e a incrustação.

A corrosão faz referência à degradação parcial das partes metálicas da caldeira, levando-a para a ruptura. 

A incrustação, por sua vez, é o depósito de material sólido na superfície de troca térmica, formando uma camada que pode causar superaquecimento e, consequentemente, a fragilização do material.

Para evitar essas ocorrências, manter um eficiente sistema de tratamento da água de reposição da caldeira é fundamental. 

Quando a água não é tratada corretamente, a corrosão e incrustação podem crescer nas caldeiras, comprometendo a segurança.

 

Treinamento dos colaboradores

Segundo a NR-13, há a exigência de treinamento para todos os operadores de caldeira. 

Eles devem possuir certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras, expedido por uma instituição competente.

Mas, a recomendação é não  se limitar a apenas isso. Para maior segurança em caldeiras, treine continuamente os operadores, técnicos, engenheiros e gestores. 

Esse treinamento inclui a operação, os riscos associados e as verificações diárias das caldeiras.

Com essa prática, os operadores conseguem manter a integridade do equipamento e a segurança da operação.

 

Caldeiras certificadas

Por fim, a busca por caldeiras certificadas é mais uma prática que garante a segurança de toda a operação. 

Para isso, considere adquirir caldeiras com o projeto e a fabricação certificados conforme o código de construção de padrão internacional, tal como a ASME.

Se você pretende garantir a segurança em caldeiras flamotubulares, recomendamos que conheça a Caldeira Flamotubular da IMTAB, que alia qualidade, eficiência e segurança.

Clique e fale com os especialistas da Imtab!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Principais componentes de uma caldeira flamotubular - Imtab - […] trabalhar sob alta pressão, toda caldeira possui obrigatoriamente vários dispositivos de segurança, caso das […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2 + 10 =

Manutenção de caldeiras: saiba a importância e como fazer

Amplamente utilizadas em muitos processos industriais, as caldeiras são equipamentos capazes de gerar elevados volumes de vapor, funcionando sempre sob alta temperatura e pressão. Portanto, para uma operação segura e eficaz, a manutenção de caldeiras é uma exigência....

Entenda a importância da inspeção em tijolos refratários

Todo profissional que já trabalhou com tijolos refratários sabe que eles têm como característica central a capacidade de resistência e a retenção de altas temperaturas. Por isso, são utilizados em fornalhas. Assim, eles suportam altas temperaturas sem sofrer...

Qual a importância da eficiência energética em caldeiras?

Com dados recentes, o Ministério de Minas e Energia elaborou um artigo destacando que a sociedade vem passando por um momento de transição energética importante, focando no uso de fontes renováveis e na qualidade da gestão da energia. Para alcançar isso, muitas...

Aquecedor de fluido térmico: Entenda para que serve o equipamento

Nos mais diversos tipos de indústrias, o fluido térmico é amplamente utilizado em muitos setores. Mas, para não ocorrer perda ou ganho de calor em excesso, dispor de um aquecedor de fluido térmico é essencial. Por isso, o equipamento é considerado o “coração de um...

Conheça as vantagens da conversão caldeira grelha fixa para grelha móvel

Toda caldeira alimentada com biomassa é ideal para gerar vapor em processos industriais, devido ao custo do combustível e à boa capacidade energética. Porém, à medida que a produção industrial cresce, a capacidade de produção da caldeira também tem que crescer. Dessa...

Secagem de areia com fornalha a biomassa: entenda a importância

A areia é um material essencial em qualquer tipo de construção. Ela é usada em várias etapas, desde as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para isso, a secagem de areia é imprescindível. Atividade versátil e eficiente, a...

Sapeco da erva-mate: Conheça as formas mais eficientes

A erva-mate é um ingrediente do chimarrão e do tereré que possui uma tradição milenar. Assim, o setor ervateiro foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, tanto que hoje o processo de pré-secagem, também conhecido como sapeco da erva-mate, apresentou grande evolução....

Secagem de serragem: conheça a fornalha ideal para o processo

A preocupação com a sustentabilidade é crescente em todo o mundo. Assim, exige processos mais eficientes para geração energética. Nesse cenário, a secagem de serragem permite que os pellets de madeira se tornem combustíveis mais eficientes. Ao utilizar a serragem de...

Principais componentes de uma caldeira flamotubular

Para a realização dos processos, diversas indústrias dependem de altas temperaturas para produzir, seja com o propósito de aquecer, secar, gerar energia elétrica, entre outros. Consequentemente, dependem de uma boa caldeira para operar. Com capacidade de gerar vapor...

Secagem de grãos: vantagens do cavaco como combustível

Se você é um produtor rural, deve reconhecer a importância da armazenagem correta de grãos recém-colhidos. Mas você sabia que eles não apresentam condições adequadas para serem armazenados imediatamente? É necessário adotar a secagem de grãos. A secagem é uma operação...

Acompanhe-nos nas redes sociais!